QUEM SOMOS

1884

Em 1884, o educador português Antônio Guerreiro chega ao Brasil e funda, em São Paulo, o Ginásio Professor Guerreiro, renomeado para Ginásio Anglo-Latino após a 1ª Guerra Mundial.

1932

Celestino Rodrigues, estudante da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e Leo Bonfim, professor da Poli, associam-se e instalam, no prédio do ginásio, um curso preparatório para o vestibular da Escola Politécnica da USP, o Curso Anglo-Latino.

APÓS A
REVO-
LUÇÃO

30's

Morre o professor Guerreiro. Os herdeiros vendem as instalações para Leo, Celestino e outros professores que expandem o ginásio e abrem o Colégio Anglo-Latino.

40's

O Anglo-Latino firma-se como o melhor colégio particular de São Paulo e o melhor curso preparatório para vestibulares de Exatas.

50's

Com oportunidades na área da construção civil, Leo e Celestino decidem fechar o ginásio e o colégio. Transferem os alunos para outras instituições de ensino e vendem os prédios. O professor Simão Faiguenboim, que dirigia o Curso Anglo desde 1947, convida os professores Emílio Gabriades e Abram Bloch para darem continuidade ao projeto nas instalações do Colégio São Paulo de Piratininga, na Rua Tamandaré, 596. Carlos Marmo, professor de Desenho, completa o quarteto. Iniciam-se as atividades do Curso Anglo.

60's

O matemático Cid Guelli junta-se à equipe. Mais tarde, Guelli torna-se o professor-símbolo do Anglo, pela sua competência e dedicação.

70's

A procura pelo Anglo cresce e cria-se a apostila-caderno, um material que permitia que professores diferentes dessem a mesma aula. Escrita pelos próprios professores, o material revoluciona o setor didático.

Sob a coordenação pedagógica de Nicolau Marmo, há outras importantes inovações. O Anglo monta curso em São José dos Campos, o Anglo São José, e percebe-se a dificuldade em manter o mesmo ensino de qualidade com uma administração à distância. A escola é vendida para os professores do Anglo, Fiderico Higuchi, Oscar Gonçalves Júnior, Anísio Spani e Saulo Daollo. O Anglo passa a fornecer material e prestar assessoria didático-pedagógica, dando origem ao Sistema de Ensino.

Além disso, o Anglo amplia a sua atuação, antes concentrada na área de Exatas, para as áreas de Biológicas e Humanas e estende aos primeiros parceiros o seu sistema de ensino para vestibulares.

80's

Com mais de 50 cursos pré-vestibulares conveniados pelo Brasil, o Anglo, a pedido de parceiros, decide ampliar o material didático para outros níveis de ensino e inicia o “Projeto 2º Grau”. Tem início, então, a criação do Sistema de Ensino para o Ensino Médio. Nessa década, também, o Curso Anglo inaugura a sua segunda unidade em São Paulo, na Rua Sergipe.

90's

A terceira unidade é inaugurada na Avenida João Dias. O Anglo passa a produzir material para o Ensino Fundamental e a Educação Infantil.

2000 a 2010

Anglo ingressa no terceiro milênio com escolas parceiras em todo o país. Anos marcados pela expansão e evolução da marca Brasil afora.

2010

A marca Anglo é incorporada à marca Abril Educação e passa a fazer parte da SOMOS Educação em 2015, o que amplia a capacidade de investimento e expansão para fora de São Paulo. Década marcada também pela evolução pedagógica. Intensa busca por novas práticas e recursos para escolas parceiras leva a criação da Solução Educacional Anglo.

2018

Inauguração do Colégio Anglo São Paulo visando a aplicação das nossas soluções e aprimoramento constante, de acordo com as necessidades do dia a dia escolar.