5 dicas para escolher em qual faculdade estudar

Você já deve ter se perguntado qual faculdade escolher na hora de cursar o ensino superior. Saiba que isso ocorre com muitos vestibulandos e, por mais simples que pareça, é necessário levar em consideração alguns pontos importantes que garantirão que seja feita uma escolha mais assertiva. 

Considerar as melhores faculdades de São Paulo ou de qualquer outro estado demanda pesquisa e buscar fontes confiáveis para análise. Não basta acessar um ranking que não foi elaborado a partir de alguma investigação com embasamento científico, também não é suficiente dar importância apenas a essas avaliações. Por isso, vamos lhe mostrar como tomar a sua decisão considerando quem você é e a carreira que pretende seguir.  

Siga o nosso percurso para entender como se decidir! 

O que é importante antes de escolher em qual faculdade estudar? 

Para descobrir qual faculdade escolher, o parâmetro inicial que precisa ser levado em consideração é como está a avaliação da instituição pelo MECA nota do MEC das faculdades é construída por meio de um processo feito pelo Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ele leva em conta o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, a gestão da instituição e o corpo docente. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) faz parte do Sinaes com mais duas avaliações, a Avaliação de cursos de graduação e a Avaliação institucional. O Enade, junto ao Questionário do Estudante aplicado no dia do exame, é o principal material utilizado para calcular os Indicadores de Qualidade da Educação Superior.   

Os estudantes avaliados estão matriculados no primeiro e no último ano de graduação, e a média de cada instituição pode ficar entre 1 e 5 em Conceito Institucional (CI), Conceito Institucional EaD (CI-EaD), Índice Geral de Cursos (IGC) e IGC contínuo. São esses valores que você deve analisar em sua busca por qual faculdade escolher, quanto maior a nota mais bem avaliados foram os participantes dos cursos da instituição pesquisada no Enade e as faculdades nas outras duas avaliações feitas pelo Sinaes. Precisamos fazer uma observação importante, é pela carreira que você fará a sua pesquisa, pois uma instituição pode ter nota 5 em Medicina e 2 em História, apesar de poder acessar a média geral pelos cursos. Além disso, o exame é feito em 3 ciclos, um por ano, em cada um deles apenas determinados cursos são avaliados. Em 2021, foram aplicadas provas para as áreas do ano II do ciclo avaliativo. 

Para consultar as melhores faculdades de São Paulo, você pode acessar o site do Ministério da Educação. Dessa forma, é possível ver todos os índices da universidade pesquisada. 

Depois de encontrar as melhores opções segundo os critérios do Mec, há necessidade de analisar outras questões para tomar a sua decisão da melhor forma. As médias são importantes, mas não adianta a faculdade ter avaliação 5 e outros fatores serem inadequados para o que você realmente precisa. 

Em seguida, temos 5 dicas para aplicar na hora de realizar a sua escolha. Continue a leitura! 

Como escolher em que instituição estudar? 

Como você percebeu, a nota do MEC das faculdades é o passo inicial dessa jornada de qual faculdade escolher. Assim, elabore um ranking contendo as suas melhores opções para, em seguida, colocar em prática as 5 dicas que vamos lhe dar agora: 

  1. Coloque em prática o autoconhecimento: não sei se já pensou sobre isso, mas se conhecer e saber exatamente o que está procurando será fundamental para escolher bem a faculdade em que estudará. Tenha em mente seus objetivos, metas e necessidades porque assim poderá fazer um checklist para cada possibilidade de instituição decidindo por aquela que melhor se encaixa nos seus critérios. 
  2. Conheça o mercado de trabalho: se você pretende trabalhar nas melhores empresas, vale a pena averiguar a reputação das instituições para a entrada no mercado de trabalho. Apenas uma boa faculdade no currículo, não garante uma boa colocação no mercado, mas pode aumentar as suas chances. Por fique atento!
  3. Entenda as modalidades de ensino: verifique se o curso escolhido, na modalidade presencial ou a distância, possui os recursos necessários para uma formação de qualidade. Esses recursos podem ser a estrutura dos laboratórios, das bibliotecas, do campus etc. Avalie se o que a instituição oferece está adequado às suas necessidades e às da carreira escolhida por você.  
  4. Analise a logística: considere o tempo de deslocamento até a instituição e a carga-horária do seu curso para elencar as vantagens e desvantagens das suas opções. Isso fará diferença no seu rendimento ao longo da graduação, como já pontuamos em outros textos: cérebro cansado não retém conhecimento. 
  5. Busque avaliações de alunos e ex-alunos: por fim, leia avaliações de alunos e ex-alunos para entender se, além da boa avaliação do Mec, a instituição oferece de fato aquilo que você precisa para ter uma formação de qualidade. Essa informação ajudará bastante a tornar a sua escolha mais segura e adequada aos seus planos e objetivos. 

Ufa! São muitos detalhes mesmo para considerar, mas garantimos que uma decisão tomada com cuidado e com critérios claros aumenta as suas chances de se graduar com mais qualidade e, de fato, escolher a melhor entre as melhores faculdades de São Paulo ou de outro estado. 

Até mais!  

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais