5 dicas para estudar uma matéria que você não gosta

Postado 10 de maio de 2022

Estudar uma matéria com a qual não temos afinidade pode parecer difícil ou tedioso. Muitas vezes, já durante o ensino médio, sabemos bem quais são as nossas matérias de interesse e aquelas das quais não gostamos muito e essa tendência se mantém mesmo no curso pré-vestibular. Geralmente, essa preferência tem relação com o fato de conseguirmos assimilar com certa facilidade alguns conteúdos e outros, não. Mas o que muitos não sabem é que existem métodos para estudar que podem os ajudar a desenvolver seus conhecimentos, por exemplo, em matérias difíceis de matemática. De todo modo, é importante lembrar que será necessário superar essas dificuldades em muitas disciplinas para garantir a vaga na universidade dos sonhos. 

Com a intenção de facilitar essa jornada e de garantir um bom desempenho, separamos 5 dicas para estudar com método mesmo as matérias mais complicadas. Por isso, continue a leitura para entender como mudar a sua rotina de estudos! 

O que fazer quando não entender uma matéria? 

Antes de mais nada, é importante compreender que dificuldades relacionadas ao aprendizado são perfeitamente normais, afinal, é praticamente impossível sermos bons em tudo. Praticamente todos nós já enfrentamos ou enfrentaremos dificuldades com determinados conteúdos em algum momento da vida, principalmente, durante o curso pré-vestibular. Apesar disso, o importante é não deixar que esses obstáculos interfiram no seu desempenho escolar e que você não pare de acreditar em seu potencial por causa deles. Para te ajudar a superar essas dificuldades, aqui vão 5 dicas para estudar com método: 

  1. Desconectar para assimilar 
    A primeira das dicas para estudar de forma inteligente é ter em mente que assuntos difíceis requerem uma maior concentração para serem assimilados. Por essa razão, antes de mais nada, é importante que você crie um ambiente propício para o estudo e que você tenha método, ou seja, entenda o melhor modo para estudar. Nem sempre os métodos para estudar que são eficazes para um, são eficazes para todos, assim será necessário testar para ter clareza daquilo que funciona para você. Entretanto, uma valiosa dica para estudar assuntos complexos como matérias difíceis de matemática, é sempre tentar afastar-se ao máximo de distrações, como o celular. Silencie suas notificações, pelo menos durante o momento de estudo. Certifique-se, também, de que você está 100% presente no momento do estudo e, caso você perceba que está divagando, faça uma pausa curta. Isto é, desconectar do mundo virtual nos momentos de estudo e evitar distrações certamente é o primeiro passo para que você tenha a concentração necessária e possa se adequar a algum método de estudo.
  2. A prática leva à perfeição 
    Caso você seja um aluno de curso pré-vestibular, já ouviu algum professor dizer que a melhor forma de assimilar um conteúdo é ter contato com ele. Isso significa que quanto mais você praticar, mais fácil entenderá uma matéria que considera difícil. É importante que você faça exercícios até que as resoluções se tornem algo simples e não motivo para ansiedade. As matérias difíceis de matemática e de exatas, principalmente, exigem uma certa constância, e o aprendizado acontece por meio da repetição. Então, pratique os exercícios até ter a certeza de que dominou o assunto em questão. 
  3. Consulte quem sabe
    Outra dica para estudar, bastante eficaz, é se aproximar de quem domina a matéria com a qual você não tem muita afinidade. Por mais que no seu curso pré-vestibular você tenha acesso a todo material, conteúdo e professores excelentes de que você precisa como base para o estudo, é sempre importante lembrar que o estudo vai além disso. O aprendizado acontece também por meio da troca de experiências, por isso, é importante que você também converse com colegas que dominam os conteúdos. Isso porque, muitas vezes, esses colegas podem te apontar caminhos, estratégias e métodos para estudar que você ainda não conhecia, mas que podem ser extremamente valiosos. Assim, não deixe de trocar experiências com aquele colega que consegue ter um bom desempenho escolar!
  4. Tenha metas e seja realista
    Estudar por conta própria pode ser uma tarefa difícil, porque exige muita disciplina, além do fato de que muitas vezes nos deparamos com assuntos complexos difíceis de serem assimilados, o que pode facilmente nos desmotivar. Podemos não entender uma determinada matéria por diferentes razões, a mais comum é faltar essa compreensão por envolver um conteúdo prévio que não dominamos por conta de lacunas em nossa própria formação. A boa notícia é que um curso pré-vestibular pode o ajudar muito com relação a essas lacunas formacionais; mas, ainda assim, é importante ter consciência que apenas você conhece a sua trajetória escolar. Por mais valiosas que outras dicas para estudar pareçam, é preciso que saiba identificar quais são suas dificuldades. Por essa razão, é importante conhecer suas próprias limitações e não deixar que elas se tornem uma barreira para os estudos. Nesse sentido, estabeleça pequenas metas que correspondam ao seu nível de conhecimento a fim de que você tenha constância para estudar esses conteúdos. 
  5. Não desista e seja paciente
    Por fim, o último método para estudar de modo a tornar o estudo mais leve e não um fardo é ter persistência. Pode parecer paradoxal afirmar que é um bom método de estudo persistir naquilo que muitas vezes pode nos causar, até mesmo, angústia. Em contrapartida, sempre que desistimos de uma matéria por conta de sua dificuldade, haverá prejuízos para nossa autoestima, pois isso atrapalhará nosso rendimento. E o que isso quer dizer? Aprender uma matéria difícil é como subir um monte Everest. Seremos muito recompensados por não termos desistido no meio do caminho, seja pelo conhecimento adquirido, seja pela felicidade de conseguir a vaga na universidade escolhida. O contrário também acontece: sempre que desistimos sem antes tentar todas as possibilidades que estão a nosso alcance para aprendermos algo, criamos uma autoimagem não muito positiva de nós mesmos. Por isso, tão importante quanto aprender um conteúdo é termos a crença de que somos capazes de aprender algo por mais desafiadora que essa tarefa possa parecer. Ao não desistirmos, construímos uma imagem positiva a respeito de nossas realizações e de nossa capacidade, o que nos dará confiança para enfrentarmos até as provas mais difíceis.  

Portanto, o mais importante é não se desesperar e começar a se preparar o quanto antes, pois ter um bom desempenho dependerá de sua dedicação e organização. Caso você queira mais informações e dicas sobre bons métodos de estudo, você encontrará outras dicas que podem facilitar todo esse processo antes das provas dos vestibulares que for prestar no texto “Como criar uma rotina produtiva de estudos?”. 

Até mais! 

]]>

Assine nossa newsletter