5 filmes brasileiros que vão te ajudar na redação

Postado 12 de outubro de 2022

Escrever pode ser uma tarefa árdua para muitos estudantes, não porque não saibam como construir uma redação, mas sim por não entenderem como usar em suas produções tudo aquilo que estudaram nas aulas. Estruturar bem um texto é um dos requisitos para se dar bem no vestibular, esse é um passo inicial para começar a produzir textos melhores, a questão é: há necessidade de ir além caso você queira se destacar devido ao seu desempenho. 

Uma das coisas que todos os vestibulandos dedicados já sabem é que o uso de repertório sociocultural é considerado um dos melhores caminhos para se sobressair em meio a tantos concorrentes e podemos defini-lo como o conjunto de referências e conhecimentos, relacionados à sociedade e a diferentes culturas, utilizados ao longo da redação. Fazer uso desse recurso, muitas vezes, pode definir se a sua nota será mediana ou acima da média ao final da correção. 

Pensando nisso, queremos focar em algumas questões recorrentes entre os estudantes: podemos citar filme na redação? Há filmes para repertório sociocultural? Bom, as respostas vamos deixar para o próximo tópico, continue a leitura e não perca as nossas dicas!  

 

Pode citar filme em redação? 

A resposta sobre poder elaborar uma redação com citação de filme é bem simples: sim, você pode fazer isso! Por outro lado, apenas citá-lo não colocará o seu texto no caminho para atingir as notas mais altas, você precisará entender a temática e saber como relacioná-la à obra cinematográfica escolhida. 

Nesse sentido, é muito bom ter consciência dos temas abordados nos filmes nacionais e internacionais para treinar a citação deles ao longo da sua redação para vestibular. Não é algo super complexo, mas demandará boa interpretação de texto e variedade de filmes para repertório sociocultural. 

Com isso em mente, vem o próximo passo: aprender como usar esses filmes na redação. Então, se você quer potencializar o seu desempenho na hora de elaborar uma produção textual, temos uma dica: siga para as linhas seguintes que nelas você encontrará o que precisa. 

 

Como usar filmes e séries na redação? 

Agora chegamos ao ponto-chave para produzir uma redação com citação de filme: será necessário tomar alguns cuidados ao usar essa estratégia argumentativa. Isso porque os filmes para usar na redação são obras ficcionais e, considerando esse fato, não é possível citá-los sem criar uma analogia clara com a realidade — podemos dizer de modo bem objetivo que uma analogia seria comparar aquilo que ocorre na obra cinematográfica com aquilo que tem ocorrido fora da ficção — ou como uma forma de contextualização do tema durante a introdução do texto. 

Ao tomar esses cuidados, você já consegue evitar em sua produção textual uma parte dos erros cometidos por alguns estudantes. Além disso, sabemos que existem muitos filmes para usar na redação e que isso pode dificultar a escolha de apenas um em determinadas propostas de redação. Então, pensando em o ajudar a tomar decisões assertivas, preparamos uma lista com 5 filmes nacionais para você criar uma redação com citação de filme de maneira mais adequada. 

  1. Central do Brasil (1998): Dora, protagonista da obra, ganha a vida escrevendo cartas ditadas por pessoas analfabetas, geralmente são cartas que contam fatos dessas pessoas às suas famílias. Ela cobra para fazer a escrita e postar as correspondências, porém não cumpre o prometido e sequer envia as cartas. Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes que morre após um acidente de ônibus, surge na trama e algumas coisas começam a ser diferentes. Ela não deseja ficar com o menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai, que ele nunca conheceu. O filme apresenta situações que envolvem desigualdade social, analfabetismo, pobreza, imigração, tráfico de pessoas e venda de órgãos.

  2. Desmundo (2002): Uma órfã portuguesa enfrenta inúmeras dificuldades após ser enviada ao Novo Mundo pela rainha de Portugal, com o propósito de se casar com um colono. Com apoio da igreja, essa se dava devido ao objetivo de que ocorressem mais casamentos brancos e cristãos; evitando, assim, o nascimento de crianças mestiças, geradas principalmente a partir de relações entre homens brancos com mulheres indígenas e negras. Isso não aconteceu apenas com a protagonista da trama, muitas outras mulheres foram trazidas para o Brasil devido à essa intenção do clero e da coroa. O filme abre caminho para discussões sobre religiosidade no Brasil colonial, mulher na sociedade portuguesa do século XV, conceito de matrimônio, cotidiano das pessoas no Brasil colonial (costumes, habitações, condições de higiene), conflitos sobre os indígenas no Brasil da época, relações comerciais na colônia, relações sociais na colônia e família patriarcal.

  3. Cidade de Deus (2002): Buscapé é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita. O filme proporciona uma grande discussão sobre violência, tráfico de drogas, favelização, desigualdade social, racismo e redução da maioridade penal.

  4. Que horas ela volta (2015): Val, uma pernambucana, mudou-se para São Paulo para proporcionar melhores condições de vida a sua filha, Jéssica. Anos depois, a menina diz à mãe que tem o desejo de ir para a cidade prestar vestibular. Os patrões de Val aceitam que a filha dela venha morar na casa com Val e a família deles, porém o seu comportamento complica as relações na casa. O filme levanta discussões sobre desigualdade social, preconceito, segregação, exploração do trabalho, relações sociais, preconceito linguístico, conflitos de classes sociais e acesso à educação.

  5. Bacurau (2019): Os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa. O filme aborda questões sobre importância e organização da comunidade, valorização da cultura, memória, xenofobia, patriotismo, resistência, desigualdade social e pobreza. 

E como esses filmes nacionais podem ser usados em uma redação com citação de filme? Agora que você já sabe sobre o que cada um deles trata, precisa assisti-los para encontrar as situações em que as temáticas que citamos aparecem, analisar como essas cenas se relacionam com algum aspecto da sociedade atual ou como tais contextos podem ter influenciado para que a realidade social se construísse como se apresenta hoje. Em seguida, busque propostas de redação que estejam conectadas aos assuntos abordados nos filmes e, depois disso, comece a escrever o seu texto elaborando um paralelo entre o filme o tema sem esquecer que o uso desse recurso tem a intenção de fundamentar a defesa do seu ponto de vista.  

Feito todo esse processo e com a redação em mãos, procure o seu professor a fim de que ele corrija a sua produção textual e possa o auxiliar nos aspectos em que você precise melhorar. Lembre-se somente após a análise da correção feita por um profissional será possível compreender os seus pontos fortes e fracos na hora de escrever, usando filmes para repertório sociocultural. 

Caso esteja interessado em mais dicas, continue acompanhando as publicações do Blog Anglo. Até mais! 

Assine nossa newsletter