5 motivos para fazer simulados

Postado 28 de abril de 2022

Você é vestibulando e deseja melhorar o seu desempenho nas provas? Uma ferramenta acessível e muito efetiva para isso é realizar simulados para vestibular com frequência. Talvez nem todos percebam os benefícios dessa prática durante os estudos, mas a longo prazo serão perceptíveis os seus avanços em relação às pessoas que não aderiram a esse hábito em sua preparação para os exames. 

Podemos afirmar isso porque para ser aprovado nos maiores vestibulares do país é necessário praticar muito. E nada melhor para essa tarefa do que realizar avaliações anteriores ou semelhantes sempre que possível, além de adicionar ao seu cronograma de estudos momentos específicos só para isso. 

Se o que falamos até aqui ainda não te convenceu a usar os simulados como seus aliados na jornada como vestibulando ou faltam mais informações a fim de que consiga enxergá-los como essenciais enquanto não chegam os processos seletivos de ingresso no ensino superior, queremos lhe dizer que nas próximas linhas provavelmente você compreenderá que esse item não pode ficar fora dos seus estudos. Continue a leitura! 

Como funciona um simulado? 

Para começar, é preciso entender como funcionam os simulados para vestibular. Eles são elaborados com características semelhantes às dos exames que serão prestados pelos estudantes, por esse motivo seguem o nível de dificuldade, o estilo de enunciado e os conteúdos mais recorrentes nas provas oficiais com o intuito de obterem a resolução adequada a partir do tipo de prova, além de conseguirem antecipar as tendências para as edições seguintes dos vestibulares.  

E por que fazer simulados é importante? É a essa pergunta que vamos responder em seguida. Acompanhe! 

Por que é importante fazer simulados? 

Um dos motivos que torna importante fazer simulados para vestibular é que você passa a conhecer mais a avaliação durante os treinos, permitindo que chegue mais seguro e tranquilo no dia da prova. Entretanto, precisamos dizer que não param por aí as razões para não deixar de realizar simulados durante a sua preparação. Veja os 5 principais motivos que separamos. 

  1. Preparação de modo gradativo – realizando um simulado Enem ou, até mesmo, um simulado Unicamp, por exemplo, você se preparará gradativamente para o dia das provas. E garantimos que o treino frequente e aos poucos tornará muito mais efetivo o seu aprendizado e ajudará de fato alcançar o seu objetivo. 
  2. Criação de estratégia para resolver questões – se você fizer muitos simulados, com certeza, ficará mais preparado que os seus concorrentes que não possuem esse hábito. Isso porque visualizar a teoria na prática em forma de questões permitirá que sejam desenvolvidas habilidades e técnicas para um melhor desempenho no dia da prova. 
  3. Controle melhor e maior do tempo – conhecendo o que te esperará na hora do exame, sem dúvidas, será bem mais fácil administrar o tempo disponível para resolver as questões. O melhor é, nos simulados, terminar em um tempo menor daquele que terá no dia da avaliação para que, assim, fique ainda mais perceptível a sua capacidade de conseguir fazer o vestibular com tranquilidade. 
  4. Autoavaliação – conforme for realizando simulado Enem ou simulado Unicamp, por exemplo, terá parâmetros para medir como está o seu nível de conhecimento em cada disciplina cobrada no vestibular. Isso significa que após os treinos você deve guardar os resultados de cada área do conhecimento para comparar com os simulados seguintes a fim de elaborar um planejamento que auxilia na melhora dos seus pontos fracos, ou seja, você comece a se sair melhor nas disciplinas em que possui maiores dificuldades.
  5. Preparo emocional e físico – os simulados aplicados em cursinhos pré-vestibulares, como ocorre no Curso Anglo, simulam as mesmas condições que os vestibulandos enfrentarão no dia das provas. Entendemos esses fatores como fundamentais porque, dessa forma, os estudantes ficarão menos ansiosos por já terem vivido diversas vezes situação semelhante a que os espera no dia oficial das avaliações. Além disso, estarão preparados para as longas horas necessárias para resolverem as questões de cada exame. 

Percebeu quantos benefícios conquistará para os seus estudos fazendo simulados? Você pode iniciar imprimindo provas antigas para ter, de maneira simples e rápida, alguns simulados Enem, simulados Unicamp ou, até mesmo, simulados Fuvest. Depois, para aumentar o grau de dificuldade, faça os simulados aplicados e disponibilizados pelo Curso Anglo, em alguns momentos, eles poderão ser compostos por questões um pouco mais difíceis que aquelas que você encontrará no dia da prova, mas isso só tornará o seu desempenho melhor. Então, é muito importante criar o seu plano de estudos incluindo datas para simulados e para resolução de exercícios. 

Esperamos que você tenha compreendido a importância de fazer simulados ao longo da sua preparação para o vestibular e que volte mais vezes para ler nossos textos com dicas e informações que todos os estudantes que prestarão exames de vestibular precisam para conquistar a aprovação. Além disso, não deixe de praticar para potencializar os seus estudos! 

Até mais! 

]]>

Assine nossa newsletter

Newsletter