7 dicas para ir bem no vestibular de medicina!

Ser médico pode ser o objetivo de muitos vestibulandos, seja pelas oportunidades no mercado de trabalho seja pela vontade de lidar com pessoas e colaborar com seu bem-estar todos os dias. E aqueles que estão se preparando há algum tempo já sabem que é fundamental muita dedicação e planejamento para alcançar essa meta. 

Isso se justifica porque o vestibular de Medicina é um dos mais concorridos no Brasil, principalmente em universidades públicas, uma vez que o custo pode ser muito alto para cursar Medicina em faculdades particulares. Esse valor pode variar entre R$ 4.000 e R$ 13.000 reais, evidenciando a principal questão: nem todos que sonham em ser médico podem pagar o mínimo cobrado em instituições privadas. 

Se você está entre os estudantes que almejam a aprovação no vestibular de medicina 2022 em alguma instituição pública ou privada; ou, até mesmo, tem apostado suas fichas em cursar Medicina na USP — uma das universidades com maior concorrência nesse curso, em média 150 candidatos por vaga — ou, ainda, tentará o ingresso em faculdades particulares de Medicina pelo Enem, veio ao lugar certo! Então, siga com a leitura para entender como você deve se preparar para esses vestibulares. 

Como se preparar para a faculdade de Medicina? 

Normalmente quem vai prestar o vestibular de Medicina, costuma se preparar para diversas provas de inúmeras instituições. Além dos vestibulares tradicionais e conhecidos, é possível conquistar uma vaga em faculdades particulares de Medicina pelo Enem. Logo, nota-se como há muitas possibilidades para ingressar nesse curso. Apesar disso, não é tão simples garantir a sua aprovação, como foi antecipado anteriormente, a concorrência é um grande obstáculo para o vestibulando. 

Em contrapartida, um bom preparo com o planejamento organizado e apoio tornará mais próxima a concretização desse objetivo. Dessa forma, crie uma estratégia de estudos que facilite a sua prática no dia a dia. 

Para começar, escolha seu método de estudo. Caso não saiba a melhor forma de estudar, há sete dicas simples que podem ajudar a se preparar de modo mais adequado para o vestibular de Medicina 2022:  

  1. Elabore resumos - separando as informações mais importantes, ficará mais fácil para revisar o conteúdo no futuro. Algo bem importante para se sair bem nas provas e conquistar a aprovação.
  2. Crie um cronograma - como você dará conta de todo conteúdo do ensino médio, das aulas e das práticas de redação se não organizar a sua rotina dividindo seu tempo entre tudo que precisa ser estudado? Estudar sem planejamento pode lhe deixar perdido e sem conseguir notar a sua evolução em relação às demandas do vestibular.
  3. Reconheça as suas principais dificuldades - sabemos que há muito conteúdo para ser aprendido e revisado, mas compreenda que sem dar a devida atenção àquilo que lhe faz derrapar nas provas não há como ter bons resultados. Por exemplo, caso note que seu ponto fraco está em Matemática, busque todos os dias ou com maior frequência na semana estudar essa disciplina mesmo que precise dividir o tempo com outra área do conhecimento com a qual tenha mais facilidade. Isso lhe ajudará bastante!
  4. Pratique redação - em cursos concorridos, como Medicina, a nota da sua produção textual pode fazer muita diferença na sua nota final. O erro que vários vestibulandos cometem é de não colocar como prioridade a realização de pelo menos uma redação toda semana.
  5. Procure provas antigas e faça simulados - teoria sem prática não serve para muita coisa. Isso significa que sem fazer as aplicações de anos anteriores dos vestibulares que irá prestar e os simulados será impossível realizar o seu sonho. Isso porque você não aplicará tudo que aprendeu.
  6. Peça ajuda - claro que você tem que aprender, mas isso não significa que precisa fazer tudo sozinho. Embora não pareça, estudar é uma atividade complexa que demanda muito do vestibulando e não há nada de errado pedir socorro para pessoas próximas se não está entendendo algum conteúdo ou se está com problemas para estabelecer uma rotina de qualidade direcionada aos estudos. A sua jornada pode ser mais leve, não se cobre tanto e aceite ser ajudado. 
  7. Descanse - pode parecer loucura pedir que você descanse enquanto se dedica com suor e sangue para ser aprovado no vestibular de Medicina, porém sem o descanso merecido não há como aprender. Quanto mais cansado estiver, menos conteúdo irá absorver, dessa forma só terá perdido saúde e tempo porque o seu desempenho ficará abaixo do esperado e isso será visto concretamente nos seus resultados de provas e de simulados realizados. 

Bom, você já tem colocado todas essas dicas em prática, mas está sem saber em quais assuntos focar nesse momento? Não se desespere, nas próximas linhas isso vai ficar mais claro. Acompanhe! 

O que cai no vestibular da Faculdade de Medicina? 

De modo geral, o que cai no vestibular de Medicina de muitas instituições de ensino superior, na Fuvest para Medicina na USP ou no Enem, é o conteúdo estudado durante todo o ensino médio. Isto é, será imprescindível que você domine questões relacionadas às diferentes áreas do conhecimento que teve contato na escola. Como muitas instituições fazem o seu processo seletivo dividido em primeira e segunda fases, geralmente mudam poucas coisas no conteúdo, alternando entre questões objetivas e dissertativas e deixando a segunda fase com um foco maior em disciplinas relacionadas ao curso escolhido. 

Considerando isso, podemos elencar quais costumam ter mais peso nos exames de ingresso em Medicina e, consequentemente, precisam de mais dedicação: 

  • Matemática; 
  • Química; 
  • Física; 
  • Biologia; 
  • Redação. 

Além disso, é essencial que os livros de leitura obrigatória de cada universidade sejam lidos integralmente. Essa atividade pode ser inserida na sua rotina como se não fosse por causa de uma avaliação, crie momentos para uma leitura prazerosa a tornando parte dos seus momentos mais descontraídos. 

Portanto, o objetivo pode ser Fuvest, vestibulares tradicionais ou faculdades particulares de Medicina pelo Enem, o que realmente fará a diferença é o seu planejamento e a sua dedicação. Para garantir um bom desempenho, coloque em prática tudo que viu por aqui e siga em direção à aprovação! 

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais