8 dicas para manter o foco nos estudos

Focar nos estudos para o vestibular nem sempre é fácil, principalmente, quando não foi construída uma rotina adequada para isso ao longo do ensino médio. Assim, muitos vestibulandos têm dificuldades para manter o foco fora dos horários do cursinho pré-vestibular, porém a solução está na prática e na disciplina que precisam ser trabalhadas diariamente. 

Nesse sentido, uma rotina de estudos é um dos pontos fundamentais para que a concentração esteja presente durante as suas tarefas. Aprender a tirar o melhor aproveitamento durante o aprendizado dos conteúdos do vestibular trará benefícios a longo prazo para sua vida, ou seja, adquirir essa habilidade pode melhorar o seu desempenho em todas as suas atividades do dia a dia. 

Você já possui uma vantagem se faz cursinho pré-vestibular, uma vez que pode tirar proveito da estrutura física e pedagógica que a instituição oferece para aprender estratégias que colaborarão para organizar horários de estudo e, consequentemente, para sua constância nos estudos. Esse comportamento é essencial para manter o foco quando for estudar, por esse motivo leia este texto para entender o que é e a sua importância, além de dicas de como ser um estudante focado. Acompanhe! 

O que é constância nos estudos? 

Para começar, já vamos afirmar que não é quem estuda mais ou é considerado o mais inteligente que tem mais chances de ser aprovado no vestibular, mas quem estuda certo diariamente e a maior parte do tempo que produzirá os melhores resultados. Isso porque de nada adianta estudar muito sem organização e planejamento, o que pode ocorrer é ficar exausto pela sobrecarga de informações e produzir poucos benefícios por querer estudar tudo de uma vez sem qualquer critério. 

Dessa forma, praticar a constância é o segredo do sucesso! Você precisa se dedicar de maneira organizada e constante, entendendo o caminho que está percorrendo, por exemplo, o porquê da necessidade de estudar primeiro um conteúdo em detrimento de outro.  

E o que é constância? Já falamos no primeiro parágrafo, porém vamos tornar ainda mais claro: segundo a definição presente nos dicionários, constância é “a quantidade de vezes que alguma coisa se repete”. Isto é, quanto mais você repetir um modo de estudar correto e focado, mais fácil ficará cumprir com os seus objetivos em relação às avaliações de ingresso no ensino superior. 

Agora que você já sabe o que é constância, quer aprender como manter o foco nos estudos? Caso a resposta tenha sido sim, continua a leitura para não perder as dicas que separamos para o ajudar! 

O que fazer para manter o foco nos estudos? 

"No pain, no gain" é o bordão que as pessoas que treinam em academias costumam utilizar, e sabe o que isso tem a ver com estudar? Tudo! Pessoas que praticam atividade física já sabem que treinar todos os dias é o que garantirá a meta que querem atingir fisicamente e que isso vai requerer dedicação e disciplina. O processo de aprender a focar nos estudos é bem semelhante ao de inserir uma atividade física em seu cotidiano e, como queremos que você tenha sucesso ao transformar os estudos em um hábito diário de sua rotina, separamos 8 dicas que o auxiliará nessa jornada. 

  1. Elabore um planejamento de estudo diário - uma coisa que você precisa ter em mente é que nada funcionará, quando se trata de estudo, sem planejamento. Então, é necessário organizar horários de estudo criando um cronograma e separando as suas atividades diárias comuns e as relacionadas à preparação para o vestibular a fim de que tenha uma visão ampla de tudo que precisa cumprir a cada dia. 
  2. Faça a gestão do seu tempo - para administrar o tempo entre estudo e descanso, você pode utilizar algum método. Um muito conhecido e eficiente é o método Pomodoro, ele propõe que a cada 25 minutos de estudo seja feita uma pausa de 5 minutos para descanso. Isso deve seguir até que se complete 2 horas de estudo, assim que chegar a esse tempo poderá fazer uma pausa mais longa de 30 minutos. Ao final dessa meia-hora, reinicie o ciclo Pomodoro até cumprir o que foi planejado para o dia. 
  3. Exclua distrações - escolha um ambiente organizado e silencioso, pegue o seu material e deixe o celular distante de você. Considere o item 2 e só olhe as notificações do seu smartphone no período das pausas estabelecidas. Além disso, avise às pessoas que irá estudar e que elas não devem o interromper a não ser que seja algo urgente. 
  4. Escreva os seus resumos à mão - ao digitar, a apreensão do conteúdo é bem menor, por esse motivo prefira fazer as suas anotações à mão. Uma outra coisa que pode ajudar na elaboração dos seus resumos são os mapas mentais, intercale entre resumo mais longo e mapa mental para que consiga se manter mais focado ao que está estudando. 
  5. Invente recompensas - nada melhor do que receber algo de si mesmo por cumprir o que você planejou. Pense quais seriam boas recompensas: jogar uma partida de videogame? Passar um tempo sem fazer nada? Ir a algum lugar com os seus amigos? Não precisa ser nada muito complexo, pequenas atividades prazerosas podem trazer muita motivação e foco. 
  6. Não desista na primeira falha - pode ser que em algum dia você “fure” o planejamento e se sinta mal por isso, entretanto não desista de continuar no dia seguinte. É normal que isso ocorra, o mais importante é que exista persistência. O resultado será um maior rendimento por estar mais focado em tudo que precisa estudar. 
  7. Alterne disciplinas - se você passar 5 horas estudando a mesma coisa, é muito provável que a sua concentração comece a se perder com o passar do tempo. Isso ocorre porque nosso cérebro fica mais focado ao ser desafiado, estudando fazemos isso ao alternarmos as disciplinas, os assuntos, em curtos períodos, não esqueça de organizar horários de estudo para isso. 
  8. Descanse e se divirta - essa dica é a chave de ouro, com descanso e lazer será mais fácil se manter focado, pois você se sentirá menos sobrecarregado e perceberá que tem mais disposição para colocar em prática todos os dias o planejamento criado para a sua rotina de estudos. 

Para dar uma turbinada a sua rotina de estudos, você também pode fazer um cursinho pré-vestibular. O Curso Anglo é uma ótima opção que colaborará na hora de organizar horários de estudos, além de lhe dar apoio para diversas questões que podem surgir até o dia das provas do vestibular. 

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

5 motivos para fazer simulados

Podemos afirmar que para ser aprovado nos maiores vestibulares do país é necessário praticar muito. E nada melhor para essa tarefa do que realizar avaliações anteriores.

Leia mais

8 dicas para manter o foco nos estudos

Focar nos estudos para o vestibular nem sempre é fácil, principalmente, quando não foi construída uma rotina adequada. Assim, muitos vestibulandos têm dificuldades para manter....

Leia mais

5 dicas para ir bem no Enem 2022

O ano do Enem 2022 chegou e, junto a isso, cresce a preocupação com a preparação que precisa ser feita até o dia da prova. Alguns vestibulandos analisam as suas possibilidades de aprovação...

Leia mais

Como as fake news podem afetar os estudos?

Fake news tem relação com os estudos? Sim, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural e apoiar-se em fake news, pode prejudicar significativamente

Leia mais

Como ingressar na Unesp?

As opções de ingresso para a Unesp são por meio da realização das provas do seu vestibular tradicional e pelo processo seletivo Unesp-Enem.

Leia mais

Como ingressar na Unicamp?

A UNICAMP é considerada uma das melhores universidades da América Latina, segundo o resultado publicado pelo ranking latino-americano do THE.

Leia mais

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais