Manual do Candidato – O que é e para que serve?

Postado 17 de outubro de 2022

Se você já é vestibulando, ou seja, está se preparando para as provas de vestibular de instituições selecionadas, com certeza, deve ter escutado ou lido em algum site sobre o Manual do Candidato. Esse documento é a garantia de que o candidato está ciente de todos os detalhes do processo e das provas de cada disciplina, isso inclui data de cada etapa, conteúdo cobrado, correção, publicação de resultados, formas de ingresso etc. 

Logo, considerando o valor do conteúdo contido no Manual do Candidato, você não pode ir para a prova do vestibular sem que tenha realizado uma leitura atenta desse guia. Isso porque um deslize pode comprometer a conquista da vaga tão desejada no ensino superior.  

Caso não queira cometer o erro de ir para os exames de vestibular sem conhecimento dos detalhes do processo e das provas, nós estamos aqui para mostrar o porquê a leitura do Manual do Candidato pode o ajudar nessa tarefa. Siga para os próximos tópicos! 

 

O que é o Manual do Candidato? 

O Manual do Candidato, como sinalizado anteriormente, contém todas as informações essenciais sobre o processo de seleção dos estudantes para o ensino superior das universidades. Há bastante diferença nos formatos desse documento, variando conforme a instituição à qual pertence, mas a sua disponibilização costuma ser pela internet e em formato PDF, apresenta uma linguagem acessível e didática para facilitar a compreensão das informações por todos os vestibulandos. 

Além disso, ele se estrutura de maneira única, possui divisões por temas e sempre focado em não deixar os candidatos com dúvidas sobre o percurso da inscrição até a publicação dos resultados do vestibular. Algumas universidades acrescentam informações extras em seus manuais, por exemplo, características dos cursos e dos conteúdos específicos que serão cobrados na prova do vestibular. 

Para o convencer em relação ao valor que essa leitura tem, separamos 4 razões para você ler o Manual do Candidato. Então, pega a caneta e o papel para anotar tudo e não esquecer mais dos principais motivos! 

 

4 razões para você ler o Manual do Candidato 

Muitos estudantes nunca pararam para pensar sobre a necessidade de ler integralmente o Manual do Candidato, cometem esse erro e, na maioria das vezes, perdem uma vaga na universidade justamente por isso. Basta estar consciente de que — ao deixar passar uma data importante ou não entender as etapas da prova do vestibular ou, atém mesmo, as formas de ingresso — poderá se prejudicar de algum modo para, assim, compreender que esse documento possui bastante relevância. 

Sem dúvidas, há muitos motivos que justificam a necessidade de que todos os vestibulandos consultem o Manual do Candidato das universidades para as quais prestarão vestibular, por isso destacamos as 4 razões principais disso ser feito por você com antecedência à prova do vestibular. Confira! 

  1. Cronograma: para não perder as datas importantes do vestibular, será necessário consultar todas as informações em materiais confiáveis, por isso o manual do candidato é a forma mais adequada se você quiser garantir que o seu planejamento contém as datas corretas de inscrição, provas, resultados, matrículas, formas de ingresso etc. Então, fique ligado!

  2. Conteúdo: nesse documento, há todo detalhamento dos processos para a realização da prova e a sua estrutura, por exemplo, quantidade de questões. Além disso, a maioria dos manuais apresentam o direcionamento dos conteúdos que serão cobrados na prova do vestibular. Logo, com a sua leitura você poderá rever pontos do seu planejamento de estudos, tornando-o mais condizente com o perfil do exame que será prestado.

  3. Resultado: por meio do manual, você tem acesso à fórmula utilizada para calcular a nota final do vestibular, quando e onde as listas de classificados e aprovados serão divulgadas e se haverá possibilidade de recurso.

  4. Matrícula e cursos: você encontrará explicações sobre os cursos oferecidos e, também, pode haver detalhes de infraestrutura da faculdade. Além de datas que você verá no cronograma, há informações sobre os locais para matrícula e os documentos que devem ser levados para a sua efetivação. 

Mesmo que você nunca tenha pensado na importância do Manual do Candidato, ele é um documento que traz tudo que os vestibulandos precisam saber sobre o vestibular que será realizado. Isso significa que no seu checklist ele deve estar presente e ser considerado item primordial para a sua preparação estar apropriada, potencializando o seu desempenho. 

Portanto, não se arrisque por preguiça ou desatenção, dedique-se não apenas ao estudo dos conteúdos, mas também a cada detalhe relacionado ao exame. Saiba que a soma de várias atitudes assertivas pode definir se o seu nome estará ou não na lista dos aprovados, não marca bobeira!  

Quer mais dicas que o ajudarão a conquistar a sua aprovação no vestibular? Leia outros textos do Blog Anglo que neles você encontrará tudo que precisa! 

Até mais! 

Assine nossa newsletter

Newsletter