Como estudar as obras literárias para o vestibular?

Durante a preparação para o vestibular, muitos estudantes acabam adiando o início de algo importante: a leitura obrigatória das obras literárias. Uns por acreditarem que basta ler uma análise literária e um resumo encontrados na internet — o que já antecipamos não ser suficiente —, outros por não saberem como se organizar para que esse estudo flua sem dificuldades. 

Dessa forma, o intuito é ampliar a sua capacidade de interpretação textual e entendimento sobre os contextos sociais, políticos, culturais, econômicos etc. a partir da variedade temática e estilo de escrita que você irá se deparar ao longo do seu contato com os textos.

Como resultado, você entenderá melhor as questões da prova inteira e o seu desempenho terá mais qualidade, pois as respostas serão dadas com segurança. Assim, não se dedicar a essa tarefa, enquanto se prepara para os exames de vestibular, pode resultar na sua reprovação e deixar mais distante a vaga tão desejada por você.  

Você quer aprender como estudar as obras literárias Fuvest 2021 ou de outros vestibulares? Acompanhe que vamos lhe ajudar! 

Por que é importante ler os livros obrigatórios do vestibular? 

Antes de apresentar como você pode se preparar para a leitura das obras literárias, vamos mostrar por que é importante ler os livros obrigatórios do vestibular. Existem vários motivos, poderíamos passar horas explicando isso para você, mas vamos destacar as principais razões para você começar o seu estudo das obras literárias agora: 

  • Captar os detalhes: apenas a leitura integral permitirá que detalhes importantes sejam compreendidos. Saiba que, por mais incrível que um resumo e uma análise literária possam ser, eles nunca evidenciarão as nuances que só o mergulho no universo narrativo do livro é capaz de realizar. 
  • Melhorar o desempenho: sabemos que os estudantes estão cansados de ouvir isso, mas é verdade que exercitar a leitura traz avanços positivos nos estudos de todas as disciplinas. Por isso não considere perda de tempo as horas dedicadas a esse exercício! 
  • Compreender a linguagem: ter conhecimento somente do enredo é um erro de quem não leu os livros, mas tem boa memória para decorar o que encontrou em boas resenhas postadas na internet. Precisamos dizer que essas informações não te colocam em contato com as nuances da linguagem, que permitem ampliar a compreensão sobre a linha de raciocínio do autor. 
  • Desenvolver habilidade de leitura: ler mais significa ler melhor. Você será capaz de se concentrar e de compreender os textos com excelência por meio de um exercício de leitura frequente e sistematizado. 
  • Melhorar a redação:  a produção textual nos vestibulares costuma ter um peso grande na média final do candidato. Então, ao ler as obras literárias, você terá mais ferramentas para utilizar em sua redação, aumentando as suas chances de alcançar boas notas em seu texto. 

Temos certeza de que esses motivos foram suficientes para lhe convencer a prestar mais atenção na forma como tem levado o estudo das obras literárias Fuvest 2021 ou de outros vestibulares. Então, fica por aqui que nas próximas linhas vamos lhe dizer como estudar para a prova de literatura! 

Como estudar para a prova de literatura? 

Estudar para a prova de literatura não exige apenas a leitura das obras literárias obrigatórias dos vestibulares, mas também é necessária uma análise literária e crítica daquilo que você leu. É aqui que muitos vestibulandos se complicam e desistem de estudar com persistência os livros do repertório de leituras obrigatórias. Desse modo, separamos 9 dicas que lhe ajudarão a se manter firme nas leituras exigidas nos exames: 

  1. Elabore um planejamento: contabilize quanto tempo você ainda tem para realizar as leituras e separe para cada dia uma quantidade de páginas que precisam ser lidas religiosamente para que seja possível cumprir o seu objetivo. 
  2. Busque uma boa edição da obra: pode não parecer, mas a edição de uma obra pode facilitar o seu estudo. Isso porque pode ter ocorrido aperfeiçoamento da linguagem ou correção de erros, ações que são capazes de lhe proporcionar um avanço mais rápido naquilo que você planejou. 
  3. Faça resumos: como já falamos anteriormente, só a leitura não será suficiente para um bom resultado. Logo, anote pontos que você julgou importantes para o enredo facilitando uma consulta posterior. 
  4. Considere o contexto da obra: muitos títulos que fazem parte das listas dos livros obrigatórios são clássicos e/ou abordam épocas de que você não possui tanto conhecimento. Logo, entender o contexto em que as obras estão inseridas fará bastante diferença para a compreensão daquilo que você está lendo. 
  5. Estude os autores: pode não parecer relevante, porém saber mais sobre quem escreveu a obra e o seu estilo de escrita pode simplificar os desafios encontrados ao longo da leitura. Você se dará conta que alguns comportamentos e/ou situações são construídos de determinada maneira devido às descobertas feitas sobre o escritor e conseguirá avançar sem dúvidas. 
  6. Resolva questões: se for uma obra que esteve presente em outros anos do exame ou em outros vestibulares, pesquise questões para que seja possível descobrir como as instituições costumam inserir os livros nas provas. Além disso, esse treino servirá para você prestar atenção em pontos que podem não ter se destacado durante a leitura.
  7. Faça revisões: quando o dia das avaliações se aproximarem, não deixe de consultar as suas anotações sobre as obras obrigatórias. Isso ativará a sua memória e evidenciará dúvidas sobre pontos que não ficaram tão claros para você.   
  8. Crie um vínculo afetivo: não sei se você já percebeu, mas assistimos uma série até o final ou esperamos a sua próxima temporada porque nos apegamos aos personagens e queremos saber o que acontecerá em seguida. Com os livros não é diferente, se você se conectar com o enredo e com os personagens, certamente, cumprirá essa tarefa sem sofrer e perceberá que ficou em sua mente tudo que precisa para responder às questões. 
  9. Fale sobre a obra: a cada leitura, converse com seus colegas, professores e familiares sobre o enredo e os personagens. Você notará que essa troca trará aprofundamento e compreensão dos aspectos mais importantes do texto. 

Temos certeza que colocando em prática essas dicas você estudará as obras literárias Fuvest 2021 ou de outros vestibulares com muito mais tranquilidade. Quer mais dicas como essas? Fique por aqui que nos próximos textos você terá! 

Até mais. 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

5 motivos para fazer simulados

Podemos afirmar que para ser aprovado nos maiores vestibulares do país é necessário praticar muito. E nada melhor para essa tarefa do que realizar avaliações anteriores.

Leia mais

8 dicas para manter o foco nos estudos

Focar nos estudos para o vestibular nem sempre é fácil, principalmente, quando não foi construída uma rotina adequada. Assim, muitos vestibulandos têm dificuldades para manter....

Leia mais

5 dicas para ir bem no Enem 2022

O ano do Enem 2022 chegou e, junto a isso, cresce a preocupação com a preparação que precisa ser feita até o dia da prova. Alguns vestibulandos analisam as suas possibilidades de aprovação...

Leia mais

Como as fake news podem afetar os estudos?

Fake news tem relação com os estudos? Sim, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural e apoiar-se em fake news, pode prejudicar significativamente

Leia mais

Como ingressar na Unesp?

As opções de ingresso para a Unesp são por meio da realização das provas do seu vestibular tradicional e pelo processo seletivo Unesp-Enem.

Leia mais

Como ingressar na Unicamp?

A UNICAMP é considerada uma das melhores universidades da América Latina, segundo o resultado publicado pelo ranking latino-americano do THE.

Leia mais

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais