Como fazer uma boa argumentação na redação?
Postado 31 de outubro de 2022
A redação dissertativa argumentativa é, sem dúvida, o gênero textual mais exigido em grande parte dos vestibulares brasileiros. Por essa razão, esse tipo de texto acaba se tornando a prioridade no momento da prática redacional da maioria dos estudantes em fase pré-vestibular. Entretanto, mesmo entre aqueles que já conhecem as particularidades e a estrutura da redação dissertativa argumentativa ainda pairam muitas dúvidas, por exemplo: como construir uma argumentação na redação? Existem melhores ou piores argumentos para redação? Afinal, como ser bom em redação?
Como a redação quase sempre corresponde a uma parcela importante da nota do vestibular e pode fazer toda a diferença no momento da aprovação, é importante que você saiba construir uma boa argumentação na redação. Se você já se perguntou sobre algum dos pontos que mencionamos anteriormente e não encontrou boas respostas, saiba que, neste texto, vamos esclarecer essas dúvidas, que são extremamente comuns entre pré-vestibulandos.
Quer saber como ser bom em redação definitivamente e entrar na faculdade de seus sonhos? Então, leia atentamente as dicas que preparamos para você!
O que não colocar no argumento de uma redação?
Certamente você já deve ter se deparado com o seguinte dilema quando estava escrevendo alguma redação dissertativa argumentativa: o que eu vou usar como argumentos para redação deste texto? Isso porque está completamente sem ideias e não sabe como defender seu ponto de vista. Em momentos assim, muitos alunos recorrem a algumas “dicas” duvidosas disponíveis na internet, difundidas principalmente entre influenciadores digitais, uma dessas dicas é o chamado “repertório coringa”. Este, por sua vez, nada mais é do que um determinado conteúdo, citação ou argumento de autoridade que supostamente poderia servir para todo e qualquer tema.
Infelizmente temos que alertar que aderir a essa prática pode ser bem prejudicial para a sua produção textual, uma vez que dois dos critérios de destaque na correção do texto são a autoria e a originalidade. Isto é, sem dúvidas mais candidatos podem confiar em seguir essa “dica”, o que faz com que o seu texto se torne só mais um com uma referência extremamente banal, já que caiu no senso comum. Dessa forma, usar esse tipo de tática só irá enfraquecer sua argumentação na redação, além de que existe uma grande possibilidade de perder pontos em coerência e adequação ao tema.
Nesse sentido, imagine que o tema seja “Como resolver o problema de saneamento básico no Brasil” e você resolve citar o livro “Utopia”, de Thomas More, um dos “repertórios coringas” mais famosos. Será que o enredo do livro, em algum momento, de fato tocará na questão do saneamento básico, ou não há relação alguma entre as duas coisas? Pois é, isso poderia caracterizar um problema de coesão, visto que não há uma clara conexão entre o repertório e o tema. Logo, é necessário muito domínio de escrita para relacionar o eixo temático e a obra desse filósofo de maneira que faça realmente sentido para a argumentação.
Além disso, é importante salientar que convicções pessoais e opiniões não são argumentos para redação, o motivo é que não há nesse tipo de “achismo” embasamento científico, cultural ou social que prove a sua relevância. Por isso, esteja atento no momento da escrita e veja a seguir como ser bom em redação.
5 dicas para argumentar bem
Agora que você já sabe o que não deve fazer em sua argumentação na redação, preparamos dicas especiais para que você entenda de vez como formular argumentos consistentes em sua dissertação e garanta uma boa nota. Confira!
- Formule uma boa tese: pode parecer muito evidente e até brincadeira, mas o fato é: tudo começa a partir de um começo. Isso quer dizer que, por melhores que sejam as suas ideias, se você não souber formular uma tese consistente, que, por sua vez, será o guia para toda a sua argumentação, com certeza não conseguirá desenvolver bons argumentos para redação. Isto é, antes de pensar em quais argumentos você irá usar em seu texto, reflita bem sobre qual será a ideia principal a ser defendida em sua redação.
- Analise criticamente a realidade: pondere acerca de quais argumentos devem ser trazidos em sua redação e quais são inúteis. Assim, após a definição clara da tese (item anterior) é preciso passar pela identificação dos argumentos realmente relevantes para defendê-la e, por consequência, pelo descarte daqueles que são simplesmente desnecessários, excessivos, obsoletos ou mesmo danosos à sua argumentação. Para fazer boas escolhas, avalie a realidade atual e a sua relação com o tema.
- Comprove suas afirmações com dados factuais: é sempre importante demonstrar que as suas análises estão assentadas na realidade e que seus argumentos são pautados em fatos. Por essa razão, bons argumentos não são ideias inventadas em nossa cabeça, mas construídas a partir de uma visão de mundo baseada em algo relevante. Logo, é preciso comprovar todas as afirmações e conjecturas mobilizadas em sua redação dissertativa argumentativa, caso contrário, é como se você estivesse inventando algo a partir de suas próprias convicções, de modo que seu texto não persuadirá quem o lê.
- Não se apoie exclusivamente em argumentos de autoridade: um equívoco bastante comum é limitar-se a reproduzir opiniões de outros autores como uma estratégia de argumentação na redação, sem colocar a sua posição. Essa prática é bastante negativa, por mais célebre que seja a referência citada. A voz do autor precisa estar em evidência na redação. Assim, evite fazer um arrolamento de frases de autores consagrados, como filósofos e escritores, sem colocar seu posicionamento de modo explícito.
- Evite utilizar referências contidas nos textos motivadores: pensando na premissa enunciada no item anterior, é importante também que você não parafraseie argumentos e ideias dos autores citados na coletânea de textos motivadores, uma vez que essa prática configura plágio. Ainda que as ideias desses textos sejam guias importantes para a sua argumentação, elas devem somente nortear os seus próprios argumentos, mas em hipótese alguma serem os argumentos em si.
Entendeu como ser bom em redação? Sem dúvidas agora você sabe exatamente o que deve e o que não deve ser feito no momento da escrita de sua dissertação argumentativa. Bons estudos!