Como usar a nota do Enem?

Quando o Enem foi criado, em 1998, ele possuía apenas o objetivo de medir o desempenho dos estudantes ao término da escolaridade básica. Desde 2004, o exame passou a ser uma das possibilidades para ingressar no ensino superior devido à criação do Programa Universidade para Todos (ProUni), por ele é possível conseguir bolsas de estudo, integrais ou parciais, em inúmeras instituições particulares de educação superior. Além disso, com a criação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que também utiliza a nota do exame, há a possibilidade de financiar os estudos e começar a pagar apenas ao término da graduação. 

Em 2010, o Ministério da Educação (MEC) criou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com o intuito de tornar mais democrático o processo de avaliação para ingresso nas universidades públicas, algo que proporcionou a expansão de vagas ao longo dos anos. Assim, o maior exame do Brasil comemorou 20 anos, em 2018, e hoje muitos continuam se dedicando para conquistar uma vaga nas diversas universidades brasileiras e portuguesas que aceitam a nota do Enem para aprovação. 

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova. Por esse motivo, dois dos pontos mais importantes para entender são a nota de corte ProUni e a nota de corte Sisu 2021

Acompanhe para saber mais!  

Em quais faculdades particulares eu consigo entrar pelo Enem? 

Com a nota do Enem, o ingresso em muitas faculdades particulares se torna possível. Você pode utilizá-la por meio dos programas governamentais ProUni e Fies ou, até mesmo, como substituição do vestibular próprio da instituição escolhida. 

Um dos pontos para estar atento é que os critérios para que alguém esteja na lista de aprovados de qualquer faculdade são variáveis. Desse modo, é necessário buscar informações e detalhes sobre isso no site de cada instituição que você desejar concorrer a uma vaga. 

Entretanto, para ter a chance de concorrer a bolsas, você deve observar a nota de corte ProUni, menor nota para o candidato ficar entre os possíveis selecionados. Vale ressaltar que cada faculdade estabelecerá a pontuação mínima necessária para que seja possível efetuar inscrição na seleção de bolsistas. 

Como citamos logo no início, hoje são inúmeras faculdades que aceitam o Enem como opção de ingresso, por isso citaremos algumas das melhores opções existentes para você se inscrever e concorrer a bolsas a partir do seu desempenho no Enem 2021

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE); 
  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA); 
  • Universidade Anhembi Morumbi (UAM); 
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio); 
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); 
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); 
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo;
  • Escola de Administração de Empresas de São Paulo – FGV;
  • Escola de Direito de São Paulo — FGV Direito SP (SP);
  • Universidade São Judas Tadeu (USJT). 

Além dessas instituições, há em todos os estados muitas alternativas, basta você fazer uma boa pesquisa a fim de optar por aquela que melhor contemple as suas necessidades estudantis. 

Quer saber como ingressar em universidades públicas utilizando a nota do Enem? Segue a leitura que nas próximas linhas você entenderá! 

Como faço para ingressar numa universidade pública com a nota do Enem? 

Para utilizar a nota do Enem como forma de ingresso numa universidade pública, você deve se inscrever no Sisu. Esse programa disponibilizará o acesso a todas as universidades públicas que aderiram como opção de ingresso o Enem. Então, fique atento ao cronograma para não perder o prazo das inscrições! 

Depois de não perder as datas, verifique a nota de corte Sisu 2021, menor nota para concorrer a uma vaga. Ela que definirá quais candidatos terão chances de entrar na lista de aprovados e saiba que quanto maior a sua nota final do Enem mais perto você estará do seu objetivo. 

Uma notícia boa que temos para lhe dar é que as suas opções não se restringem às faculdades e universidades brasileiras, você também poderá utilizar a nota do Enem para estudar na Europa! Venha descobrir como nas próximas linhas! 

Qual a nota do Enem para fazer faculdade em Portugal? 

O resultado do Enem 2021 pode lhe ajudar a estudar na Europa! Desde 2014, o Inep firmou um acordo com universidades portuguesas no intuito de que mais brasileiros tenham a oportunidade de cursar graduação fora do Brasil. Logo, é por meio da nota do Enem que isso se concretizará. 

Mas não marca bobeira, você precisará de no mínimo 600 pontos para conseguir fazer a sua inscrição no programa, Enem Portugal. Então, busque um desempenho que esteja acima disso porque raramente a pontuação mínima garantirá uma classificação dentro do número de vagas disponíveis de uma universidade. 

Agora que você já sabe as possibilidades para utilizar a sua nota Enem e a importância da nota de corte ProUni e da nota de corte Sisu 2021, já faz uma pesquisa bem minuciosa para escolher a melhor universidade em que cursará a sua graduação. 

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais