Cursinho pré-vestibular on-line funciona?

Tomar a decisão de fazer um curso pré-vestibular faz diferença para quem almeja ser aprovado no vestibular, tanto pela rotina de estudos que é criada quanto pelo aprofundamento dos conteúdos estudados durante o ensino médio. Entretanto, uma dúvida pode aparecer ao optar por se inscrever em um cursinho: escolher a modalidade on-line ou presencial? 

Com certeza, estudar em um cursinho pré-vestibular on-line ou presencial tem diferenças. As duas possibilidades são boas, o que determinará qual delas será melhor para você é o seu perfil de estudante. Para se decidir, é preciso considerar as suas características pessoais, a maneira como costuma conduzir os estudos e os aspectos práticos de cada uma das modalidades. 

Dessa forma, já adiantamos que fazer um cursinho pré-vestibular on-line funciona, o único ponto de atenção é que é necessário que a instituição oferaça tudo o que o aluno precisar, como por exemplo, material didático, bons professores, acompanhamento do desempenho, e etc.. Por esse motivo, vamos lhe ajudar a entender mais sobre essas modalidades de ensino para que você possa comparar e determinar qual está mais adequado às suas necessidades. 

Continue a leitura se quer acertar na hora de escolher entre estudar em sala de aula ou a distância! 

Como funciona um cursinho on-line ? 

O funcionamento de um cursinho pré-vestibular on-line é semelhante ao do curso presencial. No on-line, existem algumas opções de transmissão das aulas, elas podem ser transmitidas ao vivo e/ou gravadas. Em muitas instituições, é oferecida ao aluno a possibilidade de acompanhar as aulas de forma síncrona, o que faz que seja necessário cumprir um horário pré-determinado pelo curso pré-vestibular, e acesso às aulas gravadas, o que proporciona mais flexibilidade. 

Independentemente de serem acessadas ao vivo ou por meio de gravações, você encontrará o mesmo profissional que estaria de modo presencial explicando com qualidade o conteúdo de sua disciplina. Isso significa que o aprendizado não será prejudicado considerando que haverá um excelente professor facilitando o seu contato com o assunto da mesma maneira que seria em sala de aula. Além disso, o vestibulando poderá acessar os materiais didáticos, o que contribuirá para o seu estudo e revisão após assistir às aulas. 

Então, podemos afirmar que um dos pontos de atenção em estudar a distância, em vez de presencialmente, é a necessidade de ter uma rede de internet estável e um aparelho que permita acessar as aulas remotamente. Quando as aulas são ao vivo, ter uma internet de qualidade ajuda bastante porque, com a estabilidade da rede, são diminuídos os riscos de o vídeo ficar travando. 

Você ainda precisa entender como escolher entre cursinho pré-vestibular on-line e presencial? Siga por aqui que vamos lhe explicar em seguida! 

Como escolher entre o presencial e o on-line? 

Como falamos anteriormente, em relação às aulas, as duas modalidades são semelhantes. Então, como você saberá qual a melhor opção para a sua realidade de estudo? Bom, apesar das aulas serem as mesmas, estar em um curso pré-vestibular on-line é bem diferente de estar em um presencial porque requer uma auto disciplina maior. 

Dessa forma, considere algumas questões sobre a modalidade on-line: 

  • Autonomia e independência: o estudante, geralmente, possui autonomia e independência em relação aos estudos nessa modalidade. Isso porque ninguém estará ao seu lado fisicamente para acompanhar o seu comportamento durante as aulas e cobrar determinadas posturas para que sejam compreendidos os conteúdos. Além de poder estudar sozinho sem interferências, o que pode proporcionar maior concentração se você se distrai com conversas paralelas. 
  • Disciplina: ser disciplinado é o segredo para que estudar a distância funcione. Com um plano de estudos disponibilizado pelo cursinho ou criado por você, é fundamental criar uma rotina e segui-la corretamente para que você consiga estabelecer o ritmo adequado de estudos. Vale ressaltar que o seu comprometimento e responsabilidade precisarão ser consistentes, pois dependerá disso a sua aprovação, não que no curso presencial essa postura seja dispensável, mas lá você pode encontrar motivação com os colegas e com o contato direto com os professores. 
  • Flexibilidade: essa característica é um destaque, uma vez que você terá a possibilidade de adaptar seus horários de estudo para o seu momento do dia de maior rendimento. Além disso, poderá estudar de qualquer ambiente ou localização, sem se preocupar com o deslocamento ou, até mesmo, se a instituição está situada em outra cidade. 

E o que você precisa analisar sobre a modalidade presencial: 

  • Socialização: uma das vantagens de estudar presencialmente, sem dúvidas, é o contato diário com outras pessoas. Se você é o tipo de estudante que só se sente motivado ao ter contato direto com amigos e professores, estudar a distância pode ser um problema. Então, considere essa característica pessoal antes de tomar a sua decisão. 
  • Rotina: nem todo mundo tem facilidade de estabelecer uma rotina de estudos sozinho. Com certeza, ter que ir ao cursinho todos os dias para assistir às aulas facilita criar o hábito de estudar. Mas, não se engane, além das aulas você também precisará estabelecer uma rotina de estudos para revisar os conteúdos. Então, apesar de ser uma vantagem ir até a instituição, ainda se mantém a necessidade de disciplina se realmente quer ser aprovado no vestibular escolhido. 
  • Deslocamento: caso a sua casa seja muito distante do curso escolhido, será mais cansativo o dia a dia, além do tempo gasto no transporte para assistir às aulas. Isso significa que, se você consegue se motivar sozinho e tem disciplina para seguir a rotina que foi estabelecida, pode valer muito a pena economizar esse tempo de deslocamento. 

De fato, fazer um curso pré-vestibular é importante para se obter um bom resultado no vestibular. E se, depois de tudo que apresentamos, você percebeu que consegue encarar o estudo a distância, venha conhecer o melhor pré-vestibular on-line com o Anglo. Aqui é sucesso garantido! 

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

5 motivos para fazer simulados

Podemos afirmar que para ser aprovado nos maiores vestibulares do país é necessário praticar muito. E nada melhor para essa tarefa do que realizar avaliações anteriores.

Leia mais

8 dicas para manter o foco nos estudos

Focar nos estudos para o vestibular nem sempre é fácil, principalmente, quando não foi construída uma rotina adequada. Assim, muitos vestibulandos têm dificuldades para manter....

Leia mais

5 dicas para ir bem no Enem 2022

O ano do Enem 2022 chegou e, junto a isso, cresce a preocupação com a preparação que precisa ser feita até o dia da prova. Alguns vestibulandos analisam as suas possibilidades de aprovação...

Leia mais

Como as fake news podem afetar os estudos?

Fake news tem relação com os estudos? Sim, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural e apoiar-se em fake news, pode prejudicar significativamente

Leia mais

Como ingressar na Unesp?

As opções de ingresso para a Unesp são por meio da realização das provas do seu vestibular tradicional e pelo processo seletivo Unesp-Enem.

Leia mais

Como ingressar na Unicamp?

A UNICAMP é considerada uma das melhores universidades da América Latina, segundo o resultado publicado pelo ranking latino-americano do THE.

Leia mais

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais