É possível fazer Medicina pelo SiSU?
Postado 5 de janeiro de 2023
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi elaborado, em 2010, pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem. O maior objetivo de sua implementação é descentralizar e democratizar o ingresso de estudantes de todo Brasil em faculdades públicas brasileiras independentemente da relação existente entre a localização da instituição e a região em que residem os vestibulandos.
Dessa forma, muitas universidades públicas encerraram seus vestibulares próprios para que os acesso a todas as vagas seja feito apenas pelo Enem, mas isso foi decidido individualmente por cada instituição, isto é, não há obrigatoriedade de adesão ao SiSU, por esse motivo, ainda existem aquelas que mantêm como acesso principal aos seus cursos os exames elaborados internamente, como a Universidade de São Paulo (USP).
Mas será que os estudantes podem se inscrever em todos os cursos de uma universidade que aceita o acesso pelo SiSU? É possível usar a nota do Enem para Medicina? Se quer as respostas dessas e outros questionamentos que devem existir por aí, fique por aqui que vamos responder tudo isso para você.
Tem como fazer Medicina pelo SiSU?
De modo bem direto, podemos afirmar que é possível fazer Medicina pelo SiSU. Umas das vantagens de tentar por esse meio é que conseguirá escolher qualquer universidade que tenha como forma de ingresso o sistema governamental.
Por outro lado, a nota de corte para Medicina pode variar bastante de uma instituição para outra e isso costuma ser determinado ao longo dos dias de inscrição, não sendo tão previsível. Para ingresso em 2022, a média da nota do Enem para Medicina de ampla concorrência na conquista de uma vaga foi de 793,62, um resultado relativamente alto. Também vale ressaltar que as universidades consideradas como as melhores do Brasil costumam demandar do candidato pelo menos 850 pontos.
Além disso, aqueles estudantes que tiraram notas acima da média, mas não se classificaram para as vagas disponíveis podem se inscrever para a lista de espera SiSU das instituições. Portanto, por exigir desempenho acima da média dos vestibulandos que optem por essa carreira, eles devem ter muita disciplina e se manterem focados até o dia das provas do processo da instituição escolhida. Não dá para não se comprometer com os estudos se realmente deseja se dar bem no vestibular de Medicina.
Agora que você já sabe que pode entrar no ensino superior com a nota do Enem para Medicina, o que falta é descobrir como funciona o SiSU para essa graduação. Continue a leitura e confira!
Como funciona o SiSU para Medicina?
Há duas seleções de candidatos que fizerem a sua inscrição no SiSU no vestibular de Medicina, geralmente a primeira ocorre em fevereiro e a segunda em junho, ficando disponível aos vestibulandos apenas por 5 dias. Para se inscrever, você deve acessar o site do SiSU com o número de inscrição e senha do ano anterior feita para se inscrever no Enem, podendo escolher até dois cursos ou vagas diferentes para concorrer, a partir de uma análise do seu desempenho e a nota de corte para Medicina. Como facilidade, o sistema calculará a nota de corte para se classificar dentro das vagas, caso a sua esteja abaixo da nota esperada para a graduação escolhida, será possível substituir as vagas de outras universidades pelas quais deseja concorrer. Depois da inscrição, é só aguardar que, na semana seguinte, os resultados serão divulgados, com a aprovação, o estudante deverá procurar a universidade para qual se candidatou a fim de se matricular.
Desse modo, o processo seletivo pelo SiSU para o vestibular de Medicina é semelhante ao de outros cursos, o que costuma ser mais alta é a média da nota de corte para Medicina e assim como em outros cursos é criada uma lista de espera SiSU a fim de que o vestibulando possa ter uma chance caso algum aprovado decline. Além disso, há inúmeras universidades públicas que aceitam o ingresso por meio do SiSU, para facilitar a sua escolha, siga para o próximo tópico e veja quais são as faculdades que aceitam candidatos pela nota do Enem para Medicina.
Quais faculdades de Medicina aceitam SiSU?
O vestibular de Medicina é bem concorrido e possui nota de corte para Medicina bem alta se comparada ao que se espera dos candidatos para outras graduações. Você pode entrar nos sites da universidade com o intuito de compreender como funciona a média da nota de corte para Medicina em seus processos seletivos com ingresso pelo SiSU. Confira a lista que elaboramos contendo as instituições, organizadas por região, que aceitam a nota do Enem para Medicina.
Centro-Oeste
- Universidade de Brasília (UnB)
- Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
- Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
- Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
- Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
- Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat)
Nordeste
- Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
- Universidade Federal da Bahia (UFBA)
- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
- Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro–Brasileira (Unilab)
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- Universidade Federal de São Francisco (Univasf)
- Universidade Federal do Piauí (UFPI)
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)
- Universidade Federal de Sergipe (UFS)
- Universidade do Estado do Bahia (UNEB)
- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
- Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
- Universidade do Estado do Ceará (UECE)
- Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
- Universidade de Pernambuco (UPE)
Norte
- Universidade Federal do Acre (UFAC)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
- Universidade Federal do Amapá (Unifap)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade Federal de Roraima (UFRR)
- Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Sudeste
- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
- Universidade Federal de Lavras (UFLA)
- Universidade Federal de Alfenas (Unifal)
- Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
- Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
- Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
- Universidade Federal de Viçosa (UFV)
- Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio)
- Universidade Federal Fluminense (UFF)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
- Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)
- Universidade Estadual Paulista (Unesp)
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Sul
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
- Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
- Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
- Universidade Estadual de Londrina (UEL)
- Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Bom, depois de conferir as opções de universidades que aceitam o vestibular de Medicina pelo SiSU, crie uma lista com as possibilidades mais viáveis para você, considerando logística, qualidade de ensino, pesquisa e extensão, nota de corte para Medicina, além de outros aspectos que lhe interessem e façam sentido para o seu perfil. Ser realista ao tomar decisões é um passo importante nessa jornada como vestibulando de Medicina.
Continue dando o seu melhor e não desanime caso em um primeiro momento fique na lista de espera SiSU, a depender da sua posição classificatória ainda pode ser possível que você conquiste a vaga tão desejada. Até mais!