Enem: Ciências da Natureza e suas tecnologias
Postado 4 de novembro de 2022
O Enem 2022 está se aproximando e, por esse motivo, a ansiedade e expectativa aumenta entre os estudantes. Será que vou conseguir um bom desempenho? Provavelmente esse é um dos questionamentos que podem estar ocupando espaço da sua mente, mas agora não é o momento de focar nisso, você precisa estar focado em garantir que de fato fez tudo que era possível e que está se dedicando o suficiente até o dia do exame.
Para isso, algo que precisa já estar na ponta da língua é a organização de sua rotina e os conteúdos da prova. Assim, hoje vamos repassar a área do conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias, faltando pouco menos de um mês para a avaliação é importante que o vestibulando esteja organizado com os seus estudos e, para aqueles que não estão, não dá para esperar mais, é necessário que isso seja feito o quanto antes a fim de potencializar o seu desempenho na prova de biológicas e exatas no Enem.
Nesse sentido, as Ciências da Natureza estudam a natureza e seus fenômenos. Isso significa que há conhecimentos das Ciências Exatas e da Biologia envolvidos nessas pesquisas. Essa área possui um campo de estudo muito amplo, tem como objetivo analisar eventos em contextos específicos a partir de diferentes métodos no intuito de coletar dados e comprovar as teorias naturais. Logo, você deve ter em mente que nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias há necessidade de utilizar o que aprendeu nas disciplinas dessa área durante o ensino médio de modo integrado sempre que houver necessidade.
Então, a fim de entender melhor as matérias de Ciências da Natureza, separamos a seguir um conteúdo bem prático que o ajudará a verificar se há necessidade de ajustes no seu plano de estudos nessa reta final para o Enem 2022. Siga com a leitura!
Quanto vale Ciências da Natureza e suas tecnologias no Enem?
As questões da prova biológicas e exatas no Enem têm o mesmo peso para o exame que as aplicadas em outras áreas do conhecimento no Enem 2022. Isso quer dizer que a nota pode variar entre 0 e 1000, porém é muito raro que um candidato não pontue ou obtenha 1000 pontos. Recomendamos que acesse o texto do Blog Anglo “Enem: entenda qual é o método de correção” a fim de entender de forma mais completa como a correção das questões é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Com a informação de que a dedicação para todas as áreas do conhecimento deve ser a mesma, você tem que conferir as matérias que compõe o grupo das Ciências da Natureza no Enem. Vamos lá?
Quais matérias no Enem Ciências da Natureza e suas tecnologias?
No Enem 2022, a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é composta pelas disciplinas Química, Física e Biologia. Algo importante é que não vale decoreba aqui, a prova de biológicas e exatas no Enem exige relação integral entre as matérias, pois o intuito é avaliar a capacidade de apreensão teórica de cada uma das disciplinas e interpretação de texto dos participantes da avaliação.
Por esse motivo, além de verificar todos os conteúdos propostos na cartilha do participante, também é importante integrar o conhecimento teórico das matérias de Ciência da Natureza às aplicações práticas daquilo que foi apresentado nessas três ciências durante o ensino médio e preparatório para o vestibular. Logo, quanto mais você praticar exercícios que possuam pontos comuns entre elas, melhor será o seu desempenho, pois terá estabelecido a aproximação das perspectivas de estudo das Ciências da Natureza.
Agora que você já sabe as matérias de Ciências da Natureza, com certeza, precisamos especificar os principais assuntos cobrados na prova de biológicas e exatas no Enem. Já abra o seu bloco de anotações para registrar os tópicos essenciais!
O que se estudar em Ciências da Natureza e suas tecnologias?
As questões relacionadas às Ciências da Natureza e suas Tecnologias exigirão de você alguns conhecimentos essenciais que envolvem as matérias de Ciências da Natureza. Pensando nisso, elencamos aqueles que não podem faltar durante a sua revisão antes do Enem 2022.
- Química
- Radiação
- Hidrocarbonetos
- Estequiometria
- Nomenclatura
- Química e meio ambiente
- Soluções químicas
- Compostos orgânicos
- Isomeria
- Neutralidade
- Cálculo de pH
- Termoquímica
- Reações orgânicas
- Oxidação
- Equilíbrios químicos
- Funções orgânicas
- Combustíveis
- Física
- Fenômenos ondulatórios
- Eletricidade
- Termofísica
- Energia
- Correntes e potência elétrica
- Leis de Newton
- Óptica
- Mecânica
- Biologia
- Ciclos biogeoquímicos
- Genética e biotecnologia
- Ecologia
- Evolução
- Fisiologia humana
- Biomas
- Teia e cadeia alimentar
- Fluxo de energia
Apesar de serem muitos tópicos, não há motivo para se desesperar, pois você tem se preparado desde os anos iniciais do ensino médio, o que com certeza já faz com que esteja avançado nessa jornada. Agora é focar na realização de uma boa revisão desses pontos que citamos, considerando como as Ciências da Natureza podem se encontrar e se relacionar em cada um dos temas.
Outra dica que consideramos primordial é: estude com algum colega destacando as suas percepções sobre os assuntos da prova de biológicas e exatas no Enem e, depois disso, busque esclarecimentos sobre pontos sobre os quais surgiram dúvidas com os professores que integram essa área no cursinho pré-vestibular. Confie na sua evolução ao longo de todo ano e deixe de fora a ansiedade, assim, sem dúvidas, entregará o seu melhor durante a realização do Enem 2022.
Até mais!