ENEM x FUVEST x COMVEST: veja quais são as principais diferenças

O ENEM, a FUVEST e a COMVEST são alguns dos principais vestibulares do país, talvez você não saiba a diferença entre eles por achar que, por cobrarem o conteúdo estudado durante o ensino médio, as provas são iguais e possuem a mesma complexidade. Adiantamos que se manter com esse pensamento pode atrapalhar bastante o seu desempenho em cada um dos exames, por esse motivo não caia nessa armadilha e se prepare adequadamente, para isso, conheça as particularidades das provas e tenha em mente como elas se diferem.

Não sabe como descobrir essas informações? Siga com a leitura que separamos o que você precisa saber para facilitar a organização dos seus estudos para esses vestibulares! 

Provas do ENEM 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) existe desde 1998, quando ainda era utilizado apenas como ferramenta para avaliar o desempenho dos estudantes ao término da educação básica, a sua nota só começou a ter validade para acesso ao ensino superior em 2009 e, desde 2020, o estudante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o ENEM Digital. Veja as particularidades das provas do ENEM

  • maior exame do país: ele recebe esse título por ser aplicado no Brasil todo e por permitir acesso a diversas universidades públicas e privadas no país. 
  • temas abrangentes: contém uma infinidade de assuntos relacionados à sociedade e suas características. 
  • questões que exigem capacidade de interpretação e de contextualização: além de saber o conteúdo do ensino médio, as provas do ENEM exigem a boa aplicação de sua capacidade de interpretação de texto verbal e não verbal. 
  • Perguntas com 5 itens (a, b, c, d, e) curtos: as alternativas não costumam ter textos extensos, elas são objetivas, mas podem confundir caso não se atente a alguma palavra que modifica completamente o sentido daquilo que está escrito. 
  • temas cotidianos e que incluem os direitos humanos: essa avaliação demonstra uma preocupação com assuntos que envolvem questões voltadas a vivência social e garantia de direitos. 
  • redação: texto dissertativo-argumentativo, mas há necessidade de ser elaborada uma proposta de intervenção que solucione ou amenize a situação problema exposta por meio do tema. 
  • não exige leitura de obras literárias específicas: diferente de outros vestibulares, o candidato não precisará ler livros pré-selecionados. 

FUVEST vestibular 

A Fundação Universitária para o vestibular (FUVEST) existe desde abril de 1976, ela detém a administração do exame que permite o acesso a Universidade de São Paulo (USP). Ela é uma instituição privada, sem fins lucrativos, possui autonomia para gerenciar os seus recursos administrativos, financeiros e patrimoniais. Veja as características da FUVEST vestibular

  • ingresso na USP, considerada a segunda melhor universidade da América Latina: segundo o ranking elaborado pelo Times Higher Education (THE). 
  • modelo de prova mais tradicional que exige domínio sólido de conteúdo: na avaliação, ou você entendeu a aplicação dos conceitos ou não boa parte das questões serão quase impossíveis de serem solucionadas com segurança, por isso estude com consistência. 
  • perguntas com 5 itens (a, b, c, d, e) mais complexos: a interpretação de texto lhe ajudará a compreender o que cada item está dizendo, mas ela, devido à sua complexidade, sem o conhecimento sólido do conteúdo não fará seu nome ser incluído na lista dos aprovados. 
  • número elevado de perguntas com enunciados diretos e específicos com pouco espaço para variação interpretativa: você até ter dúvida por não lembrar perfeitamente o conteúdo cobrado na questão, mas é bem clara a alternativa correta para quem possui domínio do conteúdo. 
  • exige leitura de obras literárias específicas: é preciso consultar a lista de livros que precisarão ser lidos e estudados para a resolução das questões do exame. 
  • provas de segunda fase com conteúdos dissertativos específicos para o perfil de cada curso: quem for aprovado para a segunda fase, terá uma avaliação com questões das áreas disciplinares que se relacionam ao curso escolhido no momento da inscrição.  Além de claro, a redação. 

COMVEST vestibular 

A Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST) administra o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Diferente da FUVEST, ela é uma organização, gerenciada pela própria universidade, responsável por fazer a aplicação das provas com excelência. Veja os detalhes da COMVEST vestibular:  

  • ingresso na UNICAMP, considerada a terceira melhor universidade da América Latina: segundo o ranking elaborado pelo Times Higher Education (THE). 
  • prova contextualizada com temas contemporâneos e atualidades: além dos conteúdos tradicionais do ensino médio, é necessário estar atualizado sobre os assuntos que têm tido evidência na sociedade. A contextualização feita pode ajudar a memória funcionar para resolver as questões com mais segurança. 
  • questões analíticas e interdisciplinares: é importante analisar bem o enunciado e os itens, pois não estará óbvia a resposta correta. Além disso, aprimorar a habilidade de interpretação de texto fará bastante diferença, uma vez que uma questão de disciplina X facilmente pode estar relacionada à disciplina Y. Fique atento e aproveite tudo que aprendeu ao longo dos seus estudos. 
  • perguntas com 4 itens (a, b, c, d) consideravelmente complexas: você precisará de muita atenção ao ler cada item e relacioná-lo ao enunciado, como pontuado anteriormente, muitas vezes, a resposta correta não será clara mesmo para aqueles que possuem mais domínio do conteúdo. 
  • imagens e textos exigentes na capacidade de leitura e interpretação: aprofunde os seus conhecimentos e treine sempre ler e interpretar textos complexos, isso ajudará muito na hora da prova. 
  • ações voltadas à inclusão: um exemplo é o vestibular indígena. 
  • exige leitura de obras literárias específicas: é preciso consultar a lista de livros que precisarão ser lidos e estudados para a resolução das questões do exame. 
  • provas de segunda fase com conteúdos dissertativos específicos para o perfil de cada faculdade: quem for aprovado para a segunda fase, terá uma avaliação com questões das áreas disciplinares que se relacionam ao curso escolhido no momento da inscrição. Além de claro, a redação. 

Esperamos que, depois de conhecer as diferenças entre a COMVEST vestibular, as provas do ENEM e a FUVEST vestibular, você se sinta mais preparado para organizar os seus estudos e focar nas especificidades de cada um desses exames que permitem acesso ao ensino superior. Não deixe de ler as publicações em que falamos sobre cada um desses vestibulares. 

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

5 motivos para fazer simulados

Podemos afirmar que para ser aprovado nos maiores vestibulares do país é necessário praticar muito. E nada melhor para essa tarefa do que realizar avaliações anteriores.

Leia mais

8 dicas para manter o foco nos estudos

Focar nos estudos para o vestibular nem sempre é fácil, principalmente, quando não foi construída uma rotina adequada. Assim, muitos vestibulandos têm dificuldades para manter....

Leia mais

5 dicas para ir bem no Enem 2022

O ano do Enem 2022 chegou e, junto a isso, cresce a preocupação com a preparação que precisa ser feita até o dia da prova. Alguns vestibulandos analisam as suas possibilidades de aprovação...

Leia mais

Como as fake news podem afetar os estudos?

Fake news tem relação com os estudos? Sim, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural e apoiar-se em fake news, pode prejudicar significativamente

Leia mais

Como ingressar na Unesp?

As opções de ingresso para a Unesp são por meio da realização das provas do seu vestibular tradicional e pelo processo seletivo Unesp-Enem.

Leia mais

Como ingressar na Unicamp?

A UNICAMP é considerada uma das melhores universidades da América Latina, segundo o resultado publicado pelo ranking latino-americano do THE.

Leia mais

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais