Medicina: como escolher entre USP ou Unicamp?

Você já decidiu que cursará Medicina, organizou os estudos e está se preparando. Entretanto, ainda restam algumas dúvidas sobre quais são as melhores faculdades de Medicina, em qual delas estudar e o que considerar para tomar a sua decisão. 

Uma coisa que temos certeza é que duas grandes universidades devem estar entre as suas opções de faculdade de Medicina: a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Isso porque sabemos que essas instituições são bem-vistas entre os vestibulandos e garantimos que não é apenas popularidade, elas realmente fazem jus ao status que possuem. 

Então, quer ajuda nessa missão de escolher entre o curso de Medicina na Unicamp ou o de Medicina na USP? Siga com a leitura que nós separamos informações importantes que vão lhe ajudar! 

Quantas vagas tem para Medicina na Unicamp? 

No Brasil, ingressar numa faculdade de Medicina não é tarefa simples, demanda muito estudo, planejamento estratégico e dedicação. Cursar Medicina na Unicamp é algo que demanda muita disciplina por ser um dos cursos mais concorridos. 

Para 2022, a Unicamp abriu 86 vagas para ampla concorrência e 17 vagas para cotas. Houve a relação candidato/vaga de 324,7 concorrentes por vaga para quem disputa na ampla concorrência e, para quem está inserido nas cotas, houve uma 191,3 candidatos por vaga. Em 2021, a universidade ofereceu mais vagas, 110 para ampla concorrência, o que resultou também em uma relação candidato/vaga um pouco menor: 308,3. 

Agora que você já sabe quantas vagas foram disponibilizadas no último vestibular de Medicina na Unicamp e a sua concorrência, continue por aqui para ter as mesmas informações sobre a USP e poder comparar as melhores faculdades de Medicina

Quantas vagas tem para Medicina na USP? 

Muitos vestibulandos sabem que é difícil e concorrido ser aprovado pela Fundação Universitária para o vestibular (Fuvest) para cursar Medicina na USP. Já falamos do quão disputadas são as vagas para a Unicamp. Será que, considerando apenas a concorrência, a USP ganha nesse quesito? 

Para 2022, a USP abriu no total 122 vagas para a faculdade de Medicina, sendo 58 para ampla concorrência, 39 para alunos ingressos de escolas públicas e 25 para pretos, pardos e indígenas. Na relação entre candidato/vaga, os resultados foram os seguintes: 

  • ampla concorrência: 179,6 
  • alunos ingressos de escolas públicas: 90,9 
  • pretos, pardos e indígenas: 50,6 

Comparando os números das duas universidades, fica claro que em questão de disponibilidade de vagas e nível de concorrência a USP é a melhor opção entre elas. Mas, antes de bater o martelo com a sua decisão, confira como descobrir de uma vez por todas qual a melhor faculdade de Medicina

Qual a melhor faculdade de Medicina? 

Qualquer vestibulando ao optar por uma carreira, deseja cursar a graduação na melhor instituição e isso não é diferente entre os estudantes que querem ingressar em Medicina. Os rankings nacionais e internacionais que classificam as melhores faculdades de Medicina do Brasil não deixam de fora a USP, muito menos a Unicamp. Isso significa que está evidente que as duas estão entre as melhores opções, na maioria das vezes, elas ocupam a primeira e a segunda posição, trocando de lugar em alguns anos por terem se superado em algum aspecto avaliado. 

Dessa forma, é possível afirmar que ambas são bem conceituadas pelos centros de pesquisa e pelo Ministério da Educação (MEC) e formam médicos excelentes que encontram facilidade para se inserir no mercado de trabalho devido à sua formação em uma boa universidade. O que pode ser considerado no momento da sua escolha são outros pontos tão relevantes quanto a qualidade da instituição, o que já sabemos que as duas possuem. 

  • Distância da sua cidade natal: se mudar de cidade for uma possibilidade para você, avalie a distância e o quanto de suporte financeiro e emocional precisará durante a graduação antes de se decidir. 
  • Custo: é preciso colocar na ponta do lápis todo o investimento que será necessário para cursar Medicina na USP e na Unicamp. Caso dinheiro não seja problema para você, então siga a sua análise dos outros aspectos importantes. 
  • Deslocamento da sua casa até a instituição: cursar Medicina é uma realidade bem cansativa, geralmente, curso integral com uma rotina de estudos super intensa. Nesse momento, a distância entre a sua casa e a universidade pode até não ser uma questão, porém ao longo do curso isso pode determinar a qualidade de estudante que você será. 
  • Ênfase curricular dada pela universidade: você já sabe a especialidade médica pela qual tem preferência? Se a resposta for sim, avalie o currículo da graduação na USP e na Unicamp e perceba qual pode lhe oferecer os melhores caminhos para seguir na área médica escolhida. 
  • Linhas de pesquisa desenvolvidas: para quem deseja seguir carreira acadêmica ou busca uma formação mais completa, verificar as linhas de pesquisas oferecidas aos estudantes de graduação, mestrado e doutorado é um caminho muito válido. Isso porque você já pode ir elaborando o seu trajeto dentro da universidade para realizar uma formação com qualidade e mais completa para os seus objetivos. 
  • Alinhar os critérios de escolha com familiares: nada vai adiantar você analisar todos os pontos anteriores, tomar a sua decisão, se você não alinhar com a sua família, ou quem será responsável por te oferecer auxílio durante a graduação, o que é preciso verificar antes de decidir entre a USP e a Unicamp. Lembre-se que você precisará de muito suporte, tanto financeiro quanto emocional, durante a sua trajetória acadêmica, então busque ajuda dos seus familiares para se decidir. 

Em resumo, o que determinará se você deve cursar Medicina na Unicamp ou Medicina na USP, além da qualidade do ensino e da classificação em rankings, são os detalhes que farão parte da sua nova rotina como graduando em uma das melhores faculdades de Medicina. Não deixe de acompanhar os próximos textos com mais dicas e informações para lhe ajudar enquanto se prepara para o vestibular. 

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais