Obras Literárias: como estudar?

Postado 19 de setembro de 2022

A lista de obras literárias cobradas pelos principais vestibulares do país é uma das grandes preocupações de muitos estudantes. As obras literárias no vestibular costumam ser textos densos, por isso quase sempre requerem uma análise cuidadosa e atenta, não apenas uma leitura superficial. É importante que você saiba que os métodos de estudo e pesquisa sobre as obras não substituem uma leitura atenta integral dos textos.  

Muitos vestibulandos pensam que apenas resumos ou análises são suficientes para compreender as obras e responder às questões dos vestibulares, mas é sempre importante lembrar que existem questões que têm por objetivo realizar uma verificação de leitura. Agora, se o que você busca é uma interpretação mais aprofundada e esclarecedora a respeito de aspectos importantes das obras literárias, está no caminho correto. Se essa é uma das suas preocupações e se você está em busca de meios para estudar e aperfeiçoar ainda mais a sua interpretação dessas obras, está no lugar certo. 

Separamos neste texto diferentes estratégias de estudos que irão o ajudar com a análise de obras literárias cobradas pelos principais vestibulares do país. Ficou curioso? Então, acompanhe a leitura até o final! 

 

5 dicas para estudar obras literárias dos vestibulares 

Já li os textos e quero uma análise mais aprofundada. E agora, por onde começar? Talvez você já tenha se deparado com esse dilema, uma vez que é importante procurar por fontes confiáveis na hora de estudar, principalmente, ao buscar por análises sérias das obras literárias no vestibular. Ao fazer uma pesquisa no Google, você vai se deparar com milhares de opções, canais de literatura e blogs, mas é importante pontuar que nem todos os conteúdos produzidos são de qualidade ou comprometidos com uma boa formação dos estudantes. Desse modo, procure evitar a sobrecarga de conteúdos: muitas vezes, menos é mais. Se você fizer uma leitura atenta das obras, assistir às aulas de literatura do cursinho, resolver exercícios e souber escolher bem os conteúdos para se aprofundar, não tem erro. 

Quer saber quais são as melhores formas de estudar e entender de vez esses textos? Confira a seguir 5 dicas que preparamos para você.  

  1. Nada dispensa a sua leitura: pode parecer óbvio a princípio, mas é importante que você leia os textos, conheça os enredos e as personagens das obras literárias, visto que muitos vestibulares cobram não somente uma interpretação, há também uma verificação de leitura. Então, por mais complicados que esses textos pareçam, é importante que você tenha coragem para enfrentá-los! 
  2. Tenha sempre um dicionário em mãos: muitos estudantes não compreendem as obras literárias devido ao vocabulário mais arcaico e distante da realidade atual dos jovens. Por essa razão, é muito importante que você sempre pesquise o significado das palavras que você desconhece. Ao fazer isso, certamente você estará não somente expandindo seu vocabulário como também terá muito mais facilidade de compreender e interpretar a obra. 
  3. Faça exercícios: quanto mais exercícios você resolver, mais aspectos fundamentais das obras literárias você conhecerá. Muitos enunciados contam com trechos de críticas literárias que explicam características de movimentos literários, de personagens e aspectos centrais das obras. O importante nem sempre é acertar, mas sim ter contato com explicações a respeito das obras. Então, quanto mais exercícios de vestibulares anteriores você fizer, mais conhecerá a respeito das obras de leitura obrigatória.  
  4. Leia o prefácio ou posfácio das obras: em muitas edições dos livros que fazem parte das leituras obrigatórias de vestibulares existem análises das obras literárias feitas por estudiosos especialistas. Assim, não ignore esses textos, eles podem ser muito úteis e esclarecedores! 
  5. Saiba onde procurar informações: “Terminei de ler um livro, mas não sei se entendi muita coisa.”. Essa é uma sensação extremamente comum entre os estudantes, pois é importante ter um bom aparato e repertório para interpretar as obras literárias das listas de vestibulares, que costumam ser bastante densas. Um excelente podcast para vestibulandos que desejam interpretar obras literárias é o Marca Texto, sobre o qual ainda falaremos mais adiante. 

Um dos métodos que tem se destacado entre os estudantes é o podcast, por esse motivo a seguir você irá conferir algumas informações para aproveitar essa ferramenta tão útil e acessível. Confira! 

 

É possível estudar com podcast? 

Não sabemos se você sabe, mas temos um podcast para vestibulandos em parceria com o guia do estudante que fala sobre as obras literárias obrigatórias na Fuvest, Unicamp e os principais vestibulares do país. A intenção desse podcast é que você possa compreender o enredo, analisar os textos e conhecer melhor os personagens das obras literárias obrigatórias da Fuvest e Unicamp enquanto vai para a aula ou para o trabalho ou, ainda, faz qualquer outra atividade! 

Você pode ouvir o Marca Texto pelo Spotify, Youtube e Apple Podcasts. A seguir, você confere o link para cada uma das análises de obras literárias das obras da atual lista da Fuvest e Unicamp. 

Fuvest 

Unicamp 

 

Além do podcast, outra possibilidade bastante interessante para estudar é conferir a análise de obras literárias da Fuvest no próprio site do Jornal da USP. Lá existem matérias, entrevistas e até mesmo mini cursos ministrados por professores da área de literatura brasileira da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP.  

Esperamos que essas dicas tenham o ajudado e, principalmente, que você não deixe de conferir o nosso podcast para vestibulandos para não temer mais as obras literárias dos vestibulares. Não perca essa oportunidade! 

Até mais! 

 

Assine nossa newsletter