Por que é importante estar atento às atualidades para prestar vestibular?

Durante todo o ensino médio e, até mesmo, no cursinho pré-vestibular, você já deve ter escutado que precisava estudar atualidades. Muitos pensam que isso significa saber cada acontecimento ao redor do mundo e os seus detalhes, porém não é bem disso que estamos falando quando levantamos a questão de se atualizar. 

Você sabe o quanto essa temática está relacionada à globalização no Enem? Não!? Então, além de estar mais presente nas questões de Português, História, Geografia e Sociologia, ela também colabora no desenvolvimento dos temas de redação de qualquer vestibular hoje em dia.  

Mas o que isso tem a ver com estar atento às atualidades? Bom, globalização e atualidades caminham juntas e de mãos bem dadas, isso porque vivemos em um mundo que sofre transformações rápidas e constantes. Nesse sentido, a globalização envolve as mudanças tecnológicas, institucionais e de direcionamento nas esferas econômica, política, social e cultural da humanidade. Logo, estar atualizado é saber o que ocorreu e/ou provocou modificações em alguma ou em várias esferas da nossa sociedade globalizada. 

Só por essa informação, já deu para perceber que atualidades tem seu valor. Quer entender melhor o porquê de ser muito importante estudar os assuntos dessa área? Segue a leitura! 

É importante estudar atualidades?  

Se você leu os primeiros parágrafos, já sabe que a resposta é: sim! Não é por acaso que no cursinho pré-vestibular chamam a sua atenção para o fato de ser importante estudar atualidades. Um dos motivos que torna possível afirmarmos isso é o fato de que muitas questões fazem um paralelo entre aquilo que estudamos conceitualmente enquanto fazíamos o ensino médio e aquilo que acontece hoje no mundo. Dessa forma, não há necessidade de decorar os detalhes dos acontecimentos, você tem que compreender de que maneira a trajetória da sociedade nos trouxe até o fato ocorrido.  

Outro motivo que torna importante estudar atualidades são os temas de redação dos exames. Apesar de ser mais evidente a globalização no Enem, as outras provas não deixam isso de lado. Assim, não importa muito se você vai fazer Enem, Fuvest, Unesp ou qualquer outro vestibular, em algum momento das avaliações terá que desenvolver um texto sobre algum tema relacionado às atualidades. As abordagens da proposta podem ser diferentes, entretanto com bastante conhecimento sociocultural as suas chances de atingir uma boa pontuação aumentam.  

Além disso, os vestibulares que possuem segunda fase com questões discursivas querem avaliar a sua habilidade de construir uma linha de raciocínio argumentativa sobre aquilo que foi perguntado. Mesmo que a pergunta seja sobre um conceito específico, é possível responder melhor elaborando a resposta a partir de um paralelo entre a teoria e os desdobramentos da atualidade. Escrever bem vai além de saber regras gramaticais e ortográficas ou conteúdos decorados, você precisa ter o que dizer e mostrar que é capaz de compreender os fatos mundiais que podem influenciar a sua vida. 

Agora, vamos lhe mostrar como estudar atualidades para aplicar na hora do seu vestibular! Acompanhe! 

Como estudar atualidades? 

Mesmo que você faça cursinho pré-vestibular, ainda assim na hora da revisão precisa saber como organizar de maneira eficiente os estudos de atualidades. Por esse motivo, preparamos 8 dicas que vão lhe ajudar a cumprir essa missão: 

  1. Acompanhe as notícias: há várias formas para isso. Você pode assistir aos jornais televisivos, acessar sites de notícias e, até mesmo, ir em busca dos jornais impressos. Observe os destaques da primeira página ou aquelas informações que ganharam mais espaço nas páginas on-line ou na televisão.  
  2. Ouça podcasts: os podcasts podem ser muito úteis para ter contato com os diversos temas que estão em evidência na atualidade. O que pode ser um desafio é escolher a qual escutar, seja seletivo e faça a sua escolha a partir de critérios educacionais e qualidade das informações oferecidas. 
  3. Assista ao conteúdo de canais voltados aos estudos: a internet tem muito conteúdo gratuito disponível. No YouTube, você pode ter acesso aos melhores canais de atualidades para aprimorar tudo que já tem estudado nas aulas do cursinho. 
  4. Descubra os temas mais buscados em pesquisas atuais: um dos temas você já sabe globalização no Enem com certeza é um deles. É possível descobrir o que as pessoas têm pesquisado por meio do Google Trends. Lembre-se apenas de ser criterioso na seleção daquilo que irá acessar. 
  5. Selecione fontes confiáveis: falamos tanto de critério ao selecionar as informações nas dicas anteriores que já deu para perceber a importância de acessar fontes com informações confiáveis. Veja bem, em tempos de fake News, todo cuidado é pouco no momento de escolher as fontes de informação. 
  6. Acesse sites estrangeiros de notícias: se atualidades envolve os fatos do Brasil e do mundo, não basta ler as notícias divulgadas pelos portais de notícias daqui. Você precisa ir além acessando a informação pela fonte original da informação, isso irá enriquecer bastante os seus estudos. 
  7. Converse sobre os assuntos lidos: certo, você leu, assistiu, ouviu diversos conteúdos e o que fará com eles? Pode parecer besteira, mas compartilhar com outras pessoas aquilo que aprendemos é o que consolida o conhecimento no nosso cérebro. Então, quanto mais você conversar com seus amigos, familiares, professores sobre os assuntos que têm estudado criando relações entre o que acontece hoje e os conteúdos passados em aula, melhor será o seu aprendizado. 
  8. Fique atento: os vestibulares elaboram as suas avaliações com antecedência, por isso dificilmente aparecerá na prova acontecimentos de poucas semanas antes do exame. Dessa forma, o melhor é você buscar aquilo que foi publicado ou falado há alguns meses a fim de estar preparado e se destacar dos outros candidatos. 

Colocando essas dicas em prática, você avançará no estudo de atualidades e estará pronto para se dar bem no vestibular. 

Até mais!  

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais