Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de preparação até o dia da prova é fundamental. Cursos muito concorridos, poucas vagas nas instituições públicas, provas muito extensas, há vários motivos que acabam gerando insegurança e preocupação ao vestibulando. 

Por isso, passa a ser importante ter alguma ajuda para se acostumar com a necessidade de uma rotina intensa de estudos que, muitas vezes, não foi vivida no período do ensino médio. Se você está nessa situação e ainda tem dúvidas se deve fazer um cursinho pré-vestibular, já fique ciente que você veio ao lugar certo para se decidir. 

Nas próximas linhas, ajudaremos com isso! 

O que é um curso pré-vestibular? 

O curso pré-vestibular, ou popularmente cursinho pré-vestibular, é uma modalidade de ensino que muitos já ouviram falar, mas poucos realmente compreendem como funciona. Algumas pessoas acreditam que não faz sentido se matricular em algo que irá abordar os mesmos conteúdos vistos durante a sua vida escolar, porém se engana muito quem pensa assim. E você vai descobrir o porquê! 

Ao iniciar suas aulas, será perceptível que esse tipo de curso preparatório vai além daquilo que foi aprendido no seu ensino fundamental e médio, será um reforço e um aprofundamento daquilo que já foi visto. Há conteúdos que causarão a sensação de que sequer foram ensinados a você devido o foco e o direcionamento dado por cada professor. Vale ressaltar que os assuntos são conduzidos a partir das questões cobradas nas provas de diversas instituições de ensino superior, podendo ser chamado de curso pré-ENEM quando o foco é o Exame Nacional do Ensino Médio ou pré-vestibular se o caminho for uma instituição com avaliações exclusivas. 

E você pode optar em rever todas as disciplinas do ensino médio, escolher cursos específicos ou, até mesmo, optar por cursar presencialmente ou 100% a distância. No pré-vestibular Anglo, há diversas opções para serem escolhidas conforme o perfil do vestibulando.  

Ainda não está convencido de que deve fazer um curso preparatório? Então, descubra para que servirá uma escolha como essa a seguir. 

Para que serve fazer cursinho pré-vestibular? 

Com certeza, você já se perguntou para que serve fazer um curso pré-ENEM ou pré-vestibular. Vamos te dar cinco motivos para acabar com qualquer dúvida que ainda exista na sua cabeça: 

  1. Disponibilidade dos melhores e mais atualizados materiais, aulas e ferramentas para aprendizado dos conteúdos: a internet pode estar cheia de conteúdo gratuito, mas é fato que, com tanta opção, é difícil separar o “joio do trigo” e realmente confiar naquilo que está lendo. Por isso, estar em uma boa instituição é garantia de qualidade do material disponibilizado. 
  2. Organização da rotina de estudo dos alunos e oferta de estrutura permanente para orientação, aconselhamento e esclarecimento de dúvidas: não é todo mundo que possui habilidades para se organizar sozinho e nem toda casa garante um ambiente e uma estrutura adequados para o estudo. Fazendo cursinho o vestibulando terá profissionais treinados para os orientar e os aconselhar sobre a melhor forma de administrar seus estudos. Além disso, não se voltará para casa com dúvidas, visto que há professores disponíveis para esclarecimentos. 
  3. Experiência real de um dia de prova e identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, por meio de simulados: apesar de ser possível encontrar provas de exames anteriores em páginas da internet, nada melhor que treinar fazendo questões inéditas, elaboradas especialmente para que o estudante tenha uma visão ampla sobre o seu desempenho. Não é sobre fazer uma prova, mas ter uma devolutiva e resoluções logo depois, potencializando a sua segurança para o dia real da avaliação. 
  4. Construção, junto ao aluno, de uma estratégia de estudo individualizada e adequada aos seus objetivos específicos: não sei se já ouviu a expressão “cada pessoa é um mundo”, mas ela é perfeita ao pensarmos em estudos. Isso porque muitos possuem níveis de conhecimento e dificuldades bastante particulares. Pode parecer besteira considerar esse ponto, porém ser aprovado nos vestibulares escolhidos depende de uma estratégia bem elaborada. Para isso, é necessário acompanhamento e colaboração de um especialista que apresentará as melhores possibilidades para que o seu objetivo seja alcançado. 
  5. Acesso a uma estrutura de atendimento pedagógico e psicológico que apoie o aluno na escolha de sua carreira e o acolha em momentos de dificuldade: nem sempre a nossa casa é o melhor lugar para se concentrar no conteúdo, existe barulho, pessoas lhe chamando e outros fatores que atrapalham o seu rendimento. Sem contar o fato de não ter professores disponíveis ou apoio de um profissional para que você mantenha a calma e o foco. Ao optar por fazer cursinho, o vestibulando terá todo suporte necessário tanto para as suas necessidades educacionais quanto emocionais, e um espaço adequado que proporcionará o melhor aproveitamento de suas habilidades. 

Depois de tudo isso que você viu sobre os motivos que há para fazer um curso pré-vestibular, com certeza deve estar pensando em qual instituição irá estudar. Bom, com isso também podemos lhe ajudar. No pré-vestibular Anglo, oferecemos as melhores condições para tornar a sua trajetória como vestibulando mais tranquila e satisfatória. Aqui é sucesso! Pode confiar! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais