Qual a importância da revisão nos vestibulares e ENEM?

As datas dos vestibulares e do ENEM vão se aproximando e, então, surge uma voz na sua cabeça: revisar o conteúdo ou não revisar? Eis a questão! E você até pode ter dúvidas, mas já adiantamos que há apenas uma resposta correta: sem a revisão ENEM ou vestibular e a revisão redação ENEM a tão sonhada aprovação não se realizará. Mas ainda dá tempo de gerar uma mudança para organizar os seus próximos passos e começar a sua revisão Anglo

Segue na leitura dos tópicos seguintes para descobrir como fazer isso! 

Por que revisar é importante? 

Se pensarmos um pouquinho, perceberemos que desde os anos iniciais até os últimos anos do ensino regular, revisar o que aprendeu era um hábito necessário para aqueles que desejavam aprender de maneira efetiva. O intuito de fazer uma revisão não pode ser decorar fórmulas ou citações. Na verdade, trata-se de uma oportunidade de revisitar cada tópico com intuito de finalizar as últimas dúvidas. 

Além disso, a revisão serve como uma rede de apoio que proporcionará mais segurança aos vestibulandos que a colocarem em prática. Vale ressaltar que isso não deveria ser uma técnica utilizada apenas por alunos bastante exigentes ou que sabem que seu curso possui grande concorrência, essa precisaria ser uma preocupação de qualquer estudante que está focado em atingir o melhor resultado possível. 

Só que antes de falarmos sobre como fazer a sua revisão, você tem de compreender o valor de um bom plano de estudos. 

Qual a importância do plano de estudos? 

Você sabe o que é um plano de estudos? Para esclarecer, o plano de estudos consiste numa ferramenta fundamental de organização dos conteúdos, dos métodos de aprendizagem que serão utilizados e do tempo gasto durante todo esse período de dedicação. Se você em algum momento necessitou seguir um cronograma, já está um pouco familiarizado com esse tipo de planejamento. Por outro lado, caso nunca tenha tido contato com algo semelhante, não se preocupe que não é um bicho de sete cabeças e há vários motivos para elaborar o seu, uma vez que é importante para: 

  • motivar: esse é um dos itens essenciais para que os seus estudos funcionem. Sem motivação, transforma-se numa missão impossível realizar qualquer tarefa, um bom planejamento proporciona esse impulso interno que gerará a ação. Isso significa que você se sentirá mais disposto a agir sabendo em detalhes o que há para ser feito no seu dia. 
  • melhorar o foco: com os horários definidos, inclusive para os momentos de descanso — não se esqueça de incluir esse item no seu cronograma —, será mais fácil ter foco. A visão da totalidade do seu dia, diminuirá a sensação de não saber o que priorizar, algo que muitas vezes pode levar a não estudar por se sentir perdido. 
  • aumentar a concentração: se você já sabe que daqui quinze minutos poderá dar uma pausa, na qual as redes sociais e o descanso estão listados como possibilidades, conseguirá se concentrar naquilo que se propôs estudar. Mesmo que para você isso seja uma dificuldade, pode confiar que a concentração se torna mais constante com a prática e o distanciamento de aparelhos e ambientes com distrações. 
  • potencializar a autoconfiança: no momento que conseguir seguir o seu planejamento, isso promoverá a intensificação da sua autoconfiança e a fixação do conhecimento para ser lembrado no dia da prova. Além disso, você se sentirá orgulhoso de si e capaz de ultrapassar os obstáculos que possam aparecer em seu caminho durante a sua trajetória como vestibulando. 

Qual a melhor maneira de fazer revisão para o vestibular? 

Existem dois caminhos para a sua revisão: fazê-la ao longo de todo processo de estudo ou iniciá-la com no mínimo um mês de antecedência das avaliações. Não importa se for revisão ENEM, revisão vestibular ou revisão redação ENEM, o segredo é elaborar um bom plano de estudos a fim de criar uma estratégia que funcione no seu dia a dia.  

Uma estratégia a longo prazo é revisar os conteúdos assim que aprendidos; fazendo, pelo menos três revisões do mesmo assunto. A primeira em no máximo 24 horas, a segunda em 7 dias e a terceira em 30 dias. E não cometa o erro de revisar os mesmos conteúdos constantemente todos os dias, isso apenas lhe atrapalhará. A curto prazo separe os seus resumos e os organize ao longo de sua rotina com a intenção de revisá-los dentro de um prazo estabelecido no seu planejamento. 

Independentemente da sua escolha, é válido considerar algumas coisas fundamentais: 

  • faça anotações relevantes e objetivas: as suas fichas e marcações farão toda a diferença porque elas devem conter as partes mais importantes do que estudou. O que você deve marcar como importante para ser retomado depois, as listas, fórmulas, definições, textos em destaque (negrito). Vale até elaborar um resumo com as informações, mas em vez de texto em parágrafos que tal apostar em um mapa mental? 
  • controle o tempo das revisões: revisões por longos períodos podem não gerar muito resultado. Procure não ficar no mesmo conteúdo por mais de vinte minutos, estude um pouco o assunto e em outro momento volte caso seja necessário de fato. 
  • exercite a memória: lembrar daquilo que estudou faz parte do processo de revisão. Então, antes de consultar o seu material e anotações, force a memória a fim de relembrar a teoria para o dia da prova.
  • ensine outras pessoas: a melhor forma de aprender é ensinar. Por isso, separe um tempo para ensinar seus colegas e conte como um momento de revisão. 

Outra tática é fazer todo o processo de revisão em uma instituição. A revisão Anglo é uma opção, visto que há mais de oito opções de modalidades que podem facilitar bastante a sua vida. Uma delas é a Divisão por turma, a qual focará exatamente naquilo que você precisa estudar sem perda de tempo. 

Espero que tenha compreendido a importância da revisão e aproveitado as dicas. 

E venha fazer a sua revisão em nossas unidades, aqui é sucesso! 

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais