Saiba como ir bem no ENEM!

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das avaliações mais importantes do Brasil, não apenas por sua longa história que começou em 1998, mas também por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas viáveis para conquistar uma vaga nas instituições portuguesas, desde 2014, com a criação do programa ENEM Portugal. Então, se você chegou até aqui porque precisa entender como fazer o ENEM e se dar bem nessa prova, continua a leitura que este texto ajudará bastante na sua jornada até o ensino superior. 

Como é aplicada a prova do Enem? 

O ENEM é aplicado em dois dias, durante quase dez anos a prova acontecia em um final de semana, mas passou a ser aplicada em dois domingos consecutivos desde 2017. A avaliação é composta por uma redação e 180 questões objetivas de múltipla escolha, separadas por áreas do conhecimento: 

  • ciências humanas e suas tecnologias; 
  • linguagens, códigos e suas tecnologia; 
  • matemática e suas tecnologias; 
  • ciências da natureza e suas tecnologias. 

O primeiro dia de aplicação possui 45 questões de ciências humanas e 45 de linguagens, além de uma redação dissertativa-argumentativa com no mínimo 8 e no máximo 30 linhas, o tempo para realizar essa missão é de cinco horas e meia. Já o segundo dia tem 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza para serem resolvidas em cinco horas. Uau, são dez horas e meia de prova!  

Com certeza, você percebeu que é um exame de resistência e de muito conhecimento, por isso é importante estar atento e se preparar, uma maneira simples é criar o hábito de fazer simulado ENEM e resolver os cadernos dos anos anteriores. Isso porque só assim para conseguir se acostumar com a intensidade e exigência presentes nesses dois dias de aplicação. 

Quer saber como ficar craque estudando com qualidade para o ENEM? Vem comigo descobrir nas próximas linhas! 

Qual a melhor forma de estudar para o Enem? 

Quando pensamos em nos preparar para uma avaliação como o ENEM, ficamos perdidos e, muitas vezes, começamos os estudos sem qualquer planejamento. Bom, sem dúvidas, esse não é o melhor caminho para conquistar uma boa nota e entrar na universidade dos seus sonhos. 

Para começar, leia a cartilha do participante com atenção para compreender como fazer o ENEM. Não tem como realizar um teste sem conhecer as suas regras, não é mesmo? 

É importante um local organizado em que possa estudar, seja em casa seja na escola. O ambiente escolhido fará muita diferença no seu desempenho, evite locais barulhentos e com muitas distrações.  

Um outro ponto importante, é deixar o celular distante para dificultar o acesso e impossibilitar uma olhadinha naquela notificação aleatória que sempre chega devido à nossa vida hiper conectada. Se isso parece um pesadelo, estabeleça pausas a cada 25 minutos, veja o que precisa no smartphone, coma algo, vá ao banheiro, descanse tudo isso em 15 minutos, voltando ao foco anterior em seguida. Assim, você será capaz de se acostumar sem muito sofrimento. 

Mas como escolho os conteúdos? 

É importante escolher bem os conteúdos e os materiais que serão utilizados como base dos seus estudos, vale a pena acessar páginas confiáveis. No site do pré-vestibular Anglo, podem ser acessadas avaliações de várias instituições e as resoluções comentadas dessas provas. Algo fundamental porque revisando as três últimas aplicações do ENEM os candidatos elencam os assuntos mais recorrentes para priorizar no seu planejamento. 

Procure se atualizar sobre as notícias do Brasil e do mundo por meio de fontes seguras, um erro de conceito tem potencial de atrapalhar muito no ENEM. Entenda as suas dificuldades e faça exercícios específicos relacionados a elas, claro que é necessário estudar de maneira global, porém, se há uma fragilidade específica, nada melhor do que buscar superá-la a fim de consolidar o seu aprendizado. 

E o que eu faço com tanta informação? Pratique! 

Resolva provas de outros vestibulares com nível de dificuldade maior, faça listas de exercícios sempre que houver oportunidade, fuja de decorebas, dê atenção para os enunciados (grifando as principais informações), treine sua leitura para perceber ambiguidades, aperfeiçoe o seu raciocínio lógico, faça resumos e relações entre as áreas do conhecimento, busque referências (filmes, literatura, arte etc.). 

Quanta coisa até aqui, só que ainda não acabou! 

Há um outro fator que muitos quase não dão valor: a interpretação de texto. Sem essa habilidade, é quase impossível obter bons resultados no ENEM, por esse motivo melhore a sua interpretação de texto. Isso requer uma leitura atenta, além de curiosa, para não deixar espaços para dúvidas. Pode não parecer, mas interpretar texto é, também, analisar as figuras, os gráficos e as tabelas. Então, fique atento! 

E, sim, focar no conteúdo é muito importante, mas de nada adianta saber tudo e não conseguir resolver as questões no tempo pré-determinado. Por esse motivo, controle o tempo gasto quando fizer resoluções de algum simulado ENEM. Assim, no dia da prova, o relógio não virará seu inimigo. 

Por último, mas não menos importante, descanse. Se tem um ensinamento valioso que aprendi sobre estudar e acredito ser importante passar adiante é: cérebro cansado não absorve conteúdo! 

Mas há uma parte do ENEM que merece um destaque na hora de estudar: a redação. Se você realmente quer se preparar, continue por aqui para as próximas dicas! 

5 dicas para ir bem na redação do ENEM 

  1. Domine a modalidade escrita da língua portuguesa.  
  2. Compreenda o tema e o relacione a algum conhecimento sociocultural. 
  3. Selecione, relacione, organize e interprete informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 
  4. Utilize os recursos coesivos quando necessário para a construção de uma argumentação coesa e coerente.
  5. Respeite os direitos humanos e elabore uma proposta de intervenção. 

Ufa! Agora que já está sabendo tudo isso sobre o ENEM e pode começar a estudar, pegue o seu material, continue com o Pré-vestibular Anglo que em outras postagens há muito mais que você precisa saber e além disso, acesso o material que nosso departamento de vestibulares preparou para você, o Seliga Enem

Até a próxima! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais