Tudo o que você precisa saber sobre a UNICAMP
Postado 30 de julho de 2025
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é conhecida tanto no Brasil quanto na América Latina como uma das melhores instituições de ensino superior público, além de ser um dos maiores centros de pesquisa e inovação do país.
Por isso, passar no vestibular da Unicamp é um dos maiores sonhos de muitos alunos que estão terminando o Ensino Médio. Se você também está considerando uma vaga nessa universidade, confira esse guia com tudo que você precisa saber sobre a Universidade Estadual de Campinas!
A Universidade Estadual de Campinas: uma visão geral
A Unicamp foi fundada em 1966 e está localizada no interior de São Paulo, na cidade de Campinas. O campus é amplo e moderno e se destaca por ter um foco forte em pesquisa, inovação e qualidade de ensino, além de ter, também, unidades em Limeira e Piracicaba.
Por isso, ela é uma das maiores produtoras de conhecimento científico do país, sendo responsável por 8% da pesquisa publicada no país, além de ser responsável pelo registro de diversas patentes em conjunto com empresas privadas. Ela é forte nas inovações em biotecnologia, engenharia de computação, saúde pública e inteligência artificial.
Sua importância para o estado de São Paulo e para o país é gigante: ela foi criada para expandir o acesso ao ensino superior no estado, na região interiorana. Seu modelo já nasce voltado para a produção científica e, por isso, ela se consolidou rapidamente como um polo de pesquisa e inovação no país.
Com mais de 50 anos de história, ela também se destaca pela sua infraestrutura:
- Bibliotecas amplas e completas, facilitando o acesso a obras pelos estudantes e toda a comunidade, contando com um dos maiores acervos do país;
- Laboratórios modernos e atualizados;
- Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp;
- Parque Científico e Tecnológico;
- Área de lazer e convívio;
- Atendimento médico, odontológico e serviços de informática para a comunidade;
- Instalações esportivas que podem ser utilizadas pela comunidade acadêmica e muito mais!
Ranking da UNICAMP entre as universidades do Brasil
A Unicamp ocupa a 2ª posição entre as melhores universidades do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) de 2024. Além disso, ela frequentemente se destaca em rankings internacionais, como o Times Higher Education e o QS World University Rankings.
Campus
A Unicamp possui um campus principal, localizado em Campinas e outros dois campi: um em Limeira, e outro em Piracicaba. Com isso, ela consegue atender a um volume maior de alunos tanto na região centro-leste do estado de São Paulo.
Conheça a seguir mais detalhes sobre as unidades
Campinas
O campus principal da Unicamp, o Campus Zeferino Vaz, é um dos maiores do Brasil. Ele é localizado no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, e possui uma área de mais de 3 milhões de metros quadrados.
Ele abriga os principais centros de pesquisa e administração da Universidade Estadual de Campinas e é responsável por alguns dos principais desenvolvimentos tecnológicos do Brasil.
Campus Zeferino Vaz
Horário de funcionamento: das 8h às 18h.
Endereço: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Rua Érico Veríssimo, 701 – Barão Geraldo, Campinas – SP, CEP 13083-970.
Limeira
A Unicamp de Limeira é formada por duas faculdades: a Faculdade de Tecnologia, com cursos voltados para essa área, e a Faculdade de Ciências Aplicadas. Ela também é responsável pelo Colégio Técnico de Limeira, voltado para educação técnica.
Faculdade de Tecnologia
Horário de funcionamento: das 8h às 18h
Endereço: R. Paschoal Marmo, 1888 – Jd. Nova Itália – CEP:13484-332 – Limeira, SP.

O campus de Limeira conta com cursos de Tecnologia
Faculdade de Ciências Aplicadas
Horário de funcionamento: das 8h às 18h.
Endereço: R. Pedro Zaccaria, 1300, Limeira-SP – CEP 13484-350.
Piracicaba
Em Piracicaba, está a sede da Faculdade de Odontologia (FOP), que é reconhecida como uma das melhores do país. Está localizada em um endereço de fácil acesso na cidade, e conta com infraestrutura de ponta e laboratórios modernizados.
Faculdade de Odontologia
Horário de funcionamento: das 8h às 18h.
Endereço: Av. Limeira, 901 – Caixa Postal 52 – Bairro Areião. Piracicaba – SP – CEP: 13414-903
Processo seletivo e formas de ingresso
A Unicamp possui diversas formas de ingresso para os estudantes de graduação: vestibular, acesso com a nota do Enem, vagas olímpicas, vagas remanescentes, vestibular indígena e ProFis.
Todos esses processos seletivos, geralmente, são bastante concorridos, com um alto número de candidatos por vaga, o que torna a aprovação um desafio!
Mas, conhecendo mais sobre cada uma das opções, é possível definir estratégias para arrasar e ser aprovado! Vamos ver mais detalhes a seguir!
Vestibular Unicamp
O vestibular da Unicamp é a principal forma de acesso aos cursos da instituição. As provas são feitas pela própria instituição e é aplicada em duas fases e, ainda, pode ter uma prova de Habilidades Específicas para os candidatos ao curso de Música, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança.
Na primeira fase, todos os candidatos fazem a mesma prova, com 72 questões de múltipla escolha, divididas em:
- 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
- 12 questões de Matemática;
- 7 questões de História;
- 7 questões de Geografia;
- 3 questões de Filosofia;
- 3 questões de Sociologia;
- 7 questões de Física;
- 7 questões de Química;
- 7 questões de Inglês.
A segunda fase é feita em dois dias. No primeiro, todos os candidatos fazem a mesma prova:
- Redação, que possui duas propostas de texto e o candidato escolhe uma para fazer;
- Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa: 6 questões;
- Língua Inglesa: 2 questões;
- Prova interdisciplinar de Ciências da Natureza: 2 questões.
No segundo dia da segunda fase, as provas são específicas de acordo com a área que o candidato escolheu:
- Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: 5 questões de História, 5 de Geografia, 1 de Filosofia e 1 de Sociologia;
- Candidatos da área de Ciências da Natureza: 7 questões de Biologia e 5 de Química;
- Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: 5 questões de Física e 5 de Química.
Enem-Unicamp
O Enem-Unicamp é o modo de ingresso para a universidade na qual você pode usar a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio. A inscrição para ele é feita no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).
Vale lembrar que a Universidade Estadual de Campinas não faz parte das instituições que compõem o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ou seja, esse é um processo seletivo à parte.
Mas, igual o seu “primo”, ele também permite que você escolha entre duas opções de curso, de acordo com a sua ordem de preferência. Então, fique atento na hora de fazer a sua inscrição!

A Unicamp usa o Enem, mas não faz parte do Sisu
Vagas olímpicas
A Unicamp abre um processo seletivo diferenciado para participantes das 26 olimpíadas de conhecimento que são realizadas no Brasil e, até mesmo, fora do país! Essa é uma forma de beneficiar quem participa desses eventos.
Entre as competições aceitas para essa modalidade de ingresso, estão:
- Olimpíada Brasileira de Matemática;
- Olimpíada Brasileira de Física de Escola Pública;
- Olimpíada Nacional de Astronomia e Astronáutica;
- Olimpíada Brasileira de Biologia;
- Olimpíada Nacional de História do Brasil;
- Olimpíada Ibero-americana de Biologia;
- International Chemistry Olympiad;
- International Olympiad in Informatics
É preciso comprovar a sua participação e premiação nessas olimpíadas. Então, já guarde esses documentos para apresentá-los na hora de fazer a inscrição!
Vagas remanescentes
As vagas remanescentes são aquelas que, por algum motivo, não foram preenchidas pelos candidatos dos processos seletivos ou, então, os alunos desistiram do curso logo no seu começo.
Nesse caso, a Unicamp abre a possibilidade que tanto alunos internos quanto externos possam concorrer a essas vagas restantes. Podem tentar concorrer a elas:
- Alunos de outras graduações da Unicamp que queiram fazer migração de curso;
- Alunos que já tenham outro curso superior diferente do que pretendem ingressar na Unicamp;
- Aluno matriculado regularmente em curso de outra instituição de ensino superior tanto do Brasil quanto estrangeira.
Vestibular indígena
O vestibular indígena é um processo seletivo voltado a estudantes indígenas que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas. O candidato poderá escolher tanto cursos da Unicamp quanto da UFSCar para concorrer, na mesma inscrição.
Na hora de selecionar as opções, ele poderá escolher até dois cursos, sendo um em cada universidade.
Para poder participar, é preciso comprovar que pertence a uma etnia indígena do Brasil, de acordo com as documentações exigidas no edital.
ProFis
O ProFis é o Programa de Formação Interdisciplinar Superior, uma graduação com perfil interdisciplinar. Ele é voltado para alunos que fizeram Ensino Médio em escolas de Campinas e foi criado para trazer uma inovação na formação de novos profissionais e cidadãos, com uma visão crítica e interdisciplinar da sociedade.
O processo seletivo usa a nota do Enem para classificação e é selecionado pelo menos um candidato de cada escola de Campinas.
Provão Paulista
O Provão Paulista é um sistema de vestibular do estado de São Paulo lançado em 2023 voltado para os alunos das escolas públicas de todo o país. É um processo seriado, ou seja, os alunos fazem uma prova no final de cada ano do Ensino Médio.
Além da Unicamp, também faz parte desse processo:
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp);
- Universidade do Estado de São Paulo (Unesp);
- Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec).
Para a Unicamp, são 325 vagas destinadas a quem faz o Provão Paulista. Essa é uma possibilidade para quem quer fazer uma prova com menos conteúdo para estudar, diluindo os temas em cada ano do Ensino Médio.
Q&A: Principais dúvidas sobre o ingresso na Unicamp
Qual a diferença entre o vestibular da Unicamp e o Enem?
O vestibular da Unicamp é uma prova elaborada pela própria instituição apenas para o processo seletivo dela. Já o Enem é um exame nacional que, além de poder ter sua nota utilizada para entrar em uma vaga na Unicamp, também permite o acesso a outras universidades públicas e particulares.

A Unicamp usa o Enem e o seu próprio vestibular
A Unicamp faz parte do SiSU?
Não, a Unicamp decidiu não fazer parte do conjunto de universidades que fazem parte do SiSU. Porém, você pode usar a sua nota do Enem para ingressar nela, por meio do Enem-Unicamp.
Quem faz o vestibular da Unicamp pode tentar o Enem-Unicamp?
Sim! Você pode se inscrever, simultaneamente, em mais de um processo de seleção. Ou seja, se inscrever no Vestibular Unicamp, Enem-Unicamp e o Provão Paulista!
Bolsas de estudo e auxílio estudantil
A Unicamp é uma universidade pública e, portanto, não cobra mensalidade dos seus alunos. Contudo, ela oferece diversas opções de auxílio estudantil e bolsas de estudos para ajudar na permanência estudantil, já que recebe estudantes de diferentes realidades socioeconômicas.
Vamos conhecer mais sobre elas a seguir
Bolsas de estudo
As bolsas de estudo são uma oportunidade para que o aluno da Unicamp possa receber um valor mensal, seja como auxílio (bolsas sociais) ou para sua participação em projetos que ajudarão a melhorar ainda mais sua experiência acadêmica (bolsas culturais, iniciação científica, monitoria e extensão).
Entre as bolsas sociais que a Unicamp oferece para seus alunos, estão:
- Bolsa Auxílio Social (BAS);
- Bolsa Auxílio Estudo e Formação (Baef);
- Benefícios Auxílio Transporte (Bat);
- Bolsa Isenção de Taxa de Alimentação (Bita);
- Bolsa Auxílio Moradia (BAM);
- Bolsa Auxílio Instalação (BAI);
- Bolsa Emergência, que ajuda o aluno em caso de imprevistos durante a sua formação.
Além disso, também há duas opções de bolsas culturais:
- Bolsa cultural do programa SAE Ação Cultural: Educação, Comunidade e Campus;
- Bolsa cultural do Programa Aluno-Artista.
Outro tipo de bolsa são as destinadas aqueles alunos que realizam atividades acadêmicas, como pesquisa, monitoria e extensão:
- Bolsa de Iniciação Científica, voltada a quem participa de projetos de pesquisa;
- Bolsa de Monitoria, voltada a quem auxilia professores em disciplinas mais desafiadoras;
- Bolsa de Extensão, para quem atua em projetos voltados para a comunidade.
Auxílios e programas de apoio
Além das bolsas, que ajudam a custear questões importantes da vida do estudante (como alimentação, moradia, transporte, entre outros), a Unicamp também oferece outros tipos de serviços que contribuem para o bem-estar e saúde da comunidade acadêmica:
- Orientação educacional;
- Apoio psicológico e psiquiátrico;
- Divulgação de oportunidades de estágio e emprego;
- Realização de ações culturais;
- Programa de Moradia Estudantil (em Barão Geraldo, em Campinas), que oferece alojamentos para alunos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
- Restaurantes Universitários (RUs), que oferecem alimentação com um preço reduzido ou, ainda, de graça para quem recebe algumas modalidades de bolsa social.
Cursos de graduação disponíveis na Unicamp
A Unicamp oferece uma vasta gama de cursos de graduação em todas as áreas de conhecimento, com muitos deles se destacando entre os melhores do Brasil.
Vamos conhecer as opções por campus e área do conhecimento a seguir!
Campus Campinas
Exatas/Tecnológicas
- Ciência da Computação (Noturno)
- Curso 51 – Ingresso para: Engenharia Física/Física/Física Médica e Biomédica/ Matemática/Mat.Aplic. e Computacional (Integral)
- Engenharia Agrícola (Integral)
- Engenharia Civil (Integral)
- Engenharia de Alimentos (Integral)
- Engenharia de Alimentos (Noturno)
- Engenharia de Computação (Integral)
- Engenharia de Controle e Automação (Noturno)
- Engenharia Elétrica (Integral)
- Engenharia Elétrica (Noturno)
- Engenharia Mecânica (Integral)
- Engenharia Química (Integral)
- Engenharia Química (Noturno)
- Estatística (Integral)
- Geologia (Integral)
- Licenciatura em Física (Noturno)
- Licenciatura em Matemática (Noturno)
- Licenciatura Integrada Química/Física (Noturno)
- Química (Integral)
- Química Tecnológica (Noturno)

A Licenciatura em Matemática é um dos cursos de Exatas
Humanas/Artes
- Arquitetura e Urbanismo (Noturno)
- Artes Cênicas (Integral)
- Artes Visuais (Integral)
- Ciências Econômicas (Integral)
- Ciências Econômicas (Noturno)
- Ciências Sociais (Integral)
- Ciências Sociais (Noturno)
- Comunicação Social – Midialogia (Integral)
- Dança (Integral)
- Estudos Literários (Integral)
- Filosofia (Integral)
- Geografia (Integral)
- Geografia (Noturno)
- História (Integral)
- Licenciatura em Letras – Português (Integral)
- Licenciatura em Letras – Português (Noturno)
- Linguística (Integral)
- Música: Composição (Integral)
- Música Erudita: Instrumentos (Integral)
- Música: Licenciatura (Integral)
- Música Popular: Instrumentos (Integral)
- Música: Regência (Integral)
- Pedagogia – Licenciatura (Integral)
- Pedagogia – Licenciatura (Noturno)
Biológicas/saúde
- Ciências Biológicas (Integral)
- Educação Física (Integral)
- Educação Física (Noturno)
- Enfermagem (Integral)
- Farmácia (Integral)
- Fonoaudiologia (Integral)
- Licenciatura em Ciências Biológicas (Noturno)
- Medicina (Integral)
Campus Limeira
Exatas/tecnológicas
- Engenharia Ambiental (Noturno)
- Engenharia de Manufatura (Integral)
- Engenharia de Produção (Integral)
- Engenharia de Telecomunicações (Integral)
- Engenharia de Transportes (Noturno)
- Sistemas de Informação (Integral)
- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Noturno)
- Tecnologia em Saneamento Ambiental (Noturno)
Humanas/Artes
Biológicas/Saúde
Campus Piracicaba
Quais são os cursos mais procurados da Unicamp?
No vestibular Unicamp de 2025, os cursos mais procurados, ou seja, aqueles que tiveram a maior número de candidatos por vaga, foram:
- Medicina (266,5 candidatos/vaga);
- Arquitetura e Urbanismo (71,8 candidatos/vaga);
- Ciências Biológicas (42,2 candidatos/vaga);
- Engenharia de Computação (41,9 candidatos/vaga).
Quais são os cursos mais difíceis de passar da Unicamp?
Os cursos mais difíceis de passar da Unicamp são aqueles que têm a maior nota de corte, ou seja, vão exigir que você se dedique ainda mais para ser aprovado! Foram as maiores pontuações de corte no vestibular de 2025, considerando a ampla concorrência e que não recebem bonificação na nota pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS):
- Medicina: 62
- Arquitetura e Urbanismo: 51;
- Ciências Econômicas: 50;
- Engenharia de Produção: 48;
- Farmácia: 47;
- Comunicação Social – Midialogia: 47.
Mestrado e doutorado na Unicamp
A Unicamp também é referência em pós-graduação, oferecendo programas de mestrado e doutorado em diversas áreas, muito bem avaliadas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Inclusive, a instituição tem diversas teses e dissertações premiadas, como a de Allan da Silva Pinto, que ganhou o Prêmio Capes de Tese em 2019:
“Em suma, em minha trajetória na pós-graduação do IC/Unicamp, tive a oportunidade de aprender habilidades e competências que me permitiram crescer profissionalmente e realizar um trabalho de pesquisa com a qualidade que o programa de Pós-graduação do IC/Unicamp espera de seus candidatos. O aprendizado veio com muitos erros e acertos, dificuldades e vitórias, mas certamente valeu a pena cada sacrifício e esforço despendido nesta jornada” — Allan da Silva Pinto, doutor em Ciência da Computação.
Além disso, a Unicamp é uma das poucas universidades do país que tem um alto número de Programas de Pós-Graduação que receberam nota máxima na última avaliação quadrienal da Capes, mostrando o porquê elas são tão influentes na evolução da pesquisa e inovação no Brasil! São eles:
- Ciência Política;
- Ciência de Alimentos;
- Engenharia de Alimentos;
- Genética e Biologia Molecular;
- Clínica Odontológica;
- Estomatopatologia;
- Fisiopatologia Médica;
- Odontologia, entre outras.
A pós-graduação, seja com o mestrado e/ou doutorado, pode abrir portas muito importantes tanto no mercado de trabalho quanto para quem deseja entrar na área acadêmica.

Genética e Biologia Molecular é uma das áreas de pós da universidade
Conheça a seguir todas as opções que a Universidade Estadual de Campinas oferece de Mestrado (acadêmico e profissional) e Doutorado.
Mestrado profissional
- Ensino de Biologia;
- Ciência Aplicada à Qualificação Médica;
- Gestão e Saúde Coletiva;
- Hemoterapia;
- Oncologia;
- Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde;
- Educação Escolar;
- Ensino de História – PROFHISTÓRIA;
- Matemática Aplicada e Computacional;
- Matemática – PROFMAT.
Mestrado e doutorado acadêmicos
A Unicamp possui diversos programas de mestrado e doutorado acadêmicos. Separamos as opções de acordo com a área do conhecimento. Veja a seguir!
Ciências Biológicas e da Saúde
- Biologia Animal;
- Biologia Molecular e Morfofuncional;
- Biologia Vegetal;
- Ecologia;
- Genética e Biologia Molecular;
- Biologia Buco-Dental;
- Ciências da Cirurgia;
- Ciências da Nutrição do Esporte e do Metabolismo;
- Ciências Farmacêuticas;
- Ciências Médicas;
- Clínica Médica;
- Clínica Odontológica;
- Educação Física;
- Educação para Profissões da Saúde;
- Enfermagem;
- Estomatopatologia;
- Farmacologia;
- Fisiopatologia Médica;
- Gerontologia;
- Materiais Dentários;
- Odontologia;
- Radiologia Odontológica;
- Saúde Coletiva;
- Saúde da Criança e do Adolescente;
- Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação;
- Tocoginecologia.
Ciências Exatas e da Terra
- Estatística;
- Física;
- Matemática;
- Matemática Aplicada;
- Química;
- Ensino e História de Ciências da Terra;
- Geociências;
- Geografia;
- Política Científica e Tecnológica.
Ciências Humanas, Sociais e Artes
- Administração;
- Ambiente e Sociedade;
- Antropologia Social;
- Ciência Política;
- Demografia;
- Ciências Sociais;
- Desenvolvimento Econômico;
- Divulgação Científica e Cultural;
- Ciência Econômica;
- Educação;
- Filosofia;
- História;
- Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Linguística;
- Linguística Aplicada;
- Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática;
- Relações Internacionais;
- Sociologia;
- Teoria e História Literária;
- Artes da Cena;
- Artes Visuais;
- Multimeios;
- Música;
Tecnológica
- Alimentos e Nutrição;
- Arquitetura, Tecnologia e Cidade;
- Bioenergia;
- Ciência da Computação;
- Ciência de Alimentos;
- Ciências e Engenharia de Petróleo;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Agrícola;
- Engenharia de Alimentos;
- Engenharia de Produção e de Manufatura;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Mecânica;
- Engenharia Química;
- Planejamento de Sistemas Energéticos;
- Tecnologia;
- Tecnologia de Alimentos.
Pesquisa, extensão universitária e mobilidade acadêmica
Quem faz sua graduação na Unicamp, tem a possibilidade de ter uma experiência acadêmica completa, podendo participar de projetos de pesquisa, extensão universitária e monitoria.
Eles envolvem a comunidade interna e externa e é uma excelente oportunidade para você contribuir para o desenvolvimento social, cultural e educacional da região.
Outro diferencial da Unicamp é ter um forte projeto de mobilidade acadêmica, tanto voltado para as instituições nacionais quanto o intercâmbio internacional.
Vamos conhecer mais sobre cada uma dessas possibilidades a seguir!
Pesquisa acadêmica
A Unicamp, por ser uma das instituições que mais produz pesquisa científica no Brasil, incentiva esse conhecimento desde o início da vida acadêmica, ainda na graduação. Isso vem desde a sua fundação, quando ela assumiu a missão de aliar ensino de qualidade com produção de conhecimento.
São centenas de grupos de pesquisas em todas as áreas do conhecimento, formado por professores, doutorandos, mestrandos e alunos da graduação. Essas trocas são ótimas para expandir seus conhecimentos sobre temas específicos e contribuir para a inovação no país.
Os alunos da graduação podem participar dos grupos de pesquisa como membros voluntários ou, então, tornar-se um bolsista de Iniciação Científica. Nesse último caso, a pessoa receberá um valor mensal para executar atividades científicas, sob orientação do professor responsável.
Para ser uma instituição de ponta em pesquisa, a Unicamp mantém parcerias com empresas e instituições internacionais, além de ter financiamento via agências de fomento como Capes e CNPq.

O CNPq é uma agência de fomento que apoia projetos na Unicamp
Isso permite que os pesquisadores tenham acesso a recursos, laboratórios de ponta e redes de colaboração científica de alto nível. Ou seja, quem ingressa na Unicamp tem a oportunidade de participar ativamente de uma universidade que não apenas ensina, mas também transforma a sociedade por meio da produção de conhecimento inovador e relevante.
Extensão universitária
A extensão universitária é um dos principais pilares do Ensino Superior e a Unicamp investe bastante nisso, para proporcionar uma experiência acadêmica completa para os seus alunos. Além disso, as ações extensionistas fortalecem também a comunidade ao entorno da universidade.
Esse tipo de atividade é uma via de mão dupla: ela leva tecnologia, cultura, inovação, serviços e soluções para a população e, também, permite que os alunos possam ter experiências práticas sobre o que está aprendendo em sala de aula.
Há iniciativas de extensão em diversas áreas: saúde, educação, cultura, meio ambiente, inclusão social, direitos humanos, economia solidária e muito mais. Um exemplo bem conhecido é o Programa UniversIDADE, que oferece atividades para pessoas acima de 50 anos, para promover desenvolvimento social, cultural, físico e mental.
Além disso, a instituição oferece serviços importantes para a sociedade gratuitamente, tais como:
- Atendimento odontológico;
- Assistência jurídica;
- Ensino de língua estrangeira, entre outros.
Essa experiência vivida fora da sala de aula amplia a formação acadêmica e aproxima os estudantes da realidade social, preparando-os para atuar com mais consciência e responsabilidade sobre o mundo do trabalho.
Monitoria
A monitoria é uma possibilidade de experiência para vivenciar a experiência de ensino na prática. O estudante que participa desses programas vai ajudar o professor nas disciplinas que são mais difíceis e os colegas precisam de mais apoio.
Para participar, o graduando deve ter tido um bom desempenho nessa disciplina e pode atuar tanto como voluntário quanto participar de edital para ganhar bolsa de iniciação científica.
O monitor pode ajudar a preparar materiais, auxiliar colegas e colaborar durante as aulas e realização de exercícios. Assim, ele aprofunda o seu aprendizado e dá todo o apoio para outros alunos da matéria.
Muitos alunos, quando tem essa experiência, pode ter o primeiro contato com a docência e decidir, até mesmo, investir nessa formação. Além disso, isso pode contribuir para o seu currículo e abrir portas para você no futuro!
Mobilidade acadêmica
A mobilidade acadêmica é uma das oportunidades mais transformadoras que a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece aos seus estudantes. A comunidade acadêmica pode optar pelos programas nacionais ou internacionais.
A ideia é: o estudante pode estudar um período em outra instituição, sem ser a Unicamp. Isso contribui para ampliar sua formação, repertório cultural e, até mesmo, ampliar sua rede de contatos.
No Brasil, o aluno pode estudar durante um período em universidades em que a instituição possui convênios firmados. Por exemplo, no estado de São Paulo, a mobilidade acadêmica pode ser feita com a:
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
No cenário internacional, a Unicamp tem convênio com diversas universidades estrangeiras e o edital para esse intercâmbio abre periodicamente. Vale a pena ficar atento às publicações da Diretoria Executiva de Relações Internacionais e aproveitar essa oportunidade imperdível!
Os estudantes têm a possibilidade de estudarem em:
- Alemanha;
- França;
- Espanha;
- Canadá;
- Estados Unidos;
- Japão, entre outros.

Na Unicamp, os alunos podem fazer intercâmbio para vários países, como o Japão
Ensino à Distância na UNICAMP
A Unicamp não tem cursos de graduação à distância, diferentemente de outras universidades públicas. Porém, para quem deseja complementar sua formação e fazer cursos de extensão, é possível fazer essa formação online por meio da Escola de Extensão da Unicamp.
Cursos de extensão disponíveis na Unicamp
Ter um curso de extensão da Unicamp no seu currículo pode fazer toda a diferença para se destacar no mercado de trabalho. Confira as opções disponíveis a seguir.
Cursos Massivos Abertos Online (MOOC)
- A complexidade sensível: um paralelo entre arte e videogames;
- Introdução ao desenvolvimento de aplicativos para dispositivos Android;
- Pensamento crítico, lógica e argumentação;
- Alfabetização midiática informacional e diálogo intercultural – Unesco e Unicamp;
- Saúde baseada em evidências;
- Revisão sistemática e meta-análise;
- Cosmetologia em prol do envelhecimento com saúde e beleza;
- Cosmetologia – demonstração prática de manipulação de cosméticos;
- Conceitos básicos de logística e supply chain;
- Processamento digital de sinais – amostragem;
- Escola 4.0: educação e cultura maker no contexto da nova BNCC – base nacional comum curricular;
- Pluralidades em português brasileiro: explorando a compreensão oral e escrita em nível intermediário.
Cursos de oferecimento contínuo
Entre as opções oferecidas continuamente, estão:
- Biologia molecular e caderno eletrônico de laboratório – Benchling;
- Fundamentos para a indicação racional dos principais exames de radiologia e diagnóstico por imagem relacionados à saúde da mulher;
- Odontologia digital: inteligência artificial e impressão 3D na prática clínica;
- Clareamento dental: novas técnicas, produtos e conceitos;
- Anestesiologia básica para harmonização orofacial;
- Desvendando a formação dos fósseis;
- Plano de aula: uma revisão sobre números racionais para o ensino médio;
- Filosofia da arte e teoria estética;
- China e Brasil: desafios e oportunidades;
- Inovação e economia de plataformas tecnológicas;
- Laboratório ambiental online: monitoramento do desempenho de estações de tratamento de águas residuais;
- Escola 4.0 – Educação STEAM usando a placa micro:BIT.
Vantagens do EAD na UNICAMP
Fazer um curso de extensão à distância na Unicamp é uma escolha estratégica para quem quer dar uma turbinada no currículo, além de contar com a excelência acadêmica da instituição e, claro, a flexibilidade do EAD.
Entre as vantagens estão:
- Flexibilidade de horários, permitindo ao aluno conciliar os estudos com trabalho, família, a própria graduação e outras responsabilidades;
- Plataforma intuitiva e amigável para estudos;
- Acesso a materiais didáticos de qualidade, produzidos pelos professores da instituição;
- Os cursos valorizam a autonomia do estudante, incentivando a gestão do próprio tempo e o desenvolvimento de habilidades como disciplina, organização e pensamento crítico;
- Credibilidade de um diploma da Unicamp em seu currículo para complementar sua formação.
Vida acadêmica e custos
Quem estuda na Unicamp tem a possibilidade de aproveitar uma vida acadêmica com diversos tipos de experiências, tanto para a vida profissional quanto pessoal. Se você conseguir a sua vaga, poderá participar de grupos de estudo, eventos científicos, culturais e esportivos, e muito mais!
Porém, também é preciso considerar os custos envolvidos para a sua formação. Isso ajuda, até mesmo, a se programar e evitar surpresas no futuro, que podem atrapalhar seus estudos. Confira os principais que influenciam nesses pontos a seguir!
Estudos
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição pública e, por isso, não cobra mensalidade ou matrícula para ter acesso às aulas. Porém, para realizar diversas atividades nas graduações, é preciso fazer alguns investimentos.

A Unicamp não cobra mensalidade, mas você pode ter outros gastos
Os materiais didáticos, por exemplo, são pagos pelos alunos. Eles vão variar de acordo com o curso e disciplina sendo realizada e pode envolver:
- Impressões;
- Compra de livros que não estejam disponíveis na biblioteca;
- Cadernos;
- Apostilas, entre outros.
Além disso, os alunos também podem precisar comprar licenças de softwares para realizar atividades nas disciplinas. Isso é comum para as graduações em Design, Arquitetura e Urbanismo e Engenharias.
Também, há a necessidade de compra de materiais para realização de disciplinas práticas e que também variam conforme o curso. Por exemplo, no curso de Arquitetura e Urbanismo, será necessário adquirir os insumos para construção de maquetes. Já na Odontologia, será preciso comprar os EPIs para as aulas práticas e o instrumental para aprendizado.
Moradia
Os custos com moradia podem ser uma parte significativa do orçamento de quem decide estudar na Unicamp. Para quem não mora em Campinas, vale a pena conferir os preços médios de locação, especialmente próximos ao campus, em Barão Geraldo. O mesmo vale para quem vai estudar em Limeira ou Piracicaba.
Porém, para quem precisa economizar ou não tem condições de morar sozinho, há algumas opções que podem ajudá-lo nisso:
- Moradia estudantil: só está disponível para o campus de Campinas. A Unicamp oferece vagas gratuitas para alunos em situação de vulnerabilidade. Para concorrer, é preciso atender os critérios socioeconômicos estabelecidos pela instituição, já que as vagas são limitadas;
- Repúblicas e casas compartilhadas: essa é uma opção comum entre os estudantes. Nessas moradias, você vai dividir uma residência com outros colegas de curso e dividir as despesas. Os valores variam entre R$ 600* e R$ 1200* por mês, já incluindo aluguel, internet, energia elétrica e água;
- Kitnets ou apartamentos individuais: para quem prefere ter maior privacidade, há opções tanto em Barão Geraldo ou em outros bairros (em Campinas) ou próximo ao campus em Limeira e Piracicaba. Porém, nesse caso, os custos mensais com moradia ficam mais elevados.
Ao colocar os gastos na ponta do lápis, não se esqueça de considerar custos com água, luz, internet, gás e condomínio. Assim, fica mais fácil se organizar financeiramente para começar sua graduação!
Transporte
O transporte é um fator importante que precisa ser considerado no seu orçamento como estudante da Unicamp, principalmente para quem não reside próximo ao campus ou precisa se deslocar entre cidades.
Para se organizar melhor, também é importante saber quais são os custos com transporte público, que é a principal opção utilizada pelos estudantes. Separamos os valores para ajudá-lo nisso:
- Campinas: a tarifa do transporte público municipal é de R$ 5,70 por viagem com o uso do bilhete único e o campus da Barão Geraldo é atendido por diversas linhas de ônibus. Estudantes universitários podem solicitar o passe escolar com 50% de desconto, o que reduz a tarifa para R$ 2,85;
- Limeira: a tarifa do transporte coletivo urbano é de R$ 5,40. A unidade da Unicamp na cidade está em um local acessível por ônibus locais e intermunicipais. Também é possível se cadastrar para o passe estudantil, mediante cadastro prévio;
- Piracicaba: o valor do ônibus urbano é de R$ 6,40 e a prefeitura também oferece benefícios para estudantes.

Os estudantes podem conseguir passe de ônibus com mais descontos
Vale lembrar que os alunos da universidade podem concorrer as bolsas de transporte, para ter esse valor custeado pela instituição. Além disso, você pode fazer o trajeto de bicicleta, ou contar com caronas solidárias.
Alimentação
A alimentação também é uma parte que pode pesar no orçamento dos estudantes da Unicamp. Porém, eles podem contar com a opção de fazer as refeições no Restaurante Universitário (RU).
O local oferece refeições de qualidade, subsidiadas pela universidade e toda a comunidade acadêmica pode usufruir do RU. São servidas três refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar. O valor por refeição, para alunos da graduação, é de R$ 2* para o café da manhã e R$ 3* para as demais.
O cardápio é publicado no site do Restaurante Universitário e pode ser consultado diariamente. Além disso, há opções veganas, o que faz parte da política de diversidade da instituição.
Atividades extracurriculares
A sua formação vai além da sala de aula. Participar de atividades extracurriculares como congressos, simpósios e cursos vão complementar sua formação e trazer novas experiências, contatos e abrir portas. Porém, eles geram custos.
Entre os investimentos que você precisará fazer, estão:
- Inscrições;
- Hospedagem, transporte e alimentação, caso o evento seja longe.
Como você pode imaginar, isso pode ser custoso. Porém, a Unicamp tem políticas de auxílio evento para auxiliar os alunos a participarem, já que, muitas vezes, sem isso, não seria possível. Vale a pena acompanhar os editais para ver quando será possível pedir essa ajuda.
Cultura e lazer
É preciso considerar, também, que há vida além do ambiente acadêmico. Vivenciar a cultura e lazer da região é importante também para sua formação. A Unicamp oferece acesso gratuito ou a preços simbólicos para a comunidade a uma ampla programação artística e de lazer, incluindo:
- Apresentações musicais, teatrais e de dança, organizadas pelo Instituto de Artes e por coletivos estudantis;
- Mostras de cinema e debates culturais, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Centro de Convenções;
- Eventos esportivos, feiras e festivais acadêmicos, promovidos pelas atléticas e centros acadêmicos.
Nesse caso, os valores são bem menores, ou as atividades são gratuitas. Porém, também vale a pena explorar outras possibilidades fora dos campi: visite parques, centros culturais, bibliotecas públicas, cinemas, shows e espaços de convivência. Porém, muitos deles podem ter cobrança de ingresso e é preciso considerar isso no seu orçamento.
* Valores consultados em julho de 2025 e estão sujeitos a variação ao longo do tempo. Para maior precisão, consulte as fontes oficiais.
A carreira acadêmica e o mercado de trabalho
A Unicamp não é concorrida apenas pela excelência da sua formação acadêmica, com uma alta qualidade do plano de ensino e atividades complementares. A instituição também ajuda os estudantes a se prepararem para o mercado de trabalho.
Para isso, ela investe em diferentes frentes: estágios, bolsas de pesquisa, grupos de estudos e uma formação alinhada às exigências do mercado.
Estágios e conexão com o mercado
Como a Unicamp é uma instituição de referência no Brasil, ela tem diversos convênios com empresas, órgãos públicos e instituições de pesquisa. Isso facilita o acesso dos alunos a estágios curriculares e extracurriculares.
O processo costuma ser intermediado pela própria universidade, já que, em muitos cursos, especialmente os de Engenharias e Saúde, os estágios são obrigatórios. Por isso, eles ajudam a facilitar esses contratos para a comunidade acadêmica.
Além disso, a Unicamp promove feiras de recrutamento, encontros com profissionais e oficinas para preparação de currículos e entrevistas, ampliando também as chances de inserção profissional ainda durante a graduação.

A Unicamp ajuda alunos a conseguir estágios
Bolsas de pesquisa e iniciação científica
A Unicamp se diferencia, justamente, pela força na área de pesquisa. Desde a graduação, os estudantes podem participar dos programas de iniciação científica, com a orientação de docentes e apoio financeiro das agências de fomento, como a Fapesp, CNPq e do próprio orçamento da universidade.
Esses programas podem ser contemplados com bolsas. Quem entra nesse programa, além de receber uma ajuda financeira, também terão uma formação acadêmica diferenciada e que abre portas para mestrado, doutorado e uma futura carreira acadêmica.
A experiência vai permitir que você participe de congressos, publicar artigos e integrar laboratórios de ponta. Aproveite esse processo!
Grupos de estudo e laboratórios
Os grupos de estudo e pesquisa são espaços colaborativos muito valorizados na Unicamp. Eles são formados por estudantes, professores e membros externos que tenham interesses em comum. Eles fazem o aprofundamento desses temas e, dali, podem sair, inclusive, pesquisas coletivas.
Os grupos ajudam a desenvolver autonomia intelectual e habilidades de trabalho em equipe. Na Unicamp, há grupos em diversas áreas: tecnologia, ciências humanas, artes, meio ambiente, educação, entre outros.
Formação alinhada às exigências do mercado
A combinação entre plano de ensino bem estruturado, oportunidades práticas e apoio institucional torna a formação na Unicamp uma das mais respeitadas do país. Ter uma formação nessa universidade, que possui uma taxa de empregabilidade acima da média, vai abrir portas para sua carreira profissional.
Estudar na Unicamp é, portanto, muito mais do que assistir aulas: é ser desafiado, apoiado e incentivado a ocupar seu espaço, seja no mercado, na ciência ou em outras trajetórias de impacto.
Por que escolher a Unicamp?
A escolha da universidade para sua formação tem impacto direto no seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. E escolher a Unicamp é aproveitar todos os diferenciais que ela oferece.
Separamos a seguir as principais que você precisa saber para tomar essa decisão!
Qualidade de ensino reconhecida pelo MEC e por rankings internacionais
A Unicamp é referência no ensino superior no Brasil, considerada a segunda melhor do país. Diversos cursos da instituição receberam nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC) na graduação, além de diversas notas máximas também na avaliação da Capes sobre os programas de pós-graduação.
Isso significa que os cursos são bem-estruturados, atualizados e avaliados como excelentes nos critérios de corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico.
Nos rankings internacionais, a Unicamp também se destaca. No QS World University Ranking (QS WUR 2025), ela é considerada a 10ª melhor instituição de ensino superior da América Latina e entre as 200 melhores do mundo, segundo o Times Higher Education. Ou seja, você vai estar em uma das universidades de ponta do país e do mundo.
Forte presença em pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico
A Unicamp tem um forte investimento em pesquisa científica e tecnológica, sendo uma das universidades com maior produção acadêmica. Cerca de 8% da pesquisa científica nacional passa pelos seus laboratórios.
Ela abriga dezenas de centros e núcleos interdisciplinares voltados para ciência, tecnologia, saúde, sustentabilidade, educação e inovação social. Além disso, a instituição tem um impacto histórico no desenvolvimento econômico e tecnológico do país, é reconhecida como uma das universidades mais empreendedoras do Brasil.

A Unicamp se destaca como uma das faculdades mais empreendedoras, como na área de Tecnologia
Infraestrutura completa para uma vida universitária de qualidade
Estudar na Unicamp é ter acesso a uma estrutura de ponta. Os campi da universidade contam com:
- Bibliotecas com acervos físicos e digitais robustos;
- Realização de eventos importantes nos campi;
- Laboratórios modernos;
- Salas com equipamentos multimídia;
- Áreas de convivência e centros esportivos;
- Restaurantes universitários com refeições subsidiadas e de qualidade;
- Moradia estudantil com assistência a alunos de baixa renda;
- Transporte interno gratuito entre os pontos do campus.
Oportunidades de intercâmbio e formação internacional
A Unicamp mantém mais de 400 convênios com instituições estrangeiras em países como Alemanha, França, Estados Unidos, Japão, Portugal e Argentina. Os estudantes da graduação e da pós têm acesso a programas de mobilidade acadêmica, duplas titulações, estágios internacionais e participação em congressos.
Essas oportunidades ajudam a ampliar a visão de mundo, praticar idiomas e construir uma carreira com reconhecimento global. A experiência internacional, aliada à formação acadêmica sólida, se transforma em um forte diferencial competitivo e ajuda você a se destacar no mercado de trabalho.
Formações atualizadas e conectadas ao mercado de trabalho
A Unicamp mantém seus planos de ensino sempre atualizados, abordando as principais tendências do mercado e demandas da sociedade. A formação dos estudantes é interdisciplinar, crítica e, também, voltada para a prática.
Além disso, a universidade promove:
- Estágios supervisionados;
- Grupos de estudo e iniciação científica;
- Programas de monitoria e tutoria;
- Feiras e eventos de empregabilidade, feita em parceria com grandes empresas.
Lista de benefícios exclusivos para os estudantes da Unicamp
- Ensino gratuito e de qualidade reconhecida internacionalmente;
- Apoio para iniciação científica e projetos de extensão;
- Programas de intercâmbio em diversas regiões do mundo;
- Formação crítica e interdisciplinar com professores renomados;
- Transporte interno gratuito nos campi, facilitando a mobilidade;
- Moradia estudantil e auxílio socioeconômico;
- Alta empregabilidade e presença em rankings internacionais;
- Infraestrutura de ponta para estudo, pesquisa e lazer.
Seu futuro na UNICAMP: dê o primeiro passo com o Anglo
Você viu que estudar no Unicamp é um grande passo para garantir um futuro de sucesso. Ela é a escolha ideal para quem está em busca de uma universidade pública de excelência e se preparar para os diversos desafios acadêmicos e profissionais.
Para passar, é preciso ter foco, estratégia e um preparo direcionado, produzido por quem mais entende de vestibular.
Quer conquistar a sua vaga? Comece sua preparação com o Anglo, que oferece o melhor conteúdo e o curso mais completo para passar em um dos vestibulares mais concorridos do país.
Acredite: seu lugar está entre os melhores. E o Anglo está com você nessa jornada. Faça sua inscrição e inicie já sua trajetória rumo à aprovação!