Como é estudar na Unicamp?

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi fundada em 1966 e hoje está entre as melhores faculdades de Campinas e do Brasil. Alguns rankings, que classificam instituições de ensino superior, analisaram vários aspectos da instituição e, de maneira geral, ela ocupa a 2ª colocação entre a faculdades brasileiras, ficando atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP) que ocupa a 1ª posição.  

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos. Em avaliações em páginas sobre ensino superior, costumam denominá-la como diferenciada em sua formação e elogiam pela qualidade de sua estrutura, do ensino e da pesquisa.  

O quadro de cursos da Unicamp conta com 70 opções (integral ou meio período) em diversas áreas do conhecimento, ministrados em período integral, matutino, vespertino e noturno. Todos os cursos oferecidos são reconhecidos pelo MEC e há alguns programas internos que permitem intercâmbio em universidades estrangeiras durante a graduação. 

Estudar na Unicamp proporciona um dia a dia num ambiente multicultural, ampliando a sua visão de mundo por existir grande possibilidade de você conhecer pessoas de outros lugares, tanto de outras regiões do Brasil quanto de outros países, e por seu constante contato com a diversidade que existe na sociedade. Além disso, a estrutura do campus e de ensino eleva o nível da formação, com laboratórios bem equipados e incentivo à extensão universitária para que o aluno possa colocar em prática a teoria aprendida nas aulas. 

Em resumo, estudar na Unicamp pode valer muito a pena como você já deve ter percebido e com certeza, depois de toda essa informação, você está se perguntando como estudar para Unicamp. Isso vamos esclarecer nas próximas linhas, além de ajudá-lo com o que estudar para Unicamp. Vamos lá? 

O que é preciso para passar na Unicamp? 

O vestibular da Unicamp costuma ser bastante concorrido, apesar disso, você não precisa se desesperar porque o que determinará a sua aprovação será a sua dedicação e uma boa estratégia de estudo. A primeira informação que não pode ser ignorada é que a instituição aplica o seu vestibular em duas fases, há também provas de habilidades específicas para os cursos de Artes Visuais, Música, Dança, Artes Cênicas e Arquitetura e Urbanismo.  

Em relação a como estudar para Unicamp, o exame de vestibular não é tão diferente das outras universidades que fazem o seu processo seletivo em duas fases, então é possível aproveitar a maneira que já vem estudando para outros vestibulares e que tem funcionado para você e assim ficará mais fácil organizar a sua rotina de estudos incluindo a Unicamp em sua lista. Entretanto, a redação é um ponto de atenção porque a sua proposta costuma ser um pouco menos tradicional comparada à de outras faculdades. Você pode entender mais sobre esse vestibular no texto “Como ir bem no vestibular Unicamp 2022?”, do nosso blog. 

Sobre o que estudar para Unicamp, separamos os assuntos mais recorrentes por disciplina nas últimas provas aplicadas pela instituição: 

  • Língua portuguesa: mais da metade das questões têm foco em interpretação de texto. Podemos afirmar, inclusive, que ser bom em ler e interpretar texto não ajudará apenas nessa área, mas na prova de maneira global.  
  • Matemática: funções costumam estar sempre presentes nos exames da Unicamp, porém as questões dessa área do conhecimento são bem variadas, exigindo que o vestibulando tenha um vasto repertório dos conteúdos para se dar bem nessa parte da prova. 
  • História: mundo contemporâneo é recorrente nas questões, entretanto — assim como em matemática — há uma diversificação dos assuntos. Por esse motivo, é necessário estudar com bastante atenção os conteúdos referentes ao ensino médio, além de tudo isso estar atrelado à interpretação de texto. Fique ligado! 
  • Geografia: geopolítica é a campeã de presença nas questões dessa área. Você só não pode deixar de estudar os outros assuntos, pois as outras questões dependem de assuntos bem diversos. 
  • Biologia: reino animal tem certo protagonismo na prova. Como já dissemos nos outros itens, só fique atento porque ter um assunto recorrente não exclui a necessidade de estudar os outros tópicos da disciplina. 
  • Física: mais da metade das questões tendem a abordar mecânica, assim é bem valioso ter domínio desse assunto.  
  • Química: físico-química chega a dominar quase a metade das questões, mas química geral também é bem recorrente. Dê uma reforçada nesses dois assuntos sem esquecer de estar bem preparado em todos os conteúdos. 

Queremos reforçar que essa lista de o que estudar para Unicamp é apenas um direcionamento para que você possa aprimorar os seus conhecimentos nos principais assuntos, mas é necessário ter conhecimento amplo de todas as disciplinas para garantir a aprovação. Então, faça um planejamento de estudo que contemple todo o conteúdo reforçando os tópicos mais importantes de cada área. Pega essa dica! 

Sabemos que, se chegou até aqui, você deve estar muito interessado em ingressar na Unicamp, então veja os cursos que a instituição oferece: 

Com a lista de todos os cursos da Unicamp, sabendo como e o que estudar, a sua aprovação em uma das melhores faculdades de Campinas está mais próxima. Então, falta só elaborar um bom planejamento de estudo para ter em suas mãos tudo que precisa para passar na Unicamp

Mas calma que ainda falta uma última informação importante. Siga para ler! 

Onde morar para estudar na Unicamp? 

A Unicamp fica localizada num distrito de Campinas chamado Barão Geraldo. Ele fica distante do centro de Campinas e o trajeto pode ser demorado para quem depende de transporte público. Por esse motivo, ao ser aprovado, procure moradias em bairros próximos da universidade, porém fique atento ao fato de que morar perto da universidade não garante que você morará perto do instituto em que você assistira às aulas. Dessa forma, é essencial se informar antes de fechar o aluguel em repúblicas ou em moradias individuais.  

Bom, agora sim, você tem muita informação para analisar sobre uma das melhores faculdades de Campinas para colocá-la no topo da sua lista de opções. Não deixe de acompanhar os nossos textos para mais dicas. 

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

5 motivos para fazer simulados

Podemos afirmar que para ser aprovado nos maiores vestibulares do país é necessário praticar muito. E nada melhor para essa tarefa do que realizar avaliações anteriores.

Leia mais

8 dicas para manter o foco nos estudos

Focar nos estudos para o vestibular nem sempre é fácil, principalmente, quando não foi construída uma rotina adequada. Assim, muitos vestibulandos têm dificuldades para manter....

Leia mais

5 dicas para ir bem no Enem 2022

O ano do Enem 2022 chegou e, junto a isso, cresce a preocupação com a preparação que precisa ser feita até o dia da prova. Alguns vestibulandos analisam as suas possibilidades de aprovação...

Leia mais

Como as fake news podem afetar os estudos?

Fake news tem relação com os estudos? Sim, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural e apoiar-se em fake news, pode prejudicar significativamente

Leia mais

Como ingressar na Unesp?

As opções de ingresso para a Unesp são por meio da realização das provas do seu vestibular tradicional e pelo processo seletivo Unesp-Enem.

Leia mais

Como ingressar na Unicamp?

A UNICAMP é considerada uma das melhores universidades da América Latina, segundo o resultado publicado pelo ranking latino-americano do THE.

Leia mais

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais