Você não precisa escolher entre fazer Enem ou prestar vestibular!

Postado 20 de janeiro de 2022

 

Quando alguém decide ingressar no ensino superior, outras escolhas precisam ser feitas para que a grande meta da aprovação seja alcançada. Entre selecionar um bom cursinho pré-vestibular, o curso, a universidade, elaborar um planejamento, também está a dúvida se deve focar no Enem ou no vestibular convencional. 

Quanta coisa você precisa considerar para que elabore a melhor estratégia e, assim, conquiste os seus objetivos como vestibulando. Conseguir uma vaga no ensino superior, em uma boa universidade e no curso que tanto deseja, realmente não é uma tarefa fácil, porém valerá a pena ao final do processo, pois estará na lista dos aprovados. Pode até não ser na primeira tentativa, mas continuar se dedicando e reformular o planejamento garantirá que a sua vez também chegará. 

Pensando em elaborar um bom plano, muitos estudantes acreditam que pela especificidade das provas não é possível se preparar com qualidade se não optar entre Enem e vestibular. Também acreditam que não é vantajoso fazer um cursinho pré-vestibular e um curso preparatório Enem ou que precisam excluir uma das opções para terem sucesso. Por isso estamos aqui para lhe ajudar a criar a melhor estratégia de estudos para garantir o seu sucesso quando terminar essa primeira jornada. Se você já estiver pronto para saber tudo que precisa sobre isso, vá descobrir nas próximas linhas! 

O que é e para que serve o vestibular? 

O vestibular é um processo seletivo criado pelas instituições de ensino superior em que estudantes, que querem ingressar em algum curso que elas ofereçam, são classificados para as vagas disponíveis em um período específico do ano. Cada universidade pode ter a sua própria avaliação, mas depois da criação do Enem muitas faculdades aboliram o vestibular próprio mantendo o ingresso apenas pela nota do Enem. Outras aceitam ingresso por Enem e vestibular com o intuito de que possam concorrer mais pessoas de qualquer lugar do Brasil. 

Em resumo, o vestibular serve para que as vagas que estejam à disposição sejam ocupadas pelos melhores concorrentes de um determinado ano. Além de ser uma forma de ingresso mais específico e bem direcionado por ser um exame próprio da instituição. Dessa forma, se for prestar só o vestibular de determinada faculdade, é possível fazer um cursinho pré-vestibular voltado apenas para o estilo de prova daquela que foi a sua escolha.  

No próximo tópico, vamos falar um pouco sobre o Enem. Siga com a leitura! 

O que é o Enem? 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998. Na época, o propósito era apenas avaliar como estava o desempenho dos estudantes ao concluírem a educação básica. Depois de 11 anos, em 2009, a avaliação foi aperfeiçoada para que também servisse como meio de acesso à educação superior. A partir de 2020, devido à pandemia causada pelo vírus da covid-19, os candidatos podem escolher entre realizar a prova impressa ou o Enem digital, no qual o exame é aplicado em computadores, em instituições determinadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

nota do Enem pode ser utilizada para acesso às universidades do Brasil por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, mais de 50 instituições portuguesas (Enem Portugal) aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. É possível, também, solicitar financiamento estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Todas as pessoas que concluíram o ensino médio ou irão concluir no ano da aplicação do exame podem realizar as provas. Já os estudantes que não se encaixam nessas características podem fazer o Enem como “treineiros” e o seu desempenho servirá somente para autoavaliar os seus conhecimentos educacionais. 

Muitos vestibulandos optam por fazer curso preparatório Enem para desenvolverem, de maneira mais aprofundada, tudo aquilo que estudaram ou estudam no ensino médio. Chegamos ao ponto que você mais queria: qual é a melhor estratégia, Enem ou vestibular? Vamos lá! 

O que é melhor: Enem ou vestibular? 

Para sermos sinceros, Enem e vestibular são dois processos relevantes e você pode se inscrever e estudar com qualidade para os dois tipos de exame para acesso ao ensino superior. É viável fazer o cursinho pré-vestibular ou curso preparatório Enem para garantir o sucesso nas provas. 

Um outro ponto que deve ser considerado para realizar os dois tipos de exame é que as suas chances aumentam. Anteriormente, falamos que a nota do Enem em algumas instituições vale para ingresso mesmo naquelas que possuem vestibular próprio, ou seja, prestando o vestibular da universidade e o Enem, você tem duas vezes mais chance de ser aprovado na instituição escolhida.  

Dessa forma, faça as duas modalidades se você: 

  • deseja aumentar suas chances de conquistar uma vaga no ensino superior; 
  • quer usar a nota do Enem para outras finalidades, por exemplo, bolsa de estudos, financiamento etc.; 
  • acha válido criar mais oportunidades de entrar no curso que tanto gostaria ao longo do ano; 
  • sabe que a instituição que pretende estudar aceita a nota do Enem e possui vestibular próprio. 

Então, agora você já sabe que não precisa deixar de fazer nenhum dos exames que permitirão o seu ingresso no ensino superior. Pode e deve se preparar para os dois e nós aqui do Anglo podemos lhe ajudar a tornar esse processo mais fácil porque aqui é sucesso garantido. Você pode ler os textos “Saiba como ir bem no Enem!” e “5 dicas para não reprovar no vestibular” para já começar a organizar os seus estudos. 

Até mais! 

 

Assine nossa newsletter