5 dicas de preparação para vestibulares de meio de ano - Curso Anglo

5 dicas de preparação para vestibulares de meio de ano

Postado 11 de julho de 2022

Vestibulares de meio do ano ou de inverno são bastante comuns em universidades privadas. Universidades de renome como FGV, Mackenzie, Insper e PUC, por exemplo, abrem processos seletivos para ingresso em cursos de graduação no segundo semestre letivo. O número de processos seletivos que ocorrem no meio do ano, entretanto, é mais reduzido do que os que acontecem no final do ano. Diante das muitas dúvidas a respeito de como deve ser a preparação para o vestibular de inverno, é importante lembrar que o empenho e a dedicação aos estudos devem ser iguais aos da preparação para o vestibular tradicional de final de ano, já que os conteúdos exigidos em ambas as provas são os mesmos. Quer saber mais sobre esse tipo de exame, como se preparar para ele e se é o ideal para você? Acompanhe o conteúdo que preparamos! 

 

Ainda dá para se preparar para o vestibular? 

A preparação para o vestibular é uma das maiores preocupações de todo vestibulando, afinal ninguém quer fazer uma prova com a sensação de que não está suficientemente preparado. Se você já estuda há algum tempo e dispõe de um tempo diário maior para se dedicar aos estudos ou já fez cursinho antes, é possível que esteja mais bem preparado para essas provas. Mas se você não se enquadra em nenhum desses casos, não se preocupe! Ainda é possível você garantir uma boa preparação, desde que seja disciplinado e monte um bom cronograma de estudos. Isso porque elaborar um cronograma de estudos pode ajudar bastante a direcionar melhor os temas e as matérias que devem ser estudados com mais afinco, além de ser ideal para que você organize bem o tempo de que dispõe não apenas para os vestibulares de inverno. E pode também o ajudar na preparação para Enem. Desse modo, é perfeitamente possível que você se prepare para os vestibulares de meio de ano, por mais próximas que as provas estejam, desde que seja disciplinado e organizado.  

A seguir elencamos as principais vantagens de prestar vestibular de meio de ano. Continue a leitura! 

Vantagens de prestar vestibular no segundo semestre 

Ter mais tempo para preparação para as provas, já que os conteúdos cobrados nos vestibulares de inverno são os mesmos cobrados nos vestibulares de final de ano, é uma das principais vantagens de se fazer os vestibulares do segundo semestre.  

Além de conseguir estudar os conteúdos com maior tranquilidade, ao dedicar mais tempo para os estudos, você se sentirá mais seguro no momento de realizar a prova, o que pode contribuir para um melhor desempenho. Outra grande vantagem é ter a chance de pesquisar com mais calma informações a respeito da universidade em que você pretende ingressar. Quando precisamos tomar uma decisão em tão pouco tempo, é provável que não façamos a melhor escolha. 

Então, se você optar por prestar vestibular no segundo semestre e quiser turbinar seus estudos, não deixe de conhecer mais sobre o semi de agosto do curso Anglo! O semi de agosto é ideal para aqueles que estão em fase de preparação para Enem e para outros vestibulares. 

Com a intenção de que, após a leitura deste texto, você já inicie a sua preparação para os vestibulares de meio de ano mais seguro, preparamos 5 dicas importantes a seguir. Confira! 

 

  1. Faça simulados: fazer simulados e provas antigas da instituição em que deseja ingressar é essencial para que você conheça melhor os conteúdos cobrados pela universidade em questão. Você conseguirá identificar padrões sobre quais são os conteúdos mais recorrentes e como são apresentados aos candidatos nas provas. É possível encontrar essas avaliações nos sites das instituições. Baixe os arquivos, se possível os imprima, reserve um tempo adequado para praticar sem interrupções e mãos à obra! 
  2. Revise os conteúdos estudados: após realizar as provas anteriores, é provável que surjam dúvidas com relação a alguns conteúdos. É importante que você os revise e não deixe que tais dúvidas se acumulem. Marque as questões que você não entendeu e que necessitam de uma revisão. Além disso, não deixe de revisar cuidadosamente os conteúdos que você percebe que caem com maior recorrência no exame para a qual está estudando.  
  3. Conheça bem a prova que irá prestar: é muito importante que você conheça bem o vestibular que irá prestar. Todas as informações sobre o vestibular estão concentradas em um único documento: o edital. Ler o edital da instituição é importante porque é possível saber qual conteúdo cai na prova, como as questões estão distribuídas e, também, informações sobre a prova de redação. Você pode encontrar esse documento acessando o site da instituição de ensino, que geralmente disponibiliza esse documento alguns meses antes da prova.  
  4. Prepare-se psicologicamente: todos sabem que a preparação para Enem ou para qualquer outra prova é um período de grande ansiedade. Nos vestibulares de meio de ano, não é diferente, com o agravante de que muitas vezes o tempo para preparação é menor do que o habitual. Por isso, é importante que você cuide de sua saúde mental praticando exercícios, reservando um tempo de lazer e de descanso. 
  5. Escreva redações: cada vestibular tem sua especificidade com relação à prova de redação. Por essa razão, é importante que você pratique produção textual a partir do que foi solicitado em provas anteriores e de acordo com as instruções contidas no edital ou manual do candidato. Lembre-se, não basta apenas ler os temas de redação das provas anteriores ou as informações do edital, é preciso que você redija esses textos. 

 

Esperamos que esse conteúdo tenha o ajudado a tomar uma boa decisão. Se você optar por uma preparação para Enem e outros grandes vestibulares com mais calma, não deixe de conhecer mais sobre o semi de agosto do Curso Anglo.  

Bons estudos e até mais! 

Assine nossa newsletter

Newsletter