5 dicas para ir bem no Enem 2022 - Curso Anglo

5 dicas para ir bem no Enem 2022

Postado 23 de março de 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar de milhões de estudantes brasileiros que desejam conquistar uma vaga em universidades públicas ou concorrer a bolsas de estudos em faculdades privadas todos os anos. Além disso, ao se darem bem no exame, é possível conseguir que o governo custeie os estudos por meio de iniciativas como o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). 

Para ter acesso a todas as oportunidades que o Enem oferece, é necessário atingir uma boa pontuação, algo que demanda dedicação e muito comprometimento. E, por saberem disso, muitos estudantes ficam preocupados e se sentem perdidos sobre como tornar o seu estudo mais eficiente ou por onde começar, visto que há muito a ser aprendido e revisado até o dia da prova. 

Como estamos no início dos estudos para o Enem 2022, vários vestibulandos possuem muitas dúvidas de como se preparar bem para essa avaliação, uma vez que existem particularidades que a diferencia dos vestibulares mais tradicionais. O que já adiantamos é que, apesar das diferenças, estudar para o Enem 2022 não será mais fácil ou mais difícil do que normalmente é para qualquer outro processo seletivo de ingresso no ensino superior. 

Neste texto, separamos algumas informações importantes e algumas dicas para o ajudar nesse percurso rumo à universidade por meio do Enem 2022. Não deixe de conferir! 

Quando começar a estudar para o Enem? 

Se pensarmos em um cenário ideal, os estudantes podem começar a estudar para o Enem a partir do segundo ano do ensino médio, isso porque conseguiriam se preparar com calma e teriam tempo para se ambientar à prova com revisões e simulados até o final do terceiro ano. Além disso, ao terminar o segundo ano, o aluno pode prestar o Enem como treineiro, a nota não dará acesso às vagas disponíveis, mas ter a experiência dessa forma aumenta bastante as chances de no ano seguinte se sentir mais seguro para prestar o exame. 

Claro, se você já não está mais no ensino médio, o melhor é começar a se organizar para estudar para o Enem 2022 assim que terminar de ler este texto. Pode parecer uma brincadeira, mas nós do Curso Anglo sabemos a importância de aproveitar todo o tempo disponível para se dedicar aos estudos quando o maior objetivo é ser aprovado em uma boa universidade e para o curso escolhido.

Bateu um pouco de desespero por não ter começado ainda a sua preparação para o vestibular? Calma, continue a leitura que no próximo tópico você perceberá que ainda dá tempo de começar a estudar para o Enem 2022

É possível estudar para o Enem em 1 ano? 

O ano do Enem 2022 chegou e, junto a isso, cresce a preocupação com a preparação que precisa ser feita até o dia da prova. Alguns vestibulandos analisam as suas possibilidades de aprovação ao iniciar os seus estudos faltando 1 ano para o exame, para tranquilizá-los, trazemos uma boa notícia: é possível estudar para o Enem 2022 nesse período. 

É evidente que, com uma preparação mais longa, as suas chances são maiores de conquistar uma boa nota, porém aqui no Curso Anglo defendemos que, com muita dedicação e um bom planejamento, há grande possibilidade de ser aprovado no Enem 2022. Para isso, antes de tudo, é importante analisar o cronograma Enem 2022 e partir para a elaboração do seu plano de estudo. Os especialistas educacionais do Curso Anglo podem o ajudar nessa tarefa, com certeza, isso acelerará o seu processo rumo ao seu objetivo. 

Enquanto você não começa os seus estudos, leia 5 dicas sobre como começar a estudar para o Enem 2022 para colocar em prática ao longo do ano e, assim, cumprir com excelência o cronograma Enem 2022, o que fará toda diferença no seu resultado. Acompanhe! 

Como começar a estudar para o Enem 2022? 

Você já sabe que para se preparar para o Enem 2022 precisará de tempo, organização e dedicação. Por isso, nós do Curso Anglo separamos 5 dicas essenciais para esse momento da sua jornada. 

  1. Elabore um cronograma de estudos – isso deve ser feito a partir do cronograma Enem 2022, uma vez que será necessário dividir todos os conteúdos que serão estudados até o dia da prova. Então, considere as datas e separe mais tempo para as disciplinas que possui mais dificuldades, mas isso não quer dizer que não seja preciso praticar aquelas que são mais fáceis para você. 
  2. Reserve um espaço adequado para estudo – em casa, o seu espaço de estudo ideal é um ambiente silencioso e com poucas distrações, pode não parecer, mas esse detalhe tem o potencial de aumentar o seu rendimento. Caso também faça cursinho, busque espaços onde seja possível manter o foco e cumprir o que foi planejado para o dia. O Curso Anglo oferece auxílio e espaço adequado para a sua rotina. 
  3. Pratique leitura e interpretação de texto – essa dica serve para todas as áreas do conhecimento. O Enem tem os enunciados pautados na leitura e interpretação de texto, ela é somada ao conhecimento técnico de cada disciplina. Então, quanto melhor estiver essa habilidade, melhor você se sairá na resolução das questões, para isso, faça revisões e simulados com frequência. 
  4. Cuide da saúde física e mental – se você não estiver bem, dificilmente, conseguirá manter seu rendimento por não completar as tarefas sistematizadas no seu plano de estudos. Desse modo, pratique atividade física pelo menos 3x por semana, alimente-se bem, durma pelo menos 8h por noite e observe como tem ficado o seu emocional durante o preparatório Enem. 
  5. Pratique redação – Por último, mas não menos importante, é a redação que não pode deixar de ser priorizada ao estudar para o Enem 2022. Ela pode determinar quem conquistará uma vaga e quem não, então fique ligado em como tem feito os treinos de produção textual. 

Nós do Curso Anglo, esperamos que essas 5 dicas ajudem você a potencializar os seus estudos para o Enem. Gostou desse conteúdo? Se sim, volte para ler as próximas publicações. 

Até mais! 

]]>

Assine nossa newsletter

Newsletter