5 dicas para montar um cronograma de estudos

Postado 22 de junho de 2022

Organizar-se para dar conta de estudar todos os conteúdos necessários para o vestibular é uma das maiores dificuldades enfrentadas por muitos estudantes. Se você já pesquisou sobre a melhor forma de como fazer isso, é bem provável que tenha ouvido falar do cronograma de estudos. Esse pode ser um excelente meio para organizar seu tempo de modo a melhorar sua produtividade, uma vez que você estabelece metas e prazos, além de distribuir adequadamente o seu tempo livre.  

Por outro lado, alguma vez você já se questionou sobre qual seria o melhor cronograma de estudo ou o mais adequado plano de estudo que você poderia seguir para alcançar seus objetivos e passar no tão sonhado concurso vestibular? Saber criar esse cronograma é fundamental para que você o elabore de forma a conseguir bons resultados. 

Se você ainda tem dúvidas a respeito, venha conosco que vamos detalhar diversas opções, inclusive um plano de estudo para passar em medicina. Acompanhe! 

 

Como montar um plano de estudos eficiente? 

A primeira coisa a ter em mente é o que exatamente você almeja e como chegar lá, isto é, qual o curso que deseja prestar e quais as suas exigências, como a nota de corte, por exemplo, necessária para passar. Com isso em mente, o primeiro passo para a organização de um plano de estudo com seu respectivo cronograma de estudo é calcular quanto tempo disponível você ainda tem até o vestibular. Por exemplo, se você souber que dispõe de 10 meses, tente distribuir as matérias a serem estudadas ao longo desses 10 meses, alternando umas com as outras semana a semana. Comece por aquelas que são mais simples, com as quais você tem mais facilidade. Ao conseguir dominá-las você ganhará confiança progressivamente para enfrentar as mais difíceis.  

Montar um cronograma de estudos é simples e pode ser feito tanto em uma folha de anotações, caderno, por meio de aplicativos ou em planilhas. Você deve criar planos de estudos que considere o seu perfil de estudante e que contemplem o que será estudado ao longo da semana e dos meses. Para criar o seu planejamento, você deve determinar a quantidade de tempo para os estudos, sempre tendo em vista também a realização das demais atividades como deslocamento para a escola/cursinho, alimentação, lazer, descanso, atividade física etc. 

A fim de facilitar a sua vida na hora de elaborar o seu cronograma de estudo, preparamos um passo a passo para você no próximo tópico. Não perca! 

 

Como fazer um cronograma de estudos em 5 passos 

Um ótimo plano de estudo para passar em medicina ou em qualquer outro curso começará precisamente por esse caminho que estruturamos. Veja a seguir.  

  1. Identifique as prioridades de estudo: você vai muito bem em história, mas sente dificuldade na hora de fazer exercícios de matemática? Consegue resolver facilmente exercícios de química, mas sofre com biologia? Isso é muito comum, então avalie bem suas dificuldades e pontos fortes e, a partir disso, defina prioridades na hora de formular o seu cronograma de estudos. É importante considerar também o peso de cada matéria em uma prova. As disciplinas com um maior número de questões nos vestibulares merecem mais atenção e tempo de dedicação. Ao definir prioridades, você pode começar a organizar o seu calendário, anotando as matérias que serão estudadas a cada dia e as tarefas específicas. 
  2. Faça atualizações constantes em seu plano de estudos: caso ocorra algum atraso por qualquer imprevisto, tenha sempre em mente um plano B, isto é, preveja a possibilidade de estudar duas matérias ao invés de uma numa mesma semana, mantendo assim o cronograma sempre em dia. Isso evitará atrasos e que você se desespere por pensar que não dará conta do conteúdo. 
  3. Defina metas para os estudos: para quem pretende prestar especificamente medicina, um bom plano de estudo para passar em medicina pressupõe foco permanente em uma meta específica, que pode ser absorver todo o conteúdo programático do edital da instituição em que você pretende estudar. Ao estabelecer metas claras, você terá disciplina para seguir o cronograma de estudo traçado e dedicação intensa durante todo o período destinado aos estudos. Só assim, em estado de “concentração máxima”, você poderá competir de igual para igual com outros vestibulandos que com certeza trilharão um caminho semelhante. Mesmo que você não seja um vestibulando de medicina, pode criar metas relacionadas à dificuldade que as provas para o seu curso exigem. 
  4. Organize seu tempo: um bom plano de estudo a seguir deve ser o de reservar o máximo de tempo possível para os estudos, além de um bom tempo de descanso (sono e repouso), cuidar da alimentação e deixar pequenos intervalos para demais atividades. Vale a pena deixar temporariamente de lado aquela viagem, aquela balada, em nome de um objetivo maior. Assim que alcançá-lo, então você terá todo tempo do mundo para realizar aquelas outras atividades que tão somente adiou por um tempinho. 
  5. Avalie sua trajetória: um outro plano de estudo para passar em medicina pode vir associado também à sua trajetória pessoal não necessariamente associada exclusivamente ao cursinho. Se você consegue fazer uma autoavaliação de seus pontos fortes e fracos, avaliando sua trajetória escolar, você conseguirá priorizar conteúdos a serem estudados de modo mais produtivo. 

Esperamos que as dicas acima tenham sido úteis para que você possa montar seu próprio plano e cronograma de estudos e, em particular, para organizar um plano de estudo para passar em medicina. Mãos à obra! 

Assine nossa newsletter

Newsletter