8 dicas para treinar interpretação de texto para o vestibular

Com certeza, você já ouviu de muitos professores que deveria melhorar a sua interpretação textual. Não apenas daquela professora de português que todo mundo acha exigente, mas também da professora de matemática que a maioria jura que ela está em sala de aula apenas para ensinar fórmulas matemáticas complexas.   

O que temos para lhe contar é que esses professores não estavam errados. No vestibular, entre as habilidades mais importantes para os candidatos estão a compreensão e a interpretação de texto, uma vez que todas as áreas do conhecimento, além do conteúdo técnico, exigem um bom nível de leitura para garantir o acerto da questão. Dessa forma, dedicar tempo para aperfeiçoar a sua capacidade de interpretar e de compreender o que está escrito é essencial em todos os processos de ingresso no ensino superior. 

Se você quer aprender como demonstrar pensamento crítico, capacidade de raciocínio, expressão, leitura e escrita, saiba que é por meio do domínio de interpretação textual que isso será possível. Então, continue a leitura porque preparamos algumas dicas com o intuito de tornar isso muito mais fácil! 

Como fazer interpretação de texto? 

A interpretação textual depende de um processo que ocorre independentemente de pensarmos em cada etapa. Nosso cérebro segue um caminho específico visualizando o objetivo principal: a excelência na compreensão daquilo que está escrito. Assim, temos a seguinte sequência de ações: 

  1. Leitura; 
  2. Decodificação; 
  3. Interpretação. 

Desse modo, diferente do que muitos estudantes pensam, saber ler não é o suficiente para realizar uma boa interpretação textual e se dar bem nas questões do vestibular. É importante compreender o que está posto e depois analisar para de fato interpretar a mensagem transmitida com excelência. 

Para compreensão e interpretação de texto, você precisará responder a algumas perguntas durante e depois da leitura: 

  • Qual a ideia central? 
  • Quem participa da situação? 
  • Por que esse é o ponto central e envolve essas pessoas? 
  • Há algumas causas e consequências para a situação ter se desenrolado dessa maneira? 
  • A quem essa mensagem se destina?
  • Qual o objetivo de se falar sobre isso? 

Sem entender os detalhes dos enunciados ou das produções textuais por completo, poderá fazer uma interpretação equivocada e chegar a conclusões que irão o distanciar da resposta correta. Você pode estar pensando que perderá muito tempo com esses questionamentos; mas, com a prática constante, isso se tornará um hábito e o seu cérebro de modo automático começará a respondê-las sem muito esforço. Assim, quanto mais treinar, mais rápido compreenderá os enunciados e qualquer direcionamento dado nas questões do vestibular

Agora que você já sabe como fazer interpretação de texto, precisa de algumas técnicas para acertar mais no vestibular. Então, siga para o próximo tópico que separamos 8 dicas para o ajudar nessa tarefa! 

Como acertar mais questões de interpretação de texto no vestibular? 

Para acertar mais questões no vestibular, será necessário treino e a compreensão de que qualquer pergunta pode ser facilitada se você for habilidoso na compreensão e interpretação de texto. Por isso: 

  • leia o enunciado da questão antes de ler o texto: isso proporcionará mais clareza sobre o que precisa estar em foco durante a leitura, diminuindo o tempo gasto para resolução da questão; 
  • leia com calma e preste atenção aos mínimos detalhes: se a intenção é entender o que está escrito, não é numa leitura rápida e superficial que isso ocorrerá, assim esteja atento quando for ler qualquer texto; 
  • grife aquilo que julgar relevante no texto: fazer isso ajudará muito a voltar no que realmente é importante para resolver a questão sem a necessidade de reler a produção textual integralmente; 
  • coloque as orações na ordem direta: ao colocar a frase na ordem direta, os significados ficarão mais claros, evitando equívocos na interpretação; 
  • leia vários tipos de textos: ao se preparar, leia textos de todos os tipos possíveis. Não pense que lendo apenas as obras obrigatórias seus problemas estarão resolvidos, você precisará de variedade para ter sucesso porque no vestibular poderá ter texto jornalístico, tirinha, crônica, poesia, charge etc. 
  • faça anotações: ao considerar o que o comando da questão apresentou, anote as palavras-chave e pontos que está certo de que facilitarão chegar à resposta correta; 
  • explique para si mesmo o que compreendeu do texto: quando estiver treinando, escreva com suas palavras aquilo que entendeu do texto. Caso consiga explicar as ideias do autor, provavelmente interpretou corretamente as ideias e informações originais; 
  • resolva muitos exercícios: como você terá compreensão e interpretação de texto das perguntas das avaliações, sem ter contato com a maneira que os assuntos são abordados no vestibular? Quanto mais exercícios de interpretação textual forem realizados, maiores serão as suas chances de garantir muitos acertos nas provas. 

Esperamos que depois dessas dicas, você se sinta mais preparado para encarar esse desafio. Se gostou desse conteúdo, volte por aqui que em breve traremos mais dicas imperdíveis! 

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

5 motivos para fazer simulados

Podemos afirmar que para ser aprovado nos maiores vestibulares do país é necessário praticar muito. E nada melhor para essa tarefa do que realizar avaliações anteriores.

Leia mais

8 dicas para manter o foco nos estudos

Focar nos estudos para o vestibular nem sempre é fácil, principalmente, quando não foi construída uma rotina adequada. Assim, muitos vestibulandos têm dificuldades para manter....

Leia mais

5 dicas para ir bem no Enem 2022

O ano do Enem 2022 chegou e, junto a isso, cresce a preocupação com a preparação que precisa ser feita até o dia da prova. Alguns vestibulandos analisam as suas possibilidades de aprovação...

Leia mais

Como as fake news podem afetar os estudos?

Fake news tem relação com os estudos? Sim, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural e apoiar-se em fake news, pode prejudicar significativamente

Leia mais

Como ingressar na Unesp?

As opções de ingresso para a Unesp são por meio da realização das provas do seu vestibular tradicional e pelo processo seletivo Unesp-Enem.

Leia mais

Como ingressar na Unicamp?

A UNICAMP é considerada uma das melhores universidades da América Latina, segundo o resultado publicado pelo ranking latino-americano do THE.

Leia mais

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais