Cultura cinéfila no vestibular – um olhar enriquecido

Postado 10 de abril de 2019

Algumas das questões mais difíceis dos grandes vestibulares atuais têm exigido dos alunos uma bagagem de conhecimentos que não se circunscreve àquela auferida apenas pelo estudo dos conteúdos programáticos: os conhecimentos que se espera que um aluno, ao fim do ensino médio, domine. Num mundo em que circula uma quantidade impressionante de informações variadas – que vão do Fake News manipulador até a pesquisa acadêmica passando pelo mito e pelo “besteirol” –, o que se quer dos futuros universitários é uma curiosidade e uma disciplina que os levem a consumir informações de qualidade, as quais lhes permitam entender o mundo e com ele interagir com consciência. Em outras palavras, ou empregando um termo já tão repetido, o que se quer é um repertório o mais possível refinado.

O cinema, como de resto toda mídia, é uma forma de transmissão de informações, as quais, além do valor que podem ter em si mesmas, podem ainda ensejar a reflexão, contribuindo para o alargamento e amadurecimento intelectual dos espectadores. Em se tratando de vestibular, as contribuições prestadas pelo cinema são múltiplas e podem se dar em todas as matérias. Cumpre observar, entretanto, que, mesmo sendo certo que qualquer filme, por pior que seja, pode no mínimo introduzir um raciocínio, são os clássicos e os atuais com alguma consagração crítica que comumente mais contribuição trazem. Além do valor comprovado pelo crivo do tempo ou da análise, são bastante conhecidos, facilitando, por isso, o seu comentário, já que é provável que, filme renomado, o examinador o conheça.

Veja a matéria completa no blog Dicas de Vestibular:
https://dicasdevestibular.blogosfera.uol.com.br/2019/04/10/cultura-cinefila-no-vestibular-um-olhar-enriquecido/

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