Quantos anos tem a faculdade de odontologia?

Postado 18 de agosto de 2022

Conhecer as melhores faculdades de odontologia é extremamente importante para os vestibulandos que pretendem ingressar nesse curso. A escolha da instituição deve se basear em critérios como a excelência de ensino e comprometimento com o aprendizado dos estudantes, além de uma boa infraestrutura que possibilite a capacitação profissional dos futuros dentistas.  

Pensando nisso preparamos um texto com informações esclarecedoras a respeito das melhores faculdades de odontologia brasileiras, bem como informações sobre valores, uma vez que o preço da faculdade de odontologia é bastante variável de acordo com a instituição de ensino pretendida. Por essa razão, também daremos dicas sobre como você pode conseguir estudar gratuitamente ou com descontos na mensalidade por meio de bolsa para faculdade de odontologia. Ficou interessado? Então, siga para as próximas linhas! 

 

Como é o curso de Odontologia? 

Disponibilizada em instituições de ensino públicas e privadas, a graduação em Odontologia é um curso da área de saúde com a titulação de bacharelado. O curso tem uma duração média de cinco anos e forma profissionais para cuidar dos dentes, gengivas e bochechas, além de serem capacitados também para implantar próteses dentárias, realizar cirurgias e atividades afins.  

Os cinco anos de graduação são divididos em 10 períodos em horário integral. Dessa forma, é preciso que você saiba que os estudantes de odontologia necessitam dedicar muitas horas do seu dia aos estudos na instituição de ensino. 

A grade curricular de Odontologia nos primeiros semestres é composta por disciplinas teóricas mais genéricas da área de saúde e ciências biológicas, como bioquímica, genética e anatomia. Após esses semestres introdutórios, há o aprofundamento em conteúdo específico da graduação em odontologia e atividades práticas que costumam ser mais frequentes com o passar dos períodos. Durante essa fase do curso os conteúdos abordados têm enfoque na odontologia hospitalar, clínica integrada e cirurgia.  

Uma curiosidade sobre a faculdade de odontologia é que, ao contrário de outros cursos que exigem a prática após percorrer boa parte dos estudos teóricos, é possível realizar estágios nos anos iniciais de curso. Esses estágios são excelentes oportunidades para que os estudantes já tenham uma pequena experiência de como será sua carreira futura, garantindo a compreensão se realmente tem afinidade com a profissão. 

Agora que você conheceu um pouco sobre o curso de Odontologia e, caso ainda esteja interessado em seguir carreira, é importante saber escolher a instituição de ensino correta para sua formação. Confira isso a seguir! 

As melhores faculdades de odontologia 

Uma vez que uma boa formação profissional também depende do lugar em que você vai estudar — afinal, a instituição é a grande responsável por um bom ensino e formação — separamos para você as melhores faculdades de odontologia. A seguir, confira o ranking de melhores instituições para estudar odontologia: 

  1.  USP – Universidade de São Paulo; 
  2.  UNICAMP – Universidade de Campinas; 
  3.  UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita; 
  4.  UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais; 
  5. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Com essa lista em mãos, pesquise informações sobre cada uma das instituições para escolher aquela que melhor se adequa ao seu perfil, além de avaliar questões como logística e grade curricular do curso. E como conseguir bolsa para faculdade de odontologia? É isso que vamos esclarecer no próximo tópico. Vamos lá? 

 

Como conseguir uma bolsa para faculdade de Odontologia?  

Muito provavelmente você já saiba que o ingresso nas instituições públicas acontece por meio do vestibular tradicional e dos programas do Governo como Enem e SiSU. Já as instituições privadas possuem o vestibular tradicional, além de programas de iniciativa governamental como o Fies e o ProUni 

Como muitas vezes o preço da faculdade de odontologia pode ser bastante elevado, os estudantes também contam com bolsa para faculdade de odontologia oferecida pelas próprias instituições privadas de ensino, como uma oportunidade para cursar uma faculdade particular com desconto nas mensalidades. O preço da faculdade de odontologia é bastante oneroso e a mensalidade varia entre R$2.100,00 e R$ 5.000,00 a depender da instituição de ensino. Logo, é importante conhecer maneiras de abater esse alto preço da faculdade de odontologia  

A bolsa para faculdade de odontologia é uma boa alternativa que possibilita um alívio para as finanças pessoais, uma vez que por meio dela é possível pagar as mensalidades de maneira tranquila. São muitas opções, então nada melhor do que compreender como cada uma delas funciona. Existem vários tipos de bolsas de estudo disponíveis para os estudantes de odontologia. Cada uma dessas bolsas se baseia em critérios diferentes, como bolsas por mérito acadêmico, por perfil socioeconômico e, até mesmo, descontos por pontualidade no pagamento. Conheça um pouco mais sobre possibilidades de bolsa para faculdade de odontologia a seguir: 

  • bolsa por mérito acadêmico: esse benefício é concedido aos alunos que mais se destacam com relação às notas obtidas nos processos seletivos. Os programas de bolsa por mérito podem premiar tanto os mais bem colocados no vestibular quanto os que obtiveram bons resultados no Enem. Em algumas universidades, alunos que conseguiram de 851 a 900 pontos no Enem podem ganhar até 75% de bolsa e aqueles que fizeram mais de 900 pontos conseguem bolsas de 100%! 
  • bolsa por perfil socioeconômico: um dos requisitos principais para pleitear uma bolsa é a situação econômica e social. O benefício é direcionado a estudantes que não poderiam arcar com as mensalidades sem essa ajuda. O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um dos exemplos mais conhecidos e distribui bolsas de 50% a 100%. Para concorrer a uma vaga é preciso ter renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.  Se inscrever no processo seletivo é fácil: basta ter feito o Enem, ter tirado acima de 450 pontos na média geral das provas e não ter zerado a redação. Entretanto, como o curso de Odontologia é bastante concorrido, certamente apenas os 450 pontos no Enem não serão suficientes, já que a nota de corte para essa graduação quase sempre fica acima de 600 pontos.  
  • Descontos por pontualidade no pagamento: uma forma de conseguir baratear as mensalidades é pagá-las em dia. Em muitas faculdades particulares há desconto de até 10% da mensalidade para aqueles que a pagam pontualmente.  

Esperamos que essas informações o ajudem a tomar uma boa decisão.  Até mais! 

Assine nossa newsletter

Newsletter