Tipos de conclusão para usar na redação do vestibular

Postado 12 de outubro de 2022

No momento da escrita de uma produção textual, nenhuma parte pode ser negligenciada. Esse raciocínio vale também para a conclusão da redação, esta que também é uma etapa muito importante e precisa ser considerada durante todo o processo de planejamento do texto. Por outro lado, muitas vezes, o que ocorre é que o desenvolvimento da redação recebe muito mais atenção dos estudantes, uma vez que as ideias principais para defesa de um ponto de vista estarão contidas ali.  

Nesse sentido, seja por desatenção, por falta de tempo ou planejamento, a conclusão da redação quase sempre acaba tendo o seu valor esquecido. Entretanto, uma conclusão que não é bem planejada pode prejudicar um bom desenvolvimento da redação. O último parágrafo do texto desempenha um papel fundamental que, por mais que não seja o mais complicado, é imprescindível e muito trabalhoso, pois articula resumidamente todo o raciocínio argumentativo, ou seja, fecha a linha de raciocínio apresentada ao longo de toda redação.  

Quer entender como aprimorar o desenvolvimento da conclusão da redação e quais são as diferentes formas de concluir uma dissertação? Não deixe de conferir as informações que separamos para você!

Quais são os tipos de conclusão? 

 

Provavelmente você já sabe que não existe um único tipo de conclusão de redação, mas será que já conhece especificamente cada um dos tipos de fechamento de textos? Listamos a seguir os principais modos de concluir um texto dissertativo e detalhamos como desenvolver cada um deles. Confira! 

  • Conclusão por síntese 

Esse é o modelo de conclusão mais comum que é ensinado. A finalidade principal é basicamente retomar os argumentos principais abordados ao longo do desenvolvimento da redação de modo a reforçar para o leitor os pontos centrais defendidos no texto. Uma vez que o objetivo principal da conclusão é resumir o que foi dito previamente, pode ser praticamente impossível não repetir o que foi apresentado antes. Assim, não é recomendável incluir informações ou argumentos novos na conclusão por síntese e em outros tipos de conclusão, porque não há como desenvolver efetivamente esses argumentos em poucas linhas. Então, vale deixar claro que o modo como você irá retomar as ideias principais é crucial para conferir um bom resultado de convencimento do leitor sobre o seu ponto de vista. É possível alcançar esse objetivo não apenas por meio de uma paráfrase dos argumentos centrais e repetição da tese como também com a citação de exemplos ou de repertórios já mencionados previamente. Nesse sentido, a síntese não é uma mera repetição de informações contidas no desenvolvimento de redação, mas também parte importante para fechamento da argumentação. Para garantir que você fará uma redação nota mil, é preciso que você se certifique de que sua conclusão considere todo o percurso argumentativo.
 

  • Conclusão por dedução
    Segundo a professora do Curso Anglo, Bruna Moscardo, há, ainda, um outro tipo de conclusão de redação: a conclusão por dedução. Essa, de acordo com a docente, “prevê o desdobramento, as consequências lógicas do que foi previamente construído. Por flertar com a possibilidade de trazer informações novas, ela pode mais facilmente induzir à quebra do princípio de coerência (ou seja, argumentar no lugar de concluir) e inserir reflexões artificiais e forçadas que não são produto orgânico da argumentação.” É fundamental salientar que a técnica em questão exige um nível de preparação maior, uma vez que exige mais de quem está escrevendo. Para explicar na prática como é estruturado esse tipo de conclusão, a professora usa como exemplo o tema da Fuvest de 2021, O mundo contemporâneo está fora de ordem? Segundo a professora, “a partir dele o candidato poderia defender a tese de que o mundo está fora de ordem e desenvolver uma argumentação que explicita como a organização econômica e política desrespeita a dignidade humana. Considerando esse caminho, seria viável deduzir na conclusão que, contraditoriamente, existe uma ordenação da sociedade contemporânea, mas que suas condições não devem ser aceitáveis e, por isso, é possível afirmar que o mundo está fora de ordem.” Nesse caso, a conclusão proporciona essa inferência sem a necessidade de se elaborar uma tese diferente.

  • Conclusão por intervenção
    Muito comum nas dissertações do Enem, a conclusão por intervenção consiste em apresentar uma proposta de solução para um problema social que foi discutido ao longo do desenvolvimento do texto. Saber elaborar uma conclusão por intervenção é crucial para redigir uma redação nota mil no Enem. A orientação para esse tipo de conclusão é a seguinte: deve-se retomar brevemente os argumentos apresentados ao longo do texto e formular uma solução viável e efetiva para os problemas trazidos pela proposta de redação. Para isso, essa proposta deve apresentar cinco elementos: a ação, um agente responsável por executar essa solução, o modo pelo qual ela será executada ou como será viabilizada e a finalidade pretendida com a adoção dessa ação. O quinto elemento obrigatório, que gera muita dúvida entre os vestibulandos, é o detalhamento, porém sem o detalhamento, o aluno não conseguirá uma redação nota mil. O detalhamento de algum dos elementos da proposta, segundo a professora Bruna Moscardo, “pode ser apresentado a partir de exemplos ou de uma simples explicação da função do agente escolhido”. Lembrando que para obter nota máxima no quinto critério de correção do Enem (proposta de intervenção) e, consequentemente, elaborar uma redação nota mil, é preciso incluir, na sua conclusão, todos os cinco elementos aqui citados. 

Certamente, agora que você já tem mais detalhes sobre os mais diversos tipos de conclusão, entre eles os mais comuns nos grandes vestibulares como a conclusão por síntese e a conclusão por dedução, poderá treinar com mais tranquilidade, estando muito mais preparado para conquistar uma redação nota mil no Enem, além da nota máxima de outros vestibulares. Até mais! 

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