Vestibular: 5 dicas de preparação para a segunda fase
Postado 5 de janeiro de 2023
Muitos vestibulandos quando veem seus nomes na lista de aprovados em algum vestibular mais tradicional sentem um misto de alegria e preocupação. Isso ocorre porque boa parte das instituições de ensino superior possuem a famosa segunda fase do vestibular, a qual os estudantes costumam ter mais dificuldades.
A preparação para segunda fase costuma exigir estratégias um pouco diferenciadas daquelas praticadas na primeira fase. Apesar disso, podemos o acalmar porque, de modo geral, bastante do que foi estudado para a primeira etapa continuará sendo útil, então precisará usar tudo que aprendeu até aqui a seu favor.
Além disso, independentemente da universidade para a qual está prestando, a base dos estudos seguirá a mesma. Pensando nisso criamos este conteúdo, o intuito é que você tenha dicas essenciais para usar como base nessa nova etapa do seu preparatório.
Então, para começarmos, é necessário entender do que se trata a segunda fase do vestibular. Tudo pronto por aí? Se sim, continue a leitura e saia na frente de outros candidatos!
O que é segunda fase do vestibular?
A segunda fase do vestibular tem características bem diferentes da primeira, é isso que precisa ser levado em consideração na hora de estudar. Uma das primeiras diferenças é o conteúdo cobrado, normalmente as universidades cobram conhecimentos específicos da carreira escolhida pelo vestibulando. Nesse sentido, é fundamental ler com atenção o edital de cada vestibular para checar as disciplinas cobradas e aquelas que possuem maior peso na hora da atribuição da nota.
Outro ponto de distinção entre as duas fases é o estilo das questões, além de ser cobrada o desenvolvimento de uma redação. Enquanto na primeira fase o vestibulando precisa resolver questões de múltipla escolha, na segunda fase do vestibular, serão exigidas respostas dissertativas, algo que modifica o treino e exige que o estudante conheça bem o que se espera de suas resoluções. Uma exceção é a segunda fase Unesp, que contempla questões de múltipla escolha em vez de dissertativas.
Portanto, a preparação para segunda fase possui alguns pontos de atenção que devem ser levados em consideração no momento de elaboração do planejamento de estudo. Logo, entender a segunda fase Fuvest, a segunda fase Unicamp e a segunda fase Unesp, por exemplo, aumentará as suas chances de aprovação. A fim de o ajudar nessa tarefa, preparamos no próximo tópico algumas dicas de como estudar para a segunda fase do vestibular. Confira!
Como estudar para segunda fase?
Seja a segunda fase Fuvest, seja a segunda fase Unicamp ou, ainda, a segunda fase Unesp, existem passos universais para serem seguidos quando estiver se preparando para esse momento do vestibular. Por esse motivo, elaboramos 5 dicas que, com certeza, o ajudarão a ter mais sucesso nos estudos. Veja a seguir!
- Leia o edital – de nada adianta ser um estudante muito dedicado a segunda fase da Fuvest, por exemplo, mas não estar ciente daquilo que o vestibular irá cobrar de fato. Essas informações importantes você encontrará, de forma detalhas, no edital publicado pela universidade.
- Elabore um plano de estudo – a preparação para a segunda fase deve seguir um bom plano de estudo baseado no edital publicado pela universidade, ele será fundamental para que o vestibulando se mantenha motivado e não se perca nas estratégias que irá aplicar.
- Resolva provas antigas – cada instituição tem as suas particularidades em suas provas, então uma das maneiras mais efetivas para garantir um bom desempenho é conhecer muito bem como as avaliações são elaboradas, o que se repete em estilo e nível de dificuldade do conteúdo cobrado. Não dá para chegar em um exame, como a segunda fase da Unicamp, sem esse o domínio do estilo da universidade em seus processos de ingresso para o ensino superior.
- Esteja atento ao tempo – seria um sonho ter todo o tempo do mundo para responder às questões, mas não é essa a realidade. Então, precisa estar claro o tempo que você terá para resolver toda a prova e quanto é necessário para cada questão, pensando inclusive por dificuldade. Por exemplo, você já sabe as matérias em que tem mais facilidade e as que tem mais dificuldade, quanto tempo normalmente leva para chegar à resposta de uma questão fácil? E de uma difícil? Você já sabe? Com essa informação, organize e controle o tempo durante a preparação para segunda fase, considerando a sua jornada de estudo até o dia da prova.
- Foque nos simulados – simular a segunda fase Fuvest, a segunda fase Unesp ou a segunda fase Unicamp, por exemplo, ajudará com a clareza e autoconfiança para resolver a prova do começo ao fim. Além disso, ressaltamos que os simulados do curso pré-vestibular Anglo são excelentes para que as dicas anteriores sejam colocadas em prática.
Algo bem importante que precisamos ressaltar: não se distraia pensando que, por ter se saído muito bem na primeira fase, passar na segunda fase do vestibular será fácil. Continue se esforçando e valorizando a sua dedicação aos estudos, isso tornará o seu desempenho muito melhor. Até mais!