Blog Anglo

Últimas notícias

A importância da leitura para os estudos

Um dos requisitos exigidos pelo vestibular mais concorrido do Brasil, a Fuvest, é um bom entendimento das leituras obrigatórias. Por mais que muitos estudantes compreendam a importância da leitura e interpretação de texto para a prova como um todo, quando o assunto é o domínio das obras que compõem as listas de livros selecionados, ainda existem muitas dúvidas. Afinal, é realmente necessário ter lido todas as leituras obrigatórias exigidas pelo vestibular para conseguir a aprovação ou resumos, filmes e videoaulas bastam? Qual é a importância da leitura para os estudos? 

Tendo em vista esses questionamentos, que são bastante comuns entre os candidatos a uma vaga na universidade, abordaremos neste texto a importância da leitura para os estudos. Isso porque conhecer na íntegra as leituras obrigatórias e desenvolver o hábito da leitura o ajudará não somente a conseguir um bom desempenho no vestibular — e consequentemente a aprovação no curso dos sonhos —, mas também poderá mudar para sempre sua forma de pensar, além de ajudá-lo a aprimorar outras habilidades.
 

Se você chegou até aqui, sabe que ler é importante. Então, confira a seguir todos os benefícios que a leitura pode proporcionar para seus estudos e para sua vida. Boa leitura! 

 

Quais são os benefícios que a leitura traz?

 
Não é novidade para ninguém que a leitura e interpretação são extremamente importantes em todos os campos do conhecimento. Problemas de interpretação, geralmente causados por falta de atenção ou boa fluidez na leitura, podem prejudicar o rendimento dos vestibulandos em qualquer matéria. Afinal, é praticamente impossível responder corretamente a uma questão de matemática, física, química ou biologia se você não compreende corretamente o enunciado. Certo? 

Mas você sabia que, muito além de questões práticas que dizem respeito ao vestibular, a leitura também pode trazer inúmeros outros benefícios que têm impacto positivo direto tanto nos seus estudos quanto na vida? Confira a seguir as mais diversas maneiras de como a leitura para os estudos pode trazer incontáveis benefícios. 

  1. Bom domínio da escrita: o bom domínio da leitura e interpretação são importantes não apenas para ajudá-lo a decodificar o mundo ao redor, como também aperfeiçoar as capacidades comunicativas. Leitores ávidos geralmente são pessoas que se comunicam e escrevem muito bem porque adquiriram diversas capacidades, como escolher as palavras mais adequadas para cada situação, o que costuma evitar mal-entendidos. Isso é muito importante para redigir textos com clareza, como uma redação de vestibular, e para se fazer compreender,  dominando a arte de falar e escrever bem. Pessoas com uma boa capacidade comunicativa destacam-se em qualquer campo profissional e, até mesmo, nas relações interpessoais. Então, já sabe, né!? Não deixe de abrir aquele livro que está na sua fila de leitura há muito tempo, seja ele uma das leituras obrigatórias ou um best-seller para entretenimento. O que vale é ler!

  2. Ampliar o conhecimento: outro aspecto muito importante da leitura para os estudos, além de aprimorar a escrita e a comunicação oral, se deve ao fato de que essa prática é fonte inesgotável de diferentes tipos de conhecimentos nas mais diversas áreas. A experiência de ler uma obra literária, jornais ou artigos de divulgação científica certamente ampliará os conhecimentos do estudante, uma vez que, por meio da leitura, é possível ter contato com as mais diversas informações. Além disso, o domínio sobre temas variados será muito maior quando o estudante ler por si próprio, já que a leitura proporciona reflexão, tópico sobre o qual ainda falaremos.

  3. Aprimorar o senso crítico: segundo Paulo Freire em “A importância do ato de ler”, a leitura tem a capacidade de aprimorar o senso crítico dos indivíduos. As leituras obrigatórias selecionadas por vestibulares, em especial, são cuidadosamente pensadas de modo que o candidato possa entrar em contato com temas importantes e a partir do enredo dessas obras, reflita acerca de questões. Sendo assim, as obras podem levar os estudantes a uma reflexão a que dificilmente teriam acesso por outras vias. Por meio delas é possível questionar o mundo, entrar em contato com diferentes perspectivas além de desfrutar do  prazer estético que essas leituras podem proporcionar.
  4. Ler é uma excelente forma de exercitar o cérebro: além de desenvolver a cognição por meio do aguçamento do senso crítico, ao ler, você estará criando novas conexões neurais em diversas partes do cérebro, como na responsável pelo desenvolvimento da criatividade e do pensamento lógico. Além disso, a leitura e interpretação aumentam a capacidade de memorização e reduzem os níveis de estresse, algo bastante importante para aqueles que enfrentam um período tão conturbado, não é mesmo?
     

Agora que você já conhece alguns dos diversos benefícios que a leitura pode trazer, confira a importância desse hábito para estudantes em fase pré-vestibular no próximo tópico. Vamos lá?

 

Qual é a importância da leitura para o estudante? 

Uma dúvida extremamente comum que sempre surge entre os estudantes tem relação com a necessidade de ler integralmente todas as leituras obrigatórias contidas nas listas dos vestibulares. Por conta do tempo ou por falta do hábito de ler, muitos recorrem a resumos e resenhas, até mesmo às adaptações para o cinema e teatro das obras. Esses recursos podem até ser um bom complemento para os estudos, pois auxiliam a compreensão de partes que eventualmente não ficaram totalmente claras, além de relembrar alguns trechos do enredo dos livros. Entretanto, não é recomendável recorrer a apenas esses recursos sem antes ter feito uma leitura atenta dos textos na íntegra. Além de todos os benefícios que a leitura para os estudos traz, conforme vimos antes, só conseguirão responder às questões de verificação de leitura do vestibular, aqueles que, por óbvio, leram o texto integralmente.

Esperamos que você tenha compreendido melhor a importância da leitura para os estudos e como a leitura e interpretação podem ser grandes aliadas da cognição. Nós, do Curso Anglo, estimulamos muito o ato de ler, pois sabemos do impacto que ele pode trazer na vida das pessoas. Então, encontre um lugar confortável, pegue um bom livro e bons estudos! 

Últimas notícias

organizar o tempo

Como organizar seu tempo de estudos?

O período que antecede as provas dos grandes vestibulares é sempre muito desafiador para todos os candidatos. Por ser um momento decisivo, há uma grande preocupação com a gestão de tempo nos estudos ou em relação a como organizar estudos da melhor forma possível a fim de conseguir a tão sonhada vaga na universidade. É sempre importante lembrar que a preparação para as provas é um processo gradual e ninguém aprende nada da noite para o dia, mas, ainda assim, muitas vezes existem algumas lacunas a serem preenchidas nas vésperas da prova.  

 

Além disso, o período de provas costuma coincidir com festas de fim de ano, viagens e, eventualmente, trabalho. Então, se você tem dúvidas sobre qual seria a melhor maneira de conciliar esses eventos sem deixar de cumprir aquilo que foi planejado durante a sua organização nos estudos, este texto é para você!  

 

Veja a seguir quais são as maneiras mais eficazes para organizar cronograma de estudos, possibilitando uma boa preparação para o vestibular. Não deixe de conferir dicas de estudo e organização que preparamos. Boa leitura! 

 

Como montar horários de estudo?

As festas de final de ano são muito esperadas por todos, pois representam um momento de alegria e descontração. Mas talvez para alguns vestibulandos possa causar certa apreensão, uma vez que muitos estão preocupados em garantir uma adequada gestão de tempo nos estudos e veem as festas como um obstáculo para que se cumpra à risca o cronograma de organização nos estudos. Sabemos que organizar cronograma de estudos não é algo tão simples, principalmente quando é preciso conciliar com outras atividades e fazer escolhas, aqui vão três dicas de estudo e organização para que você consiga rever conteúdos e se preparar para as provas de forma consciente e planejada, mas é claro, sem pirar. Confira!

 

  • Planeje detalhadamente seus dias e sua semana: a rotina é uma das melhores formas de organizar os estudos e outras atividades diárias de modo a garantir que todas as tarefas sejam cumpridas. Você já percebeu como parece que o dia não rende quando estamos fora da rotina? Logo, é necessário aproveitar bem o seu tempo, uma rotina é tudo quando estamos falando de uma organização nos estudos eficiente, você precisa saber exatamente o que irá fazer e quando irá fazer.  Pensando nisso, aqui vai uma das principais dicas de estudo e organização para quem deseja organizar cronograma de estudos: faça dois quadros de horários — o primeiro detalhando o que você estudará ao longo da semana e outro detalhando como esses estudos acontecerão ao longo do dia. Por exemplo, para a semana você pode distribuir (1) Segunda (Matemática e Física), (2) Terça (História e Português) e assim sucessivamente. No segundo, você criará, de acordo com as suas necessidades, subtópicos dessas matérias. Entretanto, não se esqueça de intercalar com outras atividades como comer, descansar, dormir e relaxar. É importante que você crie esse quadro e o execute de maneira precisa. Vale ressaltar que esse planejamento é bastante individual.

  • Estabeleça prioridades: todos nós sabemos que a grande prioridade de um pré-vestibulando são os estudos, porém muitas vezes imprevistos acontecem e você também precisará ir ao médico, fazer um favor importante para alguém ou simplesmente pode não se sentir bem fisicamente em um dia. Assim, é importante que, ao organizar cronograma de estudos, consiga encaixar esses imprevistos no seu horário e saiba priorizar o que é realmente importante. Uma consulta ao médico é absolutamente indispensável, mas será que vale a pena quebrar a rotina de estudos para rolar a tela no TikTok por horas?

  • Esteja presente no momento dos estudos: por fim, a principal dica de gestão de tempo nos estudos é manter a concentração no que você está fazendo e o fazer de maneira consciente. De nada adianta, seguir várias dicas de estudo e organização, ter montado um excelente cronograma e segui-lo à risca se no momento dos estudos não está plenamente concentrado. Caso você perceba que perdeu o foco por alguma razão, faça pequenas pausas.  

 

3 dicas para conciliar estudo e lazer 

 Antes de mais nada é muito compreensível a preocupação e o comprometimento com os estudos, mas existem outros fatores importantes para ir bem na prova além da organização nos estudos. Autocuidado, lazer e tempo de qualidade com pessoas queridas podem fazer toda a diferença para sua saúde mental! Então, por mais que pareça que o descanso seja a última coisa a caber dentro da sua rotina neste momento, o que acontece, na verdade é exatamente o contrário. Toda boa gestão de tempo nos estudos deve, necessariamente, compreender um tempo livre para o descanso e lazer, afinal, não somos máquinas. Certo?  

  1. Aposte na educação não formal: você provavelmente já estudou realizando atividades prazerosas e talvez nem saiba disso. Consumir livros, séries, documentários e podcasts é uma excelente forma de relaxar e, ao mesmo tempo, adquirir conhecimento. No momento de organizar os estudos, não deixe de encaixar esses métodos que são conhecidos como educação não formal, que podem ser grandes aliados de um aprendizado menos intenso em um momento que requer mais tranquilidade.

  2. Movimente-se: a prática de exercícios físicos traz benefícios não somente para o corpo, mas também para a mente. Procure reservar um tempo para uma caminhada, academia ou atividade física de sua preferência em seu cronograma de estudos. 

  3. Faça escolhas: ao organizar estudos e sua rotina, você perceberá que é inviável encaixar todos os eventos sociais no período que antecede as provas, mas é importante também não se isolar. Escolha as reuniões sociais que considerar mais importantes e que de fato queira estar presente. A interação social pode o ajudar a recarregar as baterias para manter o foco nos estudos.
     

Sabemos que organizar os estudos e conciliá-lo com a vida pessoal não é uma tarefa fácil. Por isso, esperamos que essas dicas de estudo e organização te ajudem com a sua organização nos estudos. Até mais! 

organizar o tempo

Como organizar o tempo na hora da prova?

Sem dúvidas uma das grandes preocupações dos vestibulandos é fazer uma boa gestão de tempo. Seja a gestão de tempo durante o período de estudos nos meses que antecedem as provas, seja a preocupação com o tempo de prova Enem, esse assunto gera muitos questionamentos e é motivo de grande inquietação entre os candidatos a uma vaga universitária.  

Pensando nisso, compartilhamos boas dicas, com quem considera precisar organizar o tempo, de uma forma que aqueles que já sabem fazer uma gestão de tempo nos estudos também tenham método no momento de realização da prova. E, se chegou até aqui, provavelmente você precisa aprimorar a sua gestão de tempo por ter a intenção de garantir um bom desempenho nas provas. 

Siga com a leitura e confira dicas infalíveis sobre como administrar o tempo de prova Enem. Vamos lá?

Como dividir o tempo de prova?

Uma habilidade solicitada pelo Enem é a boa administração do tempo, pois saber organizar tempo faz toda a diferença no desempenho do vestibulando durante o exame. O grande desafio é, sem dúvidas, o primeiro dia. É preciso ter método para conseguir responder satisfatoriamente 90 questões de múltipla escolha, além de fazer uma boa redação em 5 horas e 30 minutos. Como a redação corresponde a 20% da nota final do primeiro dia, é importante dedicar um tempo para escrevê-la de modo a produzir um bom texto, mas sem prejudicar a resolução das questões. 

Aqui vão dicas sobre como dividir o tempo de prova Enem no primeiro dia: no início da prova, reserve 45 minutos para ler atentamente os textos motivadores, interpretá-los, selecionar repertório e desenvolver seus argumentos. Faça um rascunho do seu texto. Depois, nas 3 horas seguintes, responda o máximo de questões que conseguir. Volte para a redação e redija a versão final do seu texto em 30 minutos.  

Desse modo, você terá um tempo para se distanciar da sua produção, poderá fazer uma autocorreção e perceber erros que passaram na primeira versão: pontuação, ortografia e problemas de coesão e períodos truncados. Mas cuidado para não escrever um texto novo, lembre-se de que você já teve 45 minutos para planejá-lo. No final da prova, resolva as questões que pulou incialmente e preencha o gabarito.  

Agora que você já sabe como fazer a divisão no tempo de prova, preparamos outras dicas fundamentais para administrar o tempo de prova da melhor forma possível. Confira! 

Como administrar o tempo na hora da prova?

Você provavelmente já estudou para aprender a fazer uma boa gestão de tempo nos estudos. Entretanto, para garantir que conseguirá um bom resultado, é preciso também saber quais são os melhores métodos para organizar o tempo no momento da prova. Isso porque de nada adianta dominar o conteúdo, ter estudado ao longo do ano, se não faz ideia do que fazer no momento da prova e não conhece algumas estratégias para realizar a avaliação. Confira a seguir algumas dicas sobre gestão de tempo que poderão fazer toda a diferença no dia do vestibular. 

  1. Foco na redação: como já dito antes, a redação tem um peso enorme na nota final. Logo, é importante não deixar para fazê-la de uma vez só depois de ter respondido às questões, muito menos nos momentos finais da prova, quando provavelmente você já estará cansado. Uma possibilidade é você organizar o tempo, reservando 1 hora e 15 minutos para fazer a redação em duas etapas. Dessa maneira, você terá selecionado as ideias centrais que irá desenvolver ainda descansado, momento em que está pensando melhor, focando em fazer apenas alguns ajustes na versão final quando estiver passando o texto a limpo. Mas, lembrando que a escrita é algo muito particular, teste essa estratégia antes para descobrir se funciona com você. Pratique-a em um simulado ou em sua casa, com um cronômetro ligado — outro grande aliado da gestão de tempo nos estudos.

  2. Comece pelas matérias que mais domina: seguindo o mesmo raciocínio da produção de texto, é recomendável que você comece a resolver as questões da matéria que mais domina antes das demais. Isso porque sua mente estará descansada, de modo que poderá responder da melhor forma possível, evitando confusões. Além disso, essa estratégia é boa, pois tem impacto emocional — ao resolver questões de matérias que você domina, você ganhará confiança para responder às demais e dificilmente se abalará ao deparar-se com uma questão que não sabe responder. Isso auxilia na gestão de tempo, uma vez que, ao manter o equilíbrio emocional, você terá a sensação de que ainda tem um bom prazo para resolver outras matérias.

  3. Atenção ao enunciado: como o tempo de prova Enem é bastante apertado e muitas vezes as questões contêm textos extensos, é muito importante ler o que o enunciado pede antes de enfrentar longos textos. Ao fazer isso, você fará uma leitura mais atenta, procurando precisamente o que está no comando do enunciado da questão. Isso poderá te poupar de ler duas vezes o mesmo excerto. 

  4. “Travou na questão? Pule!”: outro bom modo de organizar o tempo é não perder longos minutos com as questões muito difíceis. O Enem usa o método de correção TRI (Teoria de Resposta ao Item) que tem por objetivo avaliar a coerência entre os acertos. Isso significa que é preferível que um candidato acerte várias questões fáceis e médias do que poucas difíceis e erre as fáceis. Com o tempo que você levaria, quebrando a cabeça com questões complicadas, pode responder várias fáceis e ter uma nota maior.

  5. Reserve um tempo para o gabarito: escreveu uma redação nota mil, resolveu as questões da melhor forma possível, porém subestimou a importância do gabarito… por mais absurdo que possa parecer, isso acontece mais do que se imagina. Então, ao fazer a distribuição do tempo na prova, não esqueça de detalhe algum, principalmente desse que é tão importante. 

Reconhecemos a importância de um bom gerenciamento do tempo de prova Enem e como a gestão de tempo nos estudos pode fazer toda a diferença para sua aprovação. Esperamos que essas dicas o deixem um pouco mais próximo dela! Bons estudos! 

vespera de prova

Véspera de prova: estudo ou descanso?

Depois de um ano de preparação, o calendário dos vestibulares mostra que as datas das provas se aproximam, por esse motivo os estudantes se perguntam: estudar ou não estudar na véspera de prova? Eis a questão! 

Alguns defendem que descansar é a melhor estratégia às vésperas dos exames, porque assim é possível focar em se tranquilizar. Já outros afirmam que estudar um dia antes da prova ajuda a relembrar os conteúdos e manter a autoconfiança alta, garantindo mais segurança na hora de resolver as questões. Nesse sentido, como saber qual delas é a melhor para se adotar? 

Sabemos que cada decisão, que os vestibulandos tomam ao longo dessa jornada até a hora do vestibular, é muito importante para obter os melhores resultados nas avaliações. Assim, este texto trará clareza se é mais adequado optar por descansar ou estudar um dia antes da prova. 

Entretanto, antes de explicarmos o que fazer na véspera de prova, temos que falar sobre o tempo de descanso, que deve estar presente no seu calendário dos vestibulares, antes de estudar. Será que é importante? Quer resolver essa questão? Então, continua a leitura! 

 

Quanto tempo descansar antes de estudar? 

A rotina de estudo é seguida à risca; mas, algumas vezes, os estudantes acumulam conteúdo para estudar e tentam compensar, diminuindo o tempo de descanso. Bom, isso sem dúvidas é um erro; pois, como já sabemos, mente cansada não absorve conteúdo! Então, quanto tempo descansar antes de estudar? 

Para você entender o funcionamento de um descanso de qualidade, saiba que ele começa a partir de uma noite boa de sono. Isso significa que é necessário dormir de 6 a 8 horas a fim de recuperar o seu corpo das atividades do dia. Logo, se você tem cumprido esse passo, já está um pouco a frente dos vestibulandos que não valorizam a qualidade do próprio sono. 

Além disso, será preciso fazer pequenas pausas de 10 minutos a cada 60 minutos de estudo, a intenção é não levar a sua mente ao esgotamento. Portanto, veja o descanso e pequenas pausas como potencializadores da sua rotina de estudo. 

Dito isso sobre o descanso, se você quer descobrir o que fazer na véspera de prova, siga em frente que temos muito para contribuir para que tenha todas as informações sobre descansar ou estudar um dia antes da prova. Vamos lá? 

O que fazer na véspera de uma prova? 

Como pontuado anteriormente, os vestibulandos costumam ficar em dúvidas sobre priorizar o estudo ou o descanso em véspera de prova. Por causa disso, se sentem perdidos sobre o que fazer ou não nesse período que costuma gerar bastante ansiedade. O que você precisa ter em mente que o segredo é o equilíbrio. Confira a seguir como estudar um dia antes da prova. 

  1. Revise os pontos principais – não é mais o momento de aprender algo novo, foque em revisitar as suas anotações e mapas mentais, assim poderá esclarecer dúvidas pontuais caso existam. 
  2. Ative a sua memória – uma das formas de ativá-la é por meio da revisão, já sugerida na dica anterior. Você também pode ler notícias de fontes confiáveis sobre os assuntos estudados ao longo do ano. 
  3. Cuide da alimentação – evitar comidas pesadas e pouco saudáveis é um risco, pois exigem muita energia para digestão, o que pode prejudicar o seu desempenho no dia seguinte. 
  4. Foque em atividades tranquilas – isso o manterá mais relaxado, nada de grandes emoções às vésperas da prova. 
  5. Arrume tudo que precisará – a organização dos documentos, materiais e lanches que levará proporciona maior calmaria no dia da prova. 
  6. Descanse – por último e não menos importante, reserve um tempo maior de descanso, durma cedo para acordar renovado. Não aumente a carga de estudo, fazer isso pode o deixar muito cansado e diminuir o seu ritmo na resolução das questões do vestibular. 

Caso coloque em prática essas dicas, com certeza, encontrará um equilíbrio entre descansar e estudar na véspera de prova. Uma outra dúvida dos vestibulandos é sobre o que fazer horas antes das avaliações, então, prepara-se porque é a respeito disso o nosso próximo tópico.  

 

O que fazer horas antes da prova? 

Você cumpriu a sua rotina de estudo, tomou as melhores atitudes na véspera de prova para se manter tranquilo e, encerrando o calendário dos vestibulares, o dia do exame chegou. Agora, o que fazer nessas horas antes das avaliações? A primeira coisa que deve pensar é que não é mais hora de grandes ações, o foco tem que ser a autoconfiança, bem-estar e tranquilidade. Dessa forma, preparamos uma listinha com pontos que o ajudarão a focar no essencial durante esse período. Confira! 

  • Alimente-se bem e de maneira saudável (nada de comida pesada) 
  • Confira os últimos detalhes (local, documentos, material etc.) 
  • Escute músicas relaxantes (crie a sua própria playlist)  
  • Organize-se para chegar cedo (cuidado com imprevistos) 

Esperamos que você experimente essas dicas em sua rotina de estudo e esteja muito calmo e autoconfiante no dia das avaliações do vestibular. Até mais! 

É possível fazer Medicina pelo SiSU?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi elaborado, em 2010, pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem. O maior objetivo de sua implementação é descentralizar e democratizar o ingresso de estudantes de todo Brasil em faculdades públicas brasileiras independentemente da relação existente entre a localização da instituição e a região em que residem os vestibulandos. 

 

Dessa forma, muitas universidades públicas encerraram seus vestibulares próprios para que os acesso a todas as vagas seja feito apenas pelo Enem, mas isso foi decidido individualmente por cada instituição, isto é, não há obrigatoriedade de adesão ao SiSU, por esse motivo, ainda existem aquelas que mantêm como acesso principal aos seus cursos os exames elaborados internamente, como a Universidade de São Paulo (USP). 

 

Mas será que os estudantes podem se inscrever em todos os cursos de uma universidade que aceita o acesso pelo SiSU? É possível usar a nota do Enem para Medicina? Se quer as respostas dessas e outros questionamentos que devem existir por aí, fique por aqui que vamos responder tudo isso para você. 

 

Tem como fazer Medicina pelo SiSU? 

De modo bem direto, podemos afirmar que é possível fazer Medicina pelo SiSU. Umas das vantagens de tentar por esse meio é que conseguirá escolher qualquer universidade que tenha como forma de ingresso o sistema governamental. 

Por outro lado, a nota de corte para Medicina pode variar bastante de uma instituição para outra e isso costuma ser determinado ao longo dos dias de inscrição, não sendo tão previsível. Para ingresso em 2022, a média da nota do Enem para Medicina de ampla concorrência na conquista de uma vaga foi de 793,62, um resultado relativamente alto. Também vale ressaltar que as universidades consideradas como as melhores do Brasil costumam demandar do candidato pelo menos 850 pontos.  

Além disso, aqueles estudantes que tiraram notas acima da média, mas não se classificaram para as vagas disponíveis podem se inscrever para a lista de espera SiSU das instituições. Portanto, por exigir desempenho acima da média dos vestibulandos que optem por essa carreira, eles devem ter muita disciplina e se manterem focados até o dia das provas do processo da instituição escolhida. Não dá para não se comprometer com os estudos se realmente deseja se dar bem no vestibular de Medicina. 

Agora que você já sabe que pode entrar no ensino superior com a nota do Enem para Medicina, o que falta é descobrir como funciona o SiSU para essa graduação. Continue a leitura e confira! 

 

Como funciona o SiSU para Medicina? 

Há duas seleções de candidatos que fizerem a sua inscrição no SiSU no vestibular de Medicina, geralmente a primeira ocorre em fevereiro e a segunda em junho, ficando disponível aos vestibulandos apenas por 5 dias. Para se inscrever, você deve acessar o site do SiSU com o número de inscrição e senha do ano anterior feita para se inscrever no Enem, podendo escolher até dois cursos ou vagas diferentes para concorrer, a partir de uma análise do seu desempenho e a nota de corte para Medicina. Como facilidade, o sistema calculará a nota de corte para se classificar dentro das vagas, caso a sua esteja abaixo da nota esperada para a graduação escolhida, será possível substituir as vagas de outras universidades pelas quais deseja concorrer. Depois da inscrição, é só aguardar que, na semana seguinte, os resultados serão divulgados, com a aprovação, o estudante deverá procurar a universidade para qual se candidatou a fim de se matricular. 

Desse modo, o processo seletivo pelo SiSU para o vestibular de Medicina é semelhante ao de outros cursos, o que costuma ser mais alta é a média da nota de corte para Medicina e assim como em outros cursos é criada uma lista de espera SiSU a fim de que o vestibulando possa ter uma chance caso algum aprovado decline. Além disso, há inúmeras universidades públicas que aceitam o ingresso por meio do SiSU, para facilitar a sua escolha, siga para o próximo tópico e veja quais são as faculdades que aceitam candidatos pela nota do Enem para Medicina. 

 

Quais faculdades de Medicina aceitam SiSU? 

O vestibular de Medicina é bem concorrido e possui nota de corte para Medicina bem alta se comparada ao que se espera dos candidatos para outras graduações. Você pode entrar nos sites da universidade com o intuito de compreender como funciona a média da nota de corte para Medicina em seus processos seletivos com ingresso pelo SiSU. Confira a lista que elaboramos contendo as instituições, organizadas por região, que aceitam a nota do Enem para Medicina. 

 

 

Centro-Oeste 

  • Universidade de Brasília (UnB 
  • Universidade Federal de Goiás (UFG 
  • Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD 
  • Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) 
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS 
  • Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) 
  • Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) 

Nordeste 

  • Universidade Federal de Alagoas (UFAL 
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA) 
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB 
  • Universidade Federal do Ceará (UFC 
  • Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro–Brasileira (Unilab) 
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB 
  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) 
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA 
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE 
  • Universidade Federal de São Francisco (Univasf 
  • Universidade Federal do Piauí (UFPI 
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) 
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa 
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS 
  • Universidade do Estado do Bahia (UNEB 
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB 
  • Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC 
  • Universidade do Estado do Ceará (UECE 
  • Universidade Estadual do Piauí (UESPI 
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN 
  • Universidade de Pernambuco (UPE

Norte 

  • Universidade Federal do Acre (UFAC 
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM 
  • Universidade Federal do Amapá (Unifap 
  • Universidade Federal do Pará (UFPA 
  • Universidade Federal de Roraima (UFRR 
  • Universidade Federal do Tocantins (UFT

Sudeste 

  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES 
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG 
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF 
  • Universidade Federal de Lavras (UFLA 
  • Universidade Federal de Alfenas (Unifal 
  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP 
  • Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ 
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) 
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU 
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV 
  • Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM 
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio 
  • Universidade Federal Fluminense (UFF 
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ 
  • Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) 
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar 
  • Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG 
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp 
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp

Sul 

  • Universidade Federal do Paraná (UFPR
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS
  • Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA 
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel 
  • Universidade Federal do Rio Grande (FURG 
  • Universidade Federal do Pampa (Unipampa 
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC 
  • Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS 
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL 
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste 

 

Bom, depois de conferir as opções de universidades que aceitam o vestibular de Medicina pelo SiSU, crie uma lista com as possibilidades mais viáveis para você, considerando logística, qualidade de ensino, pesquisa e extensão, nota de corte para Medicina, além de outros aspectos que lhe interessem e façam sentido para o seu perfil. Ser realista ao tomar decisões é um passo importante nessa jornada como vestibulando de Medicina. 

Continue dando o seu melhor e não desanime caso em um primeiro momento fique na lista de espera SiSU, a depender da sua posição classificatória ainda pode ser possível que você conquiste a vaga tão desejada. Até mais! 

vestibular de medicina

O que estudar para passar no vestibular para Medicina?

Se você se interessou por este conteúdo, com certeza, possui o objetivo de ingressar em alguma das faculdades de Medicina. Escolher por essa carreira o coloca frente ao desafio que significa disputar uma vaga para o curso de Medicina, há a necessidade de muito foco e dedicação se realmente quiser atingir o resultado que almeja. 

Nesse sentido, ter o suporte de um curso pré-vestibular, como o Anglo, pode ser um divisor de águas, uma vez que terá auxílio para se tornar o vestibulando de excelência que precisa ser. Para começarmos o apoiando desde agora, elaboramos algumas dicas possíveis de serem utilizadas a partir do término da leitura. 

Portanto, caso precise entender a dificuldade, como e o que estudar para passar no vestibular de Medicina, aproveite o que preparamos para você. Vamos lá? 

 

É difícil passar no vestibular para Medicina? 

Passar no vestibular de Medicina possui fama de ser muito mais difícil do que para outros cursos superiores, mas será que realmente é assim? Se pensarmos que todos os inscritos para o vestibular, seja ele de Medicina seja de Letras, fazem a mesma prova, a resposta deveriam ser não. Por outro lado, há um número elevado de vestibulandos que tentam uma vaga no intuito de realizar a meta de se tornar um médico. 

Dessa forma, chegamos a seguinte conclusão: quanto maior o número de candidatos para uma carreira, maior será a dificuldade para passar no vestibular. Isso porque a concorrência gera uma nota de corte mais alta, logo os estudantes precisarão de resultados muito acima da média para verem seus nomes na lista de aprovados do curso de Medicina. 

Certo, então como se destacar para ser aprovado nas faculdades de Medicina do Brasil? Sabemos que você quer descobrir o que é preciso para isso, por esse motivo, no próximo tópico mostraremos o que é necessário. Confira! 

 

Como passar no vestibular de Medicina? 

O vestibular de Medicina exige potencializar muitas das dicas que já trouxemos no Blog Anglo, consequentemente o vestibulando precisará ser ainda mais disciplinado e organizado para cumprir tudo que é necessário. Para o ajudar, separamos a seguir algumas ações que você deve começar agora a praticar. 

  • Elabore um plano de estudos: sempre que precisamos dar dicas aos vestibulandos, enfatizamos a importância de se ter um planejamento para organizar e direcionar os estudos. Assim, como você deseja conquistar uma vaga em uma das faculdades de medicina, é bom que inicie o seu processo compreendendo a sua rotina e tudo que tem para estudar, para depois, montar um cronograma adequado ao perfil e cotidiano que possui.

  • Realize simulados: se possível, faça nas mesmas condições que encontrará no dia da prova. Isso tornará seu treino mais fidedigno à realidade, algo fundamental para que o seu resultado se destaque.

  • Treine redação: escrever bem depende de alguns fatores, como conhecer o tipo e o gênero textual cobrado pela instituição para a qual prestará, dominar a língua portuguesa, repertório sociocultural e muito treino. Não marque bobeira, apenas fazendo simulados de questões você não competirá de igual para igual com os estudantes que treinam produção textual. 
  • Confira a incidência dos conteúdos: saber o que mais cai no vestibular de Medicina para o qual irá prestar é um detalhe super importante. Isso porque poderá se dedicar mais e revisar com mais frequência os assuntos mais recorrentes.

  • Olhe com atenção para os seus erros: aprender com os erros não é uma tarefa fácil para quem se cobra ser perfeito, mas sem eles não aprendemos também. Então, ao errar, entenda o que não ficou claro e separe novas questões sobre o assunto para se testar novamente.

  • Faça curso pré-vestibular: o apoio que todo vestibulando de Medicina precisa para aguentar e ter o melhor aproveitamento dessa maratona preparatória é o curso pré-vestibular Anglo. Você pode até acreditar que atravessará facilmente esse processo sozinho, mas podemos garantir que na prática é muito mais difícil do que imagina. 

  • Valorize o descanso: certo, você faz curso pré-vestibular para as faculdades de Medicina, adere a todas as boas dicas que encontra no Blog Anglo, monta seu plano de estudo com auxílio de um profissional, se dedica, é organizado etc., porém não descansa. Esse é um erro comum entre os candidatos para o curso de Medicina que não entendem o motivo de não terem sido aprovados, uma vez que deram tudo de si. Bom, chegar ao dia da prova exausto mentalmente, não o fará render mais, então durma de 7 a 9 horas por dia a fim de permitir que seu corpo e mente se recuperem e possam continuar saudáveis até o dia das provas. 

Agora que já sabe o que é básico para passar para o curso de Medicina, continua a leitura que tem alguns detalhes que você ainda precisa considerar. Acompanhe! 

O que estudar para os vestibulares de Medicina? 

Conquistar uma vaga nas faculdades de Medicina é um grande desafio devido às altas notas de corte. Com certeza, você está ciente que todo o conteúdo estudado ao longo do ensino médio será cobrado durante as provas de vestibular de Medicina, entretanto, há assuntos e disciplinas que possuem peso maior, como as Ciências da Natureza (biologia, química e física) e Redação, e merecem mais atenção ao longo do curso pré-vestibular. Veja a seguir os temas mais recorrentes e relevantes que merecem um certo destaque no seu planejamento de estudo para o vestibular de Medicina.

Biologia 

  • Estrutura e fisiologia da célula; 
  • Hereditariedade e material hereditário; 
  • Teorias da evolução; 
  • Vírus, bactérias, protistas e fungos; 
  • Reinos das plantas; 
  • Reino animal; 
  • Fisiologia e histologia humana; 
  • Populações, comunidades e ecossistemas; 
  • Ecologia humana 

Física  

  • Mecânica; 
  • Termodinâmica; 
  • Ondas, som e luz; 
  • Eletromagnetismo.

Química 

  • Transformações químicas (reconhecimento, interpretação, representação, aspectos quantitativos e dinâmica); 
  • Elementos e suas substâncias; 
  • Metais; 
  • Substâncias iônicas; 
  • Substâncias moleculares; 
  • Indústria química; 
  • Ciclos de dióxido de carbono, enxofre e nitrogênio na natureza; 
  • Ciclo da água; 
  • Estrutura, propriedades e importância da água na natureza; 
  • Estado coloidal; 
  • Ácidos, bases, sais e óxidos; 
  • Poluição e tratamento da água; 
  • Energia nas transformações químicas; 
  • Transformações nucleares; 
  • Química orgânica. 

Não esquece que essas matérias e os principais assuntos de cada uma delas são os destaques, mas é importante que todo o conteúdo que contempla o período do ensino médio esteja no seu planejamento de estudos. Então, não desvalorize as aulas do curso pré-vestibular que não abordem especificamente alguns nos tópicos presentes aqui, porque isso poderá trazer prejuízos para o seu desempenho no dia das avaliações de ingresso no curso de Medicina. 

Leia outros conteúdos importantes para a sua preparação no Blog Anglo e seja um candidato acima da média. Até mais! 

segunda fase

Vestibular: 5 dicas de preparação para a segunda fase

Muitos vestibulandos quando veem seus nomes na lista de aprovados em algum vestibular mais tradicional sentem um misto de alegria e preocupação. Isso ocorre porque boa parte das instituições de ensino superior possuem a famosa segunda fase do vestibular, a qual os estudantes costumam ter mais dificuldades. 

A preparação para segunda fase costuma exigir estratégias um pouco diferenciadas daquelas praticadas na primeira fase. Apesar disso, podemos o acalmar porque, de modo geral, bastante do que foi estudado para a primeira etapa continuará sendo útil, então precisará usar tudo que aprendeu até aqui a seu favor. 

Além disso, independentemente da universidade para a qual está prestando, a base dos estudos seguirá a mesma. Pensando nisso criamos este conteúdo, o intuito é que você tenha dicas essenciais para usar como base nessa nova etapa do seu preparatório. 

Então, para começarmos, é necessário entender do que se trata a segunda fase do vestibular. Tudo pronto por aí? Se sim, continue a leitura e saia na frente de outros candidatos! 

 

O que é segunda fase do vestibular? 

A segunda fase do vestibular tem características bem diferentes da primeira, é isso que precisa ser levado em consideração na hora de estudar. Uma das primeiras diferenças é o conteúdo cobrado, normalmente as universidades cobram conhecimentos específicos da carreira escolhida pelo vestibulando. Nesse sentido, é fundamental ler com atenção o edital de cada vestibular para checar as disciplinas cobradas e aquelas que possuem maior peso na hora da atribuição da nota. 

Outro ponto de distinção entre as duas fases é o estilo das questões, além de ser cobrada o desenvolvimento de uma redação. Enquanto na primeira fase o vestibulando precisa resolver questões de múltipla escolha, na segunda fase do vestibular, serão exigidas respostas dissertativas, algo que modifica o treino e exige que o estudante conheça bem o que se espera de suas resoluções. Uma exceção é a segunda fase Unesp, que contempla questões de múltipla escolha em vez de dissertativas. 

Portanto, a preparação para segunda fase possui alguns pontos de atenção que devem ser levados em consideração no momento de elaboração do planejamento de estudo. Logo, entender a segunda fase Fuvest, a segunda fase Unicamp e a segunda fase Unesp, por exemplo, aumentará as suas chances de aprovação. A fim de o ajudar nessa tarefa, preparamos no próximo tópico algumas dicas de como estudar para a segunda fase do vestibular. Confira! 

 

Como estudar para segunda fase? 

Seja a segunda fase Fuvest, seja a segunda fase Unicamp ou, ainda, a segunda fase Unesp, existem passos universais para serem seguidos quando estiver se preparando para esse momento do vestibular. Por esse motivo, elaboramos 5 dicas que, com certeza, o ajudarão a ter mais sucesso nos estudos. Veja a seguir! 

  1. Leia o edital – de nada adianta ser um estudante muito dedicado a segunda fase da Fuvest, por exemplo, mas não estar ciente daquilo que o vestibular irá cobrar de fato. Essas informações importantes você encontrará, de forma detalhas, no edital publicado pela universidade.

  2. Elabore um plano de estudo – a preparação para a segunda fase deve seguir um bom plano de estudo baseado no edital publicado pela universidade, ele será fundamental para que o vestibulando se mantenha motivado e não se perca nas estratégias que irá aplicar. 

  3. Resolva provas antigascada instituição tem as suas particularidades em suas provas, então uma das maneiras mais efetivas para garantir um bom desempenho é conhecer muito bem como as avaliações são elaboradas, o que se repete em estilo e nível de dificuldade do conteúdo cobrado. Não dá para chegar em um exame, como a segunda fase da Unicamp, sem esse o domínio do estilo da universidade em seus processos de ingresso para o ensino superior.

  4. Esteja atento ao tempo – seria um sonho ter todo o tempo do mundo para responder às questões, mas não é essa a realidade. Então, precisa estar claro o tempo que você terá para resolver toda a prova e quanto é necessário para cada questão, pensando inclusive por dificuldade. Por exemplo, você já sabe as matérias em que tem mais facilidade e as que tem mais dificuldade, quanto tempo normalmente leva para chegar à resposta de uma questão fácil? E de uma difícil? Você já sabe? Com essa informação, organize e controle o tempo durante a preparação para segunda fase, considerando a sua jornada de estudo até o dia da prova.

  5. Foque nos simulados – simular a segunda fase Fuvest, a segunda fase Unesp ou a segunda fase Unicamp, por exemplo, ajudará com a clareza e autoconfiança para resolver a prova do começo ao fim. Além disso, ressaltamos que os simulados do curso pré-vestibular Anglo são excelentes para que as dicas anteriores sejam colocadas em prática. 

Algo bem importante que precisamos ressaltar: não se distraia pensando que, por ter se saído muito bem na primeira fase, passar na segunda fase do vestibular será fácil. Continue se esforçando e valorizando a sua dedicação aos estudos, isso tornará o seu desempenho muito melhor. Até mais! 

Assine nossa newsletter

Newsletter