Bolsa de estudo para universidade: entenda como funciona e como conquistar uma!

Postado 20 de janeiro de 2022

 

Você já deve ter percebido que nas universidades públicas não há disponibilidade de vagas para todos que fazem vestibular em um determinado ano, isso fica bem evidente na relação candidato-vaga divulgada a cada aplicação dos exames. Por outro lado, cursar o ensino superior em uma instituição privada pode ter um custo alto e nem sempre o nosso orçamento consegue garantir a mensalidade completa. 

A notícia boa que trazemos para você é que existem maneiras de conseguir bolsas para faculdade que variam de 25 a 100 porcento de desconto no valor integral que seria pago. 

Muitas pessoas pensam que para conquistar uma bolsa de estudo precisam de sorte ou estar em situação de carência socioeconômica, mas isso não é verdade. Claro que pode ser mais fácil se você se encaixar em algum critério facilitador imposto pelos programas de bolsa, porém nada impede que qualquer estudante se inscreva nas melhores faculdades para obter abatimentos significativos no preço da parcela que será paga mensalmente até terminar a graduação. 

Quer saber como funciona e como conquistar uma bolsa de estudo? Continue por aqui que vamos lhe explicar tudo que você precisa saber sobre isso! 

Como conseguir uma bolsa de estudo em uma faculdade? 

O que precisa ficar claro desde já é que qualquer faculdade privada pode ofertar bolsa de estudo, por esse motivo o seu empenho, na hora de correr atrás dessa chance, será determinante para ter êxito nessa tarefa. Dessa forma, é necessário estar atento a algumas questões: 

  • esteja bem-informado: busque informações sobre desconto em faculdade privada, faça pesquisas aprofundadas. Quanto mais souber sobre o assunto, mais altas serão as suas chances de ganhar uma bolsa com a maior porcentagem de abatimento. Quem não quer ser um bolsista com 100% do valor da mensalidade pago? 
  • verifique os requisitos: ao pesquisar, veja em quais faculdades você se enquadra nos requisitos para obtenção de bolsa. Não vai adiantar se inscrever em programas em que os critérios e a sua realidade não são compatíveis, o que de fato ocorrerá é perder tempo em processos com baixa ou nenhuma probabilidade de ser contemplado. 
  • siga os procedimentos: você já pesquisou, viu que se encaixa nos requisitos e agora é só se inscrever, certo? Parece fácil, mas o que muitos estudantes erram é em não prestar atenção aos mínimos detalhes dos procedimentos necessários exigidos pela instituição e acabam com a sua inscrição cancelada. Então, tenha paciência e leia com calma o passo a passo divulgado por cada faculdade para que, assim, não seja desclassificado por não ter cumprido de maneira exemplar alguma etapa. 

Se você não quer perder a oportunidade de estudar de graça ou com um bom abatimento no valor da mensalidade, leia o próximo tópico que separamos alguns programas que proporcionam desconto em faculdade. Acompanhe! 

Quais programas de bolsa para faculdade? 

As bolsas para faculdade podem ser conquistadas por meio de programas governamentais ou por iniciativas criadas pelas próprias instituições privadas de ensino superior. Veja algumas opções: 

  • ProUni: o Programa Universidade para Todos do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsa de estudo integral (100%) ou parcial (50%) em instituições particulares de ensino superior vinculadas ao programa. Para concorrer às bolsas integrais disponibilizadas, os estudantes precisam comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário-mínimo por membro. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal pode ser de até 3 salários-mínimos por pessoa. Em dezembro de 2021, foi assinada pelo presidente uma Medida Provisória que autoriza a inscrição de estudantes que fizeram o ensino médio em escolas particulares sem ser como bolsistas. Antes disso, só poderiam concorrer aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Uma outra informação importante é que o vestibulando precisa ter participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente e ter conquistado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado zero na redação. Está vetada a participação de brasileiros que já possuam diploma de ensino superior, com exceção dos docentes que podem se inscrever para cursarem uma segunda graduação como bolsistas. 
  • Bolsa Universidade: em São Paulo, existe a possibilidade de você se inscrever nesse programa que é um convênio feito pelo Governo de São Paulo com faculdades do estado. São concedidas bolsas parciais (50%), com benefício máximo de R$500,00 e o restante da mensalidade pode ser custeado pela instituição de ensino escolhida. A única condição é que quem for contemplado pela bolsa deve estar comprometido a exercer a função de Educador Universitários nas escolas estaduais ou municipais de São Paulo aos finais de semana, atividade vinculada ao Programa Escola da família. 
  • Mérito acadêmico: várias instituições privadas oferecem bolsas para faculdade por meio de mérito acadêmico. E o que é isso? Bom, é avaliado o seu desempenho no vestibular, geralmente o Enem, ou as suas notas ao longo da graduação. O interessante dessa iniciativa é que você pode concorrer a bolsas para faculdade mesmo se já estiver matriculado e cursando a graduação. Assim, depois da avaliação, os estudantes com as notas mais altas serão contemplados com bolsa parcial ou integral. Cada instituição de ensino possui as suas regras para conceder bolsas aos estudantes, por esse motivo é muito importante consultar as especificidades do processo realizado pelos estabelecimentos em que deseja ser bolsista. 

Agora que você já sabe como conseguir uma bolsa parcial ou integral para cursar o ensino superior, não perca tempo e inicie a sua pesquisa para se candidatar às vagas de bolsas para faculdade. Lembre-se que não faz mal ter como opção ser bolsista nas melhores faculdades privadas, além das vagas em universidades públicas que você deseja ingressar, o que importa é garantir o acesso à graduação de qualidade na área que escolheu se especializar. Boa jornada! 

Até mais! 

 

Assine nossa newsletter

Newsletter