Como a ansiedade pode atrapalhar os estudos?

Em algum momento, qualquer pessoa ao se preparar para uma prova escolar ou de vestibular pode sentir nervosismo, inquietação, dificuldade para manter o foco, preocupação incontrolável, insônia e cansaço. Esses sintomas costumam ser indicativos de que há algo errado na rotina do estudante e que a sua mente já está sendo prejudicada, o que também pode ser visualizado na queda de desempenho nas avaliações e nos simulados realizados.  

O cérebro de uma pessoa que está ansiosa devido aos estudos pode pregar algumas peças, pois a memória e a apreensão do conhecimento passam a falhar devido à sensação de que tudo dará errado por medo de não conseguir se dar bem em exames e provas.  As psicólogas do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP), do cursinho preparatório Anglo, explicam que “a ansiedade provém do pensamento ou temor diante de algo que a pessoa imagina que pode vir a acontecer. A dificuldade em controlar a situação futura faz com que o indivíduo tente se planejar e se precaver, entretanto nem sempre é possível, mas pode ser de grande ajuda compreender o disparador e identificar suas causas reais e presentes.”. 

Isso significa que é importante entender o motivo de se sentir assim ao estudar para que seja possível lidar melhor com esses momentos ansiosos. Além disso, é necessário buscar técnicas que colaborem para amenizar esses sintomas e, caso não sejam suficientes, procurar um profissional da área que lhe ajude a trabalhar seu emocional enquanto está se preparando para o vestibular.  

Vale ressaltar que, muitas vezes, candidatos não conquistam a aprovação por não estarem em dia com a saúde mental. Assim, esse é um ponto de atenção que você precisa, sim, de todo apoio que estiver disponível a fim de chegar no dia do teste com os conteúdos estudados e a mente equilibrada. 

Se você quer saber mais sobre o assunto e necessita de dicas para amenizar a ansiedade pré-vestibular, continue por aqui que nas próximas linhas vamos ajudar com isso! 

Como a ansiedade atrapalha na concentração? 

ansiedade nos estudos tem sido algo presente, o que preocupa profissionais que cuidam da saúde mental. Isso porque “[...] Quando esses pensamentos são muito recorrentes e/ou intensos, podem prejudicar o foco do indivíduo e o desempenho em atividades diárias, especialmente os estudos, pois estes requerem alta concentração e atenção para serem mais proveitosos. 

É comum ouvirmos relatos de jovens que estão concentrados nos estudos e, de repente, vem à mente a preocupação com os resultados das provas, temor por não serem aprovados ou, até mesmo, se mudarão de opção de curso caso não sejam aprovados no que estão pleiteando. Esses exemplos mostram o poder de interferência dos pensamentos de quem está bastante ansioso — se perdem na própria mente preocupada e temorosa ao invés de conseguirem se concentrar nos estudos e deixarem essas preocupações para quando for o momento de efetivamente lidar com elas.”, afirmam as psicólogas do SAP, do cursinho preparatório Anglo. 

Dessa forma, torna-se complicado manter a concentração em meio ao turbilhão de pensamentos negativos sobre o próprio desempenho. Caso a ansiedade nos estudos não seja tratada desde os primeiros sinais, esse quadro emocional tende a aumentar a autocobrança e a se repetir por perceber que está ficando cada dia mais difícil garantir um rendimento nas aulas e nas revisões dos assuntos estudados, gerando maior desconforto e atrapalhando de maneira significativa os estudos do vestibulando. 

Por sabermos o quanto é séria a ansiedade pré-vestibular, separamos 6 dicas para você colocar em prática e manter a calma na hora dos estudos. Siga com a leitura! 

O que fazer para se acalmar na hora de estudar? 

Saúde física e mental andam juntas quando se trata de amenizar a ansiedade nos estudos. Não será sempre que você se sentirá confiante e, em alguns dias, poderá se sentir exausto, mas isso é extremamente normal e mais comum do que imagina. Por esse motivo, para não deixar a ansiedade tomar conta da sua rotina e se acalmar na hora de estudar, vale estar atento a como tem sido seus dias e criar bons hábitos que mantenham tudo organizado, assim facilitando a sua vida enquanto faz um cursinho preparatório ou estuda sozinho.  

Lembre-se que a calma virá com a ação diária que lhe trará autoconfiança e bons resultados. Assim, veja as dicas que separamos para você: 

  1. Elabore um plano de estudos: organizar os estudos é fundamental para se manter saudável ao longo da rotina de estudos pesada dos vestibulandos. De forma alguma tente estudar todo o conteúdo de uma vez, o ideal é que você faça um planejamento em que existam momentos de pausas para descanso e não coloque mais de uma hora por disciplina no dia. 
  2. Respeite os seus limites: você percebeu que está esgotado mesmo faltando alguns pontos para cumprir do seu planejamento? Encerre os estudos, não ultrapasse os limites do seu corpo. Estudar em momentos de exaustão mental, além de não trazer bons resultados, só prejudicará o seu rendimento nos dias seguintes. 
  3. Evite procrastinar: sabemos que, às vezes, a vontade de estudar está pouca, por preguiça ou qualquer outro motivo, mas você já ouviu o ditado popular “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”? Pode parecer besteira, porém ele deveria ser um mantra dos estudantes que estão se preparando para o vestibular. Além disso, você criou um plano de estudos justamente para garantir a sua aprovação. Então, coloque-o em prática conforme o planejado sem deixar para depois porque a procrastinação aumenta o risco de acumular muito conteúdo, o que provavelmente será difícil de dar conta em outro momento. 
  4. Cuide da sua alimentação: o que se alimentar bem tem a ver com reduzir a ansiedade pré-vestibular? Uma alimentação equilibrada e a ingestão adequada de água garantirão o bom funcionamento do seu corpo, o qual precisa estar saudável para que você possa estudar. Outro ponto é que alguns alimentos potencializam sintomas ansiosos, um deles é a cafeína. É óbvio que muitos estudantes tomam café e energético, muitas vezes em excesso, para se manterem acordados, porém temos uma má notícia: a longo prazo isso não trará benefícios e ainda atrapalhará o rendimento nos estudos. 
  5. Faça exercícios: quando fazemos exercícios, o cérebro libera substâncias, como a endorfina e a dopamina, que produzem bem-estar. Ter esses hormônios circulando em nosso corpo é necessário para reduzir a ansiedade, por isso não vacila e adicione no seu planejamento diário pelo menos 30 minutos para praticar atividade física. 
  6. Descanse: por último, mas não menos importante, está o descanso. Não acredite no mito de que dormir pouco e utilizar recursos para se manter acordado estudando é o melhor caminho para ser aprovado no vestibular. Organiza-se para que possa dormir pelo menos 8 horas por noite e acorde com disposição para executar tudo que está planejado no seu plano de estudos. 

Com essas dicas, esperamos que tenha ficado clara a importância de organizar os estudos e de cuidar da saúde física e mental para que a ansiedade permaneça longe de você. O cursinho preparatório Anglo possui recursos e profissionais qualificados que podem lhe auxiliar em tornar a sua rotina de estudos menos sobrecarregada e mais equilibrada. O nosso intuito é que você alcance o seu objetivo de ser aprovado no vestibular não apenas com qualidade ao acessar os conteúdos, mas também com saúde física e mental. 

Agora que você já sabe o que pode fazer para evitar que a ansiedade atrapalhe os seus estudos, já se organiza e comece hoje a estudar. 

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

5 motivos para fazer simulados

Podemos afirmar que para ser aprovado nos maiores vestibulares do país é necessário praticar muito. E nada melhor para essa tarefa do que realizar avaliações anteriores.

Leia mais

8 dicas para manter o foco nos estudos

Focar nos estudos para o vestibular nem sempre é fácil, principalmente, quando não foi construída uma rotina adequada. Assim, muitos vestibulandos têm dificuldades para manter....

Leia mais

5 dicas para ir bem no Enem 2022

O ano do Enem 2022 chegou e, junto a isso, cresce a preocupação com a preparação que precisa ser feita até o dia da prova. Alguns vestibulandos analisam as suas possibilidades de aprovação...

Leia mais

Como as fake news podem afetar os estudos?

Fake news tem relação com os estudos? Sim, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural e apoiar-se em fake news, pode prejudicar significativamente

Leia mais

Como ingressar na Unesp?

As opções de ingresso para a Unesp são por meio da realização das provas do seu vestibular tradicional e pelo processo seletivo Unesp-Enem.

Leia mais

Como ingressar na Unicamp?

A UNICAMP é considerada uma das melhores universidades da América Latina, segundo o resultado publicado pelo ranking latino-americano do THE.

Leia mais

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais