Como as fake news podem afetar os estudos?

Postado 14 de março de 2022

Há alguns anos o assunto fake news se tornou presente no dia a dia do brasileiro devido ao aumento de disseminação desse tipo de notícia. Apesar de ser um termo conhecido, antes de aprofundarmos a nossa discussão, relembraremos o significado dessa expressão: em tradução livre do inglês, significa “notícias falsas”. Isso quer dizer que, quando falamos sobre o aumento das fake news, estamos sinalizando que as pessoas têm compartilhado e se apoiado com mais frequência em conteúdos que não apresentam a verdade sobre alguma temática ou acontecimento. 

Uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) — coordenada por Sinan Aral — em que foram analisadas, de 2006 a 2017, 126 mil mensagens divulgadas na rede social Twitter, aponta que as notícias falsas são compartilhadas e se alastram 70% mais rápido que as notícias verdadeiras. Dado preocupante, uma vez que com a agilidade para chegar a muitas pessoas se torna mais difícil fazer com que acreditem que se trata de uma invenção. 

E o que isso tem a ver com os estudos? Bom, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural para elaborar uma boa redação, parte bastante importante dos exames para ingresso no ensino superior, apoiar-se em fake news, mesmo sem saber, pode prejudicar significativamente o seu desempenho. Além disso, a prova de atualidades exige um conhecimento baseado em informações reais para que o resultado seja favorável para o estudante, resumindo: as notícias falsas podem afastar para muito longe a tão sonhada aprovação. 

Você entendeu a importância de saber mais sobre esse assunto? Então, leia esse texto até o final para não cair mais em mentiras que são divulgadas na rede. 

Como identificar a veracidade das informações que recebemos? 

Você até pode pensar que se trata de uma tarefa muito difícil identificar se uma notícia é verdadeira ou não; porém, além de manter a atenção, existem algumas ações que costumam nos proteger das fake news. Separamos algumas delas para que as coloque em prática desde agora. 

  • Verifique a fonte – não se prenda apenas a história apresentada na notícia, pesquise informações sobre o site e a reputação que possui entre os leitores e outros sites de jornalismo. 
  • Leia mais que o título e a chamada – muitas vezes, o título e a chamada da notícia são elaborados para gerar acesso a página e podem ter duplo sentido para que o leitor fique curioso e clique no link, por esse motivo é importante ser o texto por completo antes de sair por aí acreditando no recorte feito na apresentação do texto. 
  • Considere a autoria – você pode até não conhecer todos os redatores e jornalistas, mas pesquise em sites de busca o nome do autor para verificar se não há denúncias sobre publicação de notícias falsas na rede. 
  • Cheque as fontes de apoio – é válido checar se há referências na publicação ou links de apoio ao que está presente no texto para acessar, garantindo que o que foi publicado é verdade. 
  • Atente-se à data – uma notícia muito antiga costuma perder a sua relevância com o passar do tempo, geralmente as coisas já mudaram e a realidade é outra no presente. Imagine o problema que seria apresentar uma informação ultrapassada na prova de atualidades. 
  • Certifique-se de que não é uma piada – algumas polêmicas são criadas a partir de notícias publicadas em sites ou em páginas de humor porque alguém não compreendeu a piada. Este ponto está ligado à verificação da fonte, pois se você souber mais sobre ela entenderá o propósito daquilo que foi publicado. 
  • Fale com especialistas – colocou todas as ações sugeridas em prática e, mesmo assim, ficou em dúvida em relação à veracidade da notícia? Procure alguém que entenda de fato do assunto para o ajudar. 

Vale ressaltar que essa verificação deve se tornar um hábito a fim de que você não cometa erros que poderiam ser evitados no vestibular e no dia a dia ao conversar sobre algum assunto com outras pessoas. No próximo tópico, ficará claro como as fake news podem prejudicar o seu rendimento no momento das avaliações. Confira! 

Fake news atrapalha no repertório sociocultural? 

O repertório sociocultural é formado por todo conhecimento que você possui além do conteúdo específico de cada disciplina do ensino médio. Desse modo, as fake news podem atrapalhar justamente na formação desse repertório para o vestibular; visto que, caso não esteja atento, há o risco de apresentar em suas respostas dissertativas e na redação informações falsas.  

Algo que precisa ser compreendido é que o repertório sociocultural não é uma opinião pessoal, mas se trata de exemplos, dados, fatos, pesquisas reais ou obras de ficção que servem como comparação para alguma situação presente no tema proposto pela banca avaliadora do vestibular. Tenha cuidado para não cair na armadilha de acreditar em algo que uma notícia apresenta apenas por ser algo que você concorda, ou seja, que também é a sua opinião. Mesmo nesses casos, não deixe de investigar a veracidade da informação. 

Agora que você já tem em mente a importância de fugir das fakes news e como identificá-las, construa um repertorio sociocultural consistente para utilizar na prova de atualidades e na sua produção textual durante os seus estudos e no dia do vestibular. Todo cuidado é pouco para não perder a credibilidade por causa de equívocos nas informações expostas ao se posicionar sobre algo. 

Até mais! 

]]>

Assine nossa newsletter

Newsletter