Como as fake news podem afetar os estudos?

Há alguns anos o assunto fake news se tornou presente no dia a dia do brasileiro devido ao aumento de disseminação desse tipo de notícia. Apesar de ser um termo conhecido, antes de aprofundarmos a nossa discussão, relembraremos o significado dessa expressão: em tradução livre do inglês, significa “notícias falsas”. Isso quer dizer que, quando falamos sobre o aumento das fake news, estamos sinalizando que as pessoas têm compartilhado e se apoiado com mais frequência em conteúdos que não apresentam a verdade sobre alguma temática ou acontecimento. 

Uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) — coordenada por Sinan Aral — em que foram analisadas, de 2006 a 2017, 126 mil mensagens divulgadas na rede social Twitter, aponta que as notícias falsas são compartilhadas e se alastram 70% mais rápido que as notícias verdadeiras. Dado preocupante, uma vez que com a agilidade para chegar a muitas pessoas se torna mais difícil fazer com que acreditem que se trata de uma invenção. 

E o que isso tem a ver com os estudos? Bom, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural para elaborar uma boa redação, parte bastante importante dos exames para ingresso no ensino superior, apoiar-se em fake news, mesmo sem saber, pode prejudicar significativamente o seu desempenho. Além disso, a prova de atualidades exige um conhecimento baseado em informações reais para que o resultado seja favorável para o estudante, resumindo: as notícias falsas podem afastar para muito longe a tão sonhada aprovação. 

Você entendeu a importância de saber mais sobre esse assunto? Então, leia esse texto até o final para não cair mais em mentiras que são divulgadas na rede. 

Como identificar a veracidade das informações que recebemos? 

Você até pode pensar que se trata de uma tarefa muito difícil identificar se uma notícia é verdadeira ou não; porém, além de manter a atenção, existem algumas ações que costumam nos proteger das fake news. Separamos algumas delas para que as coloque em prática desde agora. 

  • Verifique a fonte - não se prenda apenas a história apresentada na notícia, pesquise informações sobre o site e a reputação que possui entre os leitores e outros sites de jornalismo. 
  • Leia mais que o título e a chamada - muitas vezes, o título e a chamada da notícia são elaborados para gerar acesso a página e podem ter duplo sentido para que o leitor fique curioso e clique no link, por esse motivo é importante ser o texto por completo antes de sair por aí acreditando no recorte feito na apresentação do texto. 
  • Considere a autoria - você pode até não conhecer todos os redatores e jornalistas, mas pesquise em sites de busca o nome do autor para verificar se não há denúncias sobre publicação de notícias falsas na rede. 
  • Cheque as fontes de apoio - é válido checar se há referências na publicação ou links de apoio ao que está presente no texto para acessar, garantindo que o que foi publicado é verdade. 
  • Atente-se à data - uma notícia muito antiga costuma perder a sua relevância com o passar do tempo, geralmente as coisas já mudaram e a realidade é outra no presente. Imagine o problema que seria apresentar uma informação ultrapassada na prova de atualidades. 
  • Certifique-se de que não é uma piada - algumas polêmicas são criadas a partir de notícias publicadas em sites ou em páginas de humor porque alguém não compreendeu a piada. Este ponto está ligado à verificação da fonte, pois se você souber mais sobre ela entenderá o propósito daquilo que foi publicado. 
  • Fale com especialistas - colocou todas as ações sugeridas em prática e, mesmo assim, ficou em dúvida em relação à veracidade da notícia? Procure alguém que entenda de fato do assunto para o ajudar. 

Vale ressaltar que essa verificação deve se tornar um hábito a fim de que você não cometa erros que poderiam ser evitados no vestibular e no dia a dia ao conversar sobre algum assunto com outras pessoas. No próximo tópico, ficará claro como as fake news podem prejudicar o seu rendimento no momento das avaliações. Confira! 

Fake news atrapalha no repertório sociocultural? 

O repertório sociocultural é formado por todo conhecimento que você possui além do conteúdo específico de cada disciplina do ensino médio. Desse modo, as fake news podem atrapalhar justamente na formação desse repertório para o vestibular; visto que, caso não esteja atento, há o risco de apresentar em suas respostas dissertativas e na redação informações falsas.  

Algo que precisa ser compreendido é que o repertório sociocultural não é uma opinião pessoal, mas se trata de exemplos, dados, fatos, pesquisas reais ou obras de ficção que servem como comparação para alguma situação presente no tema proposto pela banca avaliadora do vestibular. Tenha cuidado para não cair na armadilha de acreditar em algo que uma notícia apresenta apenas por ser algo que você concorda, ou seja, que também é a sua opinião. Mesmo nesses casos, não deixe de investigar a veracidade da informação. 

Agora que você já tem em mente a importância de fugir das fakes news e como identificá-las, construa um repertorio sociocultural consistente para utilizar na prova de atualidades e na sua produção textual durante os seus estudos e no dia do vestibular. Todo cuidado é pouco para não perder a credibilidade por causa de equívocos nas informações expostas ao se posicionar sobre algo. 

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

5 motivos para fazer simulados

Podemos afirmar que para ser aprovado nos maiores vestibulares do país é necessário praticar muito. E nada melhor para essa tarefa do que realizar avaliações anteriores.

Leia mais

8 dicas para manter o foco nos estudos

Focar nos estudos para o vestibular nem sempre é fácil, principalmente, quando não foi construída uma rotina adequada. Assim, muitos vestibulandos têm dificuldades para manter....

Leia mais

5 dicas para ir bem no Enem 2022

O ano do Enem 2022 chegou e, junto a isso, cresce a preocupação com a preparação que precisa ser feita até o dia da prova. Alguns vestibulandos analisam as suas possibilidades de aprovação...

Leia mais

Como as fake news podem afetar os estudos?

Fake news tem relação com os estudos? Sim, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural e apoiar-se em fake news, pode prejudicar significativamente

Leia mais

Como ingressar na Unesp?

As opções de ingresso para a Unesp são por meio da realização das provas do seu vestibular tradicional e pelo processo seletivo Unesp-Enem.

Leia mais

Como ingressar na Unicamp?

A UNICAMP é considerada uma das melhores universidades da América Latina, segundo o resultado publicado pelo ranking latino-americano do THE.

Leia mais

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais