Como estudar para o Enem com filmes?

Postado 23 de maio de 2022

Já pensou em aliar estudos com entretenimento? O Enem 2022 está chegando e por mais que a preparação para essa prova do Enem não pareça ser tão leve e divertida na maioria das vezes, é possível ganhar um bom repertório para a sua redação, por exemplo, com filmes bons para o Enem.  

Você certamente já percebeu que muitos de seus conhecimentos foram adquiridos ao ter contato com atividades extraclasse. Nesse sentido, documentários, séries e filmes podem ser excelentes aliados para estudar e ao mesmo tempo aliviar a tensão.  

Portanto, se você quer diversificar os seus modos de estudos e aprofundar seus conhecimentos a respeito de temas importantes, aproveite seu momento de entretenimento para adquirir conhecimentos. E nós explicaremos como isso será possível. Acompanhe! 

Como estudar com filmes e séries? 

A prova do Enem costuma cobrar um repertório sociocultural e um bom conhecimento de mundo dos estudantes, e certamente no Enem 2022 não será diferente. Por essa razão, é importante ter sempre em mente que os conhecimentos adquiridos vão muito além do que é transmitido em sala de aula ou do que está nas apostilas. São exemplos de preciosas fontes de conhecimento que podem te ajudar a expandir seus conhecimentos e garantir uma boa nota no Enem 2022, visitas a museus, músicas, filmes e séries.  

Mas como estudar com material audiovisual? Separamos algumas dicas que com certeza o ajudarão nessa missão: 

  • faça resumos: após assistir ao filme, tente fazer um resumo destacando os principais pontos do enredo e dos personagens principais, comentando cada um desses pontos. É importante buscar um paralelo entre esses elementos e os conteúdos estudados; 
  • troque informações com um amigo: conversar sobre o filme com alguém que também tenha assistido pode ser uma excelente oportunidade para notar pontos importantes que possam ter passado despercebidos; 
  • tente estabelecer relações entre o filme e o mundo ao redor: parar para entender as relações da obra com fatos históricos, com aspectos da contemporaneidade, com questões sociológicas ou filosóficas.

Dessa forma, você pode (e deve!) inserir na sua rotina semanal de estudos um tempo dedicado para assistir a bons filmes e séries indicados para o Enem. É importante saber que filmes bons para o Enem são aqueles que tratam de questões históricas ou geopolíticas, também podem ser documentários ou até mesmo séries que suscitam uma reflexão a respeito dos mais diversos dilemas humanos. 

Para que você já possa iniciar os seus estudos com esse tipo de material, elaboramos uma lista com 8 obras muito bem-feitas e com temáticas que costumam estar na prova do Enem. Vai perder essa? Então, continue a leitura! 

Filmes para usar na redação 

Para começar, precisamos destacar que a lista de obras audiovisual que construímos está imperdível! Então, prepare a pipoca e confira, a seguir, uma lista especial de filmes indicados para o Enem e mais alguns bônus de séries e documentários muito interessantes que também podem o ajudar. 

  1. Às Cegas – 2018 (Filme) 
    Em uma sociedade distópica, algo misterioso e inexplicável começa a acontecer e as pessoas passam a cometer suicídio. Apenas aqueles que seguem algumas regras e possuem disciplina suficiente conseguem sobreviver. O filme é baseado no livro “Caixa dos Pássaros”, romance pós-apocalíptico escrito por Josh Malerman. Dirigido por Susanne Bier e estrelado por Sandra Bullock, esse drama e thriller psicológico explora questões como a essência do medo em um mundo tomado pela insanidade.
  2. A onda – 2008 (Filme)
    Um professor de história do Ensino Médio precisa ensinar para seus alunos o que é uma autocracia. A princípio a classe mostra certo desinteresse pelo tema, então ele decide demonstrar na prática o significado de autocracia. Para isso, resolve realizar um experimento e pede que seus alunos desenvolvam sua própria autocracia, porém as coisas saem do controle da escola e um regime fascista emerge entre os alunos. O filme é baseado em fatos reais: um professor estadunidense chamado Ron Jones propôs esse experimento em 1967 para seus alunos e o experimento foi denominado “A terceira onda”.  
  3. Apocalipse Now – 1979 (Filme) 
    O clássico filme, de 1979, explora questões como o esforço para manter a lucidez em meio a um contexto nefasto como uma guerra. Ambientado durante a guerra do Vietnã, a narrativa é centrada na trajetória de um soldado norte-americano desde sua chegada à guerra até sua perda total de lucidez após presenciar todos os horrores depois de anos de conflitos sangrentos. Desde seu lançamento até os dias de hoje, o vencedor da “Palma de Ouro” no festival de Cannes e do “Oscar de Melhor filme” foi considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante” e foi muito aclamado pela crítica por seus temas filosóficos e por seu efeito cultural na sociedade. 
  4. Guerras do Brasil.doc – 2019 (Série) 
    A série documental, de 2018, expõe detalhadamente os conflitos que aconteceram no Brasil desde sua colonização e os desdobramentos desses conflitos até os dias de hoje. Cada um dos episódios desenvolve minuciosamente a história de importantes momentos históricos do nosso país, como a Guerra do Paraguai e a Revolução de 1930.
  5. Cowspiracy – 2014 (Documentário) 
    Sustentabilidade, ética e impactos no meio ambiente são temas recorrentes na prova do Enem e nos mais diversos vestibulares. Assim, o documentário em questão pode ser uma excelente fonte de informação para que você se aprofunde nessas questões. A produção cinematográfica, por meio de entrevistas com cientistas das mais diversas áreas, discute os impactos da agropecuária no mundo contemporâneo e como essa atividade está contribuindo significativamente para o agravamento do aquecimento global.  
  6. Merlí – 2017 (Série) 
    Filosofia é uma das matérias exigidas na prova do Enem. Por essa razão, essa série catalã de 3 temporadas pode ser muito importante para aprender e se aprofundar no pensamento das mais diversas escolas filosóficas. A série retrata em paralelo os dilemas da vida de um professor de filosofia e seus métodos de ensino, que são considerados por todos, não tão tradicionais assim. Essa produção explora a cada episódio o pensamento de diferentes filósofos como Sócrates, Schopenhauer, Nietzsche e Aristóteles. Os pensamentos mais complexos desses filósofos são transmitidos de forma clara e direta com muito didatismo pelo personagem principal que tem por objetivo principal formar alunos com pensamento crítico e autonomia intelectual. 
  7. A 13ª Emenda – 2016 (Documentário) 
    O documentário problematiza uma das emendas da constituição norte-americana que abre margem para a manutenção da escravidão de afro-americanos dentro de penitenciárias. A questão do racismo estrutural é desenvolvida de forma detalhada de modo que é possível encontrar diversos pontos de contato entre o racismo estrutural estadunidense e o brasileiro, sobretudo com relação ao perfil da população carcerária em nosso país.  
  8. Explicando – 2018 (Documentário)
    A série documental da Netflix condensa muitas informações relevantes em episódios curtos. Os mais diversos temas são abordados, cada um em um episódio. De temas atuais, como a “Crise Global da água”, até questões debatidas desde as eras mais remotas com o “Tempo”. A série desenvolve esses temas de forma direta, com uma linguagem simples e dinâmica. 

A nossa expectativa é que essas indicações de filmes ajudem você a ganhar um bom repertório sociocultural que contribua não só para a escrita da redação da prova do Enem 2022 como também amplie seus horizontes. Pode acreditar, em algum momento, você perceberá que valeu a pena ter assistido a essas obras do audiovisual. 

Curtiu esse conteúdo? Se sim, compartilhe com seus colegas e acompanhe os próximos textos do nosso blog! 

Até mais! 

]]>

Assine nossa newsletter