Como ingressar na USP?
Postado 24 de novembro de 2021
A prova Fuvest é um exame coordenado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), dividido em duas fases, geralmente com a primeira fase em dezembro e a segunda em janeiro do ano seguinte. É uma prova com suas particularidades e que você precisa estar preparado ao fazê-la devido à concorrência, isso porque, como aponta o ranking britânico, ela é a melhor universidade do Brasil.
Antes de te explicar todas as formas pelas quais você poderá ingressar na USP, que tal entender um pouco mais sobre quais cursos ela oferece e como é o seu ensino? Segue a leitura!
Quais são os cursos da USP?
A USP possui campus nas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga, Santos e São Carlos. Por essa quantidade de polos universitários, já deu para perceber que a lista de cursos será extensa. Além de medicina USP – curso mais concorrido da Fuvest –, ao se inscrever para fazer a prova Fuvest, você poderá optar por pelo menos 1 entre as 95 opções de cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo.
Essas são apenas as opções para a graduação, a USP também oferece cursos de pós-graduação, como mestrado, doutorado e especializações. Caso ainda esteja em dúvida sobre como escolher o seu curso, foi criado o Programa USP e as Profissões (PRCEU) com o intuito de auxiliar os estudantes na escolha por uma carreira profissional.
Agora que você já tem uma ideia do tamanho dessa instituição e quais são as suas possibilidades de carreira, vamos entender como é o ensino dela. Acompanhe!
Como é o ensino na USP?
O ensino da USP é público e gratuito. Essa informação pode parecer óbvia para alguns, mas nem todo mundo sabe que a Universidade de São Paulo não é uma instituição privada. Dessa forma, você não pagará para estudar nela, mas deverá, como dito antes, fazer a prova Fuvest.
A instituição é referência em pesquisa científica e oferece uma infraestrutura de qualidade que poucas universidades possuem, como um Centro de Armazenamento de Amostras Biológicas, um Centro de Medicina Celular e Regenerativa e geração alternativa de energia no prédio principal da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) etc. Por esses exemplos, é possível compreender por que para cursar medicina na USP há tanta concorrência.
Chegou o momento de conhecer as formas de ingresso dessa universidade renomada. Vamos lá?
Quais são as formas de ingressar na USP?
A USP para 2022 está ofertando mais de 11.000 vagas para os cursos de graduação. Essa quantidade foi distribuída em mais de 2.800 vagas para o Enem e mais de 8.000 para a Fuvest. Entretanto, a prova da USP e do Enem não são os únicos jeitos de conquistar uma vaga. As formas de ingresso são:
- Vestibular da Fuvest: vestibular próprio da instituição. A Fuvest foi criada exclusivamente para elaborar e aplicar as provas que selecionam os melhores candidatos para ocupar as vagas disponíveis.
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): assim como as outras universidades que utilizam a nota do Enem para ingresso, é necessário se inscrever no Sisu no prazo divulgado pelo Inep para entrar na USP utilizando a nota do Enem.
- Transferência externa: caso você esteja estudando em outra universidade e queira continuar o mesmo curso na USP, precisará se inscrever no processo de transferência realizado pela Fuvest. Assim, existindo vagas disponíveis para a sua graduação, será possível participar do processo seletivo que é aplicado segundo as normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação.
Depois de tantas informações, ficou ainda mais interessado em estudar na Universidade de São Paulo? Então, não marca bobeira e segue firme nos estudos!
Até mais!