Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo. Ela só ficou atrás da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile. Aqui no Brasil, mesmo sem um ranking elaborado por um centro de pesquisas, sabemos que muitos vestibulandos sonham em vencer a prova da USP por reconhecerem a qualidade de ensino oferecido por essa universidade. Entretanto, o processo para alcançar esse objetivo demanda muita dedicação e uma boa rotina de estudos, principalmente para aqueles que escolheram cursar medicina na USP

prova Fuvest é um exame coordenado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), dividido em duas fases, geralmente com a primeira fase em dezembro e a segunda em janeiro do ano seguinte. É uma prova com suas particularidades e que você precisa estar preparado ao fazê-la devido à concorrência, isso porque, como aponta o ranking britânico, ela é a melhor universidade do Brasil. 

Antes de te explicar todas as formas pelas quais você poderá ingressar na USP, que tal entender um pouco mais sobre quais cursos ela oferece e como é o seu ensino? Segue a leitura! 

Quais são os cursos da USP? 

A USP possui campus nas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga, Santos e São Carlos. Por essa quantidade de polos universitários, já deu para perceber que a lista de cursos será extensa. Além de medicina USP – curso mais concorrido da Fuvest –, ao se inscrever para fazer a prova Fuvest, você poderá optar por pelo menos 1 entre as 95 opções de cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo. 

Essas são apenas as opções para a graduação, a USP também oferece cursos de pós-graduação, como mestrado, doutorado e especializações. Caso ainda esteja em dúvida sobre como escolher o seu curso, foi criado o Programa USP e as Profissões (PRCEU) com o intuito de auxiliar os estudantes na escolha por uma carreira profissional.  

Agora que você já tem uma ideia do tamanho dessa instituição e quais são as suas possibilidades de carreira, vamos entender como é o ensino dela. Acompanhe! 

Como é o ensino na USP? 

O ensino da USP é público e gratuito. Essa informação pode parecer óbvia para alguns, mas nem todo mundo sabe que a Universidade de São Paulo não é uma instituição privada. Dessa forma, você não pagará para estudar nela, mas deverá, como dito antes, fazer a prova Fuvest

A instituição é referência em pesquisa científica e oferece uma infraestrutura de qualidade que poucas universidades possuem, como um Centro de Armazenamento de Amostras Biológicas, um Centro de Medicina Celular e Regenerativa e geração alternativa de energia no prédio principal da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) etc. Por esses exemplos, é possível compreender por que para cursar medicina na USP há tanta concorrência. 

Chegou o momento de conhecer as formas de ingresso dessa universidade renomada. Vamos lá? 

Quais são as formas de ingressar na USP? 

A USP para 2022 está ofertando mais de 11.000 vagas para os cursos de graduação. Essa quantidade foi distribuída em mais de 2.800 vagas para o Enem e mais de 8.000 para a Fuvest. Entretanto, a prova da USP e do Enem não são os únicos jeitos de conquistar uma vaga. As formas de ingresso são: 

  1. Vestibular da Fuvest: vestibular próprio da instituição. A Fuvest foi criada exclusivamente para elaborar e aplicar as provas que selecionam os melhores candidatos para ocupar as vagas disponíveis. 
  2. Sistema de Seleção Unificada (Sisu): assim como as outras universidades que utilizam a nota do Enem para ingresso, é necessário se inscrever no Sisu no prazo divulgado pelo Inep para entrar na USP utilizando a nota do Enem. 
  3. Transferência externa: caso você esteja estudando em outra universidade e queira continuar o mesmo curso na USP, precisará se inscrever no processo de transferência realizado pela Fuvest. Assim, existindo vagas disponíveis para a sua graduação, será possível participar do processo seletivo que é aplicado segundo as normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação. 

Depois de tantas informações, ficou ainda mais interessado em estudar na Universidade de São Paulo? Então, não marca bobeira e segue firme nos estudos! 

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais