Como organizar o tempo na hora da prova?

Postado 5 de janeiro de 2023

Sem dúvidas uma das grandes preocupações dos vestibulandos é fazer uma boa gestão de tempo. Seja a gestão de tempo durante o período de estudos nos meses que antecedem as provas, seja a preocupação com o tempo de prova Enem, esse assunto gera muitos questionamentos e é motivo de grande inquietação entre os candidatos a uma vaga universitária.  

Pensando nisso, compartilhamos boas dicas, com quem considera precisar organizar o tempo, de uma forma que aqueles que já sabem fazer uma gestão de tempo nos estudos também tenham método no momento de realização da prova. E, se chegou até aqui, provavelmente você precisa aprimorar a sua gestão de tempo por ter a intenção de garantir um bom desempenho nas provas. 

Siga com a leitura e confira dicas infalíveis sobre como administrar o tempo de prova Enem. Vamos lá?

Como dividir o tempo de prova?

Uma habilidade solicitada pelo Enem é a boa administração do tempo, pois saber organizar tempo faz toda a diferença no desempenho do vestibulando durante o exame. O grande desafio é, sem dúvidas, o primeiro dia. É preciso ter método para conseguir responder satisfatoriamente 90 questões de múltipla escolha, além de fazer uma boa redação em 5 horas e 30 minutos. Como a redação corresponde a 20% da nota final do primeiro dia, é importante dedicar um tempo para escrevê-la de modo a produzir um bom texto, mas sem prejudicar a resolução das questões. 

Aqui vão dicas sobre como dividir o tempo de prova Enem no primeiro dia: no início da prova, reserve 45 minutos para ler atentamente os textos motivadores, interpretá-los, selecionar repertório e desenvolver seus argumentos. Faça um rascunho do seu texto. Depois, nas 3 horas seguintes, responda o máximo de questões que conseguir. Volte para a redação e redija a versão final do seu texto em 30 minutos.  

Desse modo, você terá um tempo para se distanciar da sua produção, poderá fazer uma autocorreção e perceber erros que passaram na primeira versão: pontuação, ortografia e problemas de coesão e períodos truncados. Mas cuidado para não escrever um texto novo, lembre-se de que você já teve 45 minutos para planejá-lo. No final da prova, resolva as questões que pulou incialmente e preencha o gabarito.  

Agora que você já sabe como fazer a divisão no tempo de prova, preparamos outras dicas fundamentais para administrar o tempo de prova da melhor forma possível. Confira! 

Como administrar o tempo na hora da prova?

Você provavelmente já estudou para aprender a fazer uma boa gestão de tempo nos estudos. Entretanto, para garantir que conseguirá um bom resultado, é preciso também saber quais são os melhores métodos para organizar o tempo no momento da prova. Isso porque de nada adianta dominar o conteúdo, ter estudado ao longo do ano, se não faz ideia do que fazer no momento da prova e não conhece algumas estratégias para realizar a avaliação. Confira a seguir algumas dicas sobre gestão de tempo que poderão fazer toda a diferença no dia do vestibular. 

  1. Foco na redação: como já dito antes, a redação tem um peso enorme na nota final. Logo, é importante não deixar para fazê-la de uma vez só depois de ter respondido às questões, muito menos nos momentos finais da prova, quando provavelmente você já estará cansado. Uma possibilidade é você organizar o tempo, reservando 1 hora e 15 minutos para fazer a redação em duas etapas. Dessa maneira, você terá selecionado as ideias centrais que irá desenvolver ainda descansado, momento em que está pensando melhor, focando em fazer apenas alguns ajustes na versão final quando estiver passando o texto a limpo. Mas, lembrando que a escrita é algo muito particular, teste essa estratégia antes para descobrir se funciona com você. Pratique-a em um simulado ou em sua casa, com um cronômetro ligado — outro grande aliado da gestão de tempo nos estudos.

  2. Comece pelas matérias que mais domina: seguindo o mesmo raciocínio da produção de texto, é recomendável que você comece a resolver as questões da matéria que mais domina antes das demais. Isso porque sua mente estará descansada, de modo que poderá responder da melhor forma possível, evitando confusões. Além disso, essa estratégia é boa, pois tem impacto emocional — ao resolver questões de matérias que você domina, você ganhará confiança para responder às demais e dificilmente se abalará ao deparar-se com uma questão que não sabe responder. Isso auxilia na gestão de tempo, uma vez que, ao manter o equilíbrio emocional, você terá a sensação de que ainda tem um bom prazo para resolver outras matérias.

  3. Atenção ao enunciado: como o tempo de prova Enem é bastante apertado e muitas vezes as questões contêm textos extensos, é muito importante ler o que o enunciado pede antes de enfrentar longos textos. Ao fazer isso, você fará uma leitura mais atenta, procurando precisamente o que está no comando do enunciado da questão. Isso poderá te poupar de ler duas vezes o mesmo excerto. 

  4. “Travou na questão? Pule!”: outro bom modo de organizar o tempo é não perder longos minutos com as questões muito difíceis. O Enem usa o método de correção TRI (Teoria de Resposta ao Item) que tem por objetivo avaliar a coerência entre os acertos. Isso significa que é preferível que um candidato acerte várias questões fáceis e médias do que poucas difíceis e erre as fáceis. Com o tempo que você levaria, quebrando a cabeça com questões complicadas, pode responder várias fáceis e ter uma nota maior.

  5. Reserve um tempo para o gabarito: escreveu uma redação nota mil, resolveu as questões da melhor forma possível, porém subestimou a importância do gabarito… por mais absurdo que possa parecer, isso acontece mais do que se imagina. Então, ao fazer a distribuição do tempo na prova, não esqueça de detalhe algum, principalmente desse que é tão importante. 

Reconhecemos a importância de um bom gerenciamento do tempo de prova Enem e como a gestão de tempo nos estudos pode fazer toda a diferença para sua aprovação. Esperamos que essas dicas o deixem um pouco mais próximo dela! Bons estudos! 

Assine nossa newsletter

Newsletter