Como se preparar para a segunda fase da Unesp?

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma das 15 melhores universidades do país segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), de 2019, da avaliação feita pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Por esse motivo, o exame de vestibular dessa instituição é um dos que possuem a prova mais concorrida do Brasil. 

Se você já fez a prova Unesp 2022 primeira fase — para ingresso em 2022 — e ficou entre os classificados, pode começar a comemorar porque, com certeza, a sua preparação se destacou junto aos vestibulandos que também foram selecionados em meio a 69 mil outros estudantes. É um número bem alto, sinta-se orgulhoso de si mesmo! 

Entretanto, sabemos que, agora, a sua preocupação e todo o seu foco está em mandar bem na segunda fase Unesp. Saiba que é justamente para isso que estamos aqui: ajudar você a se preparar para esse momento.  

Então, não marque bobeira e siga a leitura! Vamos lá? 

Como é a prova da Unesp segunda fase? 

Assim como em 2020, a segunda fase Unesp seguirá um formato diferente daquele que seguiu até 2019. A prova será constituída por 60 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação em gênero dissertativo. Antes da pandemia da Covid-19, a Vunesp segunda fase era elaborada com 36 questões dissertativas e uma redação. 

As 60 questões são distribuídas, na mesma proporção, em cada uma das seguintes áreas específicas no Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): 

  • Linguagens e Códigos; 
  • Ciências Humanas; 
  • Ciências da Natureza e Matemática. 

Portanto, você resolverá 20 testes sobre cada área do conhecimento. Fique atento ao tempo; pois, no dia da prova, você terá 5 horas disponíveis para resolução integral da avaliação. Isto é, além das questões, será necessário escrever a sua produção textual que deve ser um texto dissertativo-argumentativo com no mínimo 15 e no máximo 30 linhas. 

Caso já tenha participado de outros vestibulares, essa estrutura não é tão surpreendente para você, não é mesmo? Use isso como apoio para se sentir seguro quando for realizar a segunda fase Unesp

Bom, mas compreendemos que apenas saber como será a prova Unesp 2022 não é suficiente para se destacar na multidão de vestibulandos. Por essa razão, leia o próximo tópico e confira o que preparamos para você. 

O que cai na segunda fase da UNESP?  

A maneira como a Vunesp elabora as perguntas para segunda fase Unesp é bem semelhante a forma como são feitas as do Enem. Há muitos exercícios de compreensão e interpretação de texto, além de uma das suas principais ferramentas: a interdisciplinaridade. Esteja preparado para ter que prestar muita atenção aos enunciados e construir uma linha de raciocínio que unirá, muitas vezes, mais de uma disciplina, até mesmo de áreas do conhecimento completamente diferentes. 

As provas anteriores Unesp evidenciam que a instituição possui um forte apelo na área de humanidades, saiba que costumam ter muitas questões de Filosofia e Sociologia. Essa é uma das características do exame que o diferencia das avaliações de outros vestibulares, como o da Fuvest e o da Unicamp

Como foi falado em outro momento deste texto, você precisa se concentrar nas áreas do conhecimento Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza e Matemática. Isso abrange muitos assuntos, o que pode ser um obstáculo.  

Dessa forma, a revisão pode ser a sua maior aliada na busca pela aprovação na prova Unesp 2022. A seguir, falaremos exatamente sobre como fazer uma boa revisão. Acompanhe! 

Como fazer a revisão para segunda fase? 

Quando se trata de revisão, temos mais de um caminho para seguir como foi dito no texto Qual a importância da revisão nos vestibulares e ENEM. Vale a pena ler para entender melhor como revisar com qualidade. 

Na hipótese de você ter juntado um bom material com anotações ao longo de todo o seu processo de estudo, vamos falar sobre como fazer as últimas revisões antes da segunda fase Unesp. Lembre-se que uma revisão só é eficiente quando o vestibulando, de fato, dedicou-se durante o ano e, nesse momento, precisa somente rever aquilo estudou. 

Separamos 4 dicas essenciais para uma boa revisão no curto prazo: 

  • consulte as suas anotações relevantes e objetivas: durante os seus estudos, ter elaborado anotações organizadas fará diferença nesse momento de revisão. Caso não estejam organizadas, reserve um tempo antes de começar a revisar para isso e separe os assuntos em ordem de prioridade para iniciar pelos tópicos que você mais tem dúvidas. 
  •  gerencie bem o tempo das revisões: por se tratar de revisão, não dá para gastar o mesmo tempo de quando estudou pela primeira vez o conteúdo. Lembre-se que você ainda terá diversos tópicos par rever e que, se você não ficar atento ao tempo, revisará poucos assuntos e a sua tarefa não será realizada como tinha em mente.  
  • coloque a memória para funcionar: antes de ler as suas anotações, tente se lembrar das informações importantes daquele conteúdo. Procure resgatar na memória o que já estudou sozinho ou viu nas aulas do cursinho ou no dia a dia sobre o assunto. Depois de fazer isso, aí sim retorne as anotações para confirmar que a sua memória trouxe à tona as informações corretas. 
  • fale com outras pessoas: uma forma de colocar a memória para funcionar é falando com seus amigos, professores e familiares sobre os assuntos que têm dúvidas e precisa rever. Ao falar sobre algo, a nossa memória funciona muito melhor e adquirimos conhecimento com mais facilidade. Pratique isso como um hábito que você perceberá como seus resultados melhorarão. 
  • faça simulados: e de nada adianta revisar e não aplicar o aprendizado para ter certeza de que as dúvidas acabaram. Fazer simulados é uma maneira eficiente de atestar que os seus estudos e a sua revisão funcionaram. 

Além de colocar em prática essas dicas, é bem importante que as provas anteriores Unesp sejam consultadas para o seu treino, principalmente, a que foi aplicada em 2020 em que a Vunesp segunda fase foi diferente dos anos anteriores devido à Covid-19. Algo valioso que também precisamos ressaltar é que a revisão não se trata de um momento para estudar pela primeira vez algum assunto, é a hora de rever e de acabar com algumas dúvidas que ainda possam existir. 

Portanto, para prova UNESP 2022 segunda fase, a sua tarefa é se dedicar à revisão e realizar simulados para ficar mais próximo da aprovação. Não vai desperdice essa chance!

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais