Inscrição SISU 2026: estratégias para escolher o curso ideal

Você já sabe exatamente qual curso deve escolher no SISU para aumentar as chances de ser aprovado? Porque a inscrição SISU 2026 está chegando, o que representa um grande marco para quem quer ingressar em uma universidade pública.

Afinal de contas, o Sistema de Seleção Unificada (SISU), programa que conecta candidatos com instituições de ensino por meio da nota do ENEM, ofertará mais de 270 mil vagas nas principais universidades públicas do país.

Contudo, com a proximidade das datas, muitos candidatos começam a ficar ansiosos com todo o processo. É comum bater o nervosismo na hora de pensar na escolha do curso, já que uma decisão errada pode custar caro no futuro.

A concorrência está cada vez maior, são inúmeras as opções em algumas das melhores universidades do país e, nesse contexto, é normal ter dúvidas. Porém, existem maneiras racionais e práticas que podem te ajudar nesse momento tão importante.

Isso significa que você não precisa se preocupar. Nós preparamos um verdadeiro guia para te ajudar a aproveitar ao máximo sua nota do ENEM e a entender como aumentar chances no SISU.

Você só precisa continuar lendo para descobrir quais são as estratégias para acertar na tomada de decisão!

Como funciona a inscrição do SISU 2026 na prática

Que tal começar revisando o funcionamento da inscrição no sistema? Assim, você ficará com todas as informações frescas na memória e poderá se aprofundar nas técnicas de escolha.

Em suma, todo o processo tem 4 etapas:

1 – Inscrição 

Após a divulgação das notas do ENEM pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), marcada para 16 de janeiro, começará a fase de inscrição do SISU. Entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026, você deverá acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para se inscrever.

Lembre-se que você deverá usar a conta gov.br para entrar no sistema e, em seguida, preencher o questionário de perfil socioeconômico e selecionar duas opções de cursos.

Nossa recomendação é se inscrever logo no primeiro dia, para aproveitar todas as oportunidades e seguir os processos com calma. Afinal, você só poderá alterar os cursos até o dia 23.

2 – Notas de corte

A partir do dia 20 de janeiro, ou seja, do segundo dia de inscrições, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) começará a divulgar as notas de corte de todos os cursos. Elas representam a menor nota que um candidato deve ter para conseguir uma vaga naquele curso específico.

Aqui, é importante entender como a nota de corte SISU 2026 funciona. As notas de corte são calculadas de acordo com o número de candidatos interessados, suas respectivas notas no ENEM e o número de vagas disponíveis.

Sendo assim, elas podem variar todos os dias, e acompanhá-las é fundamental para diminuir suas chances de não conseguir uma vaga.

inscrição Sisu

3 – Chamada regular

Em seguida, o SISU divulgará os resultados no dia 29 de janeiro, com os nomes de todos os candidatos aprovados. Caso o seu nome esteja na lista, você poderá seguir com a matrícula na universidade escolhida e começar a aproveitar seu ano como calouro.

4 – Lista de espera

Caso você não seja selecionado, saiba que esse não é o fim da sua trajetória no SISU 2026. Entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, você poderá manifestar interesse na lista de espera na própria instituição de ensino, conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Em 2025, por exemplo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) teve 11 chamadas para preencher todas as suas vagas. Então, é possível manter as esperanças.

Assim, caso alguma vaga não seja preenchida na chamada regular, você ainda terá a chance de ser o escolhido.

Entenda seu perfil: notas, habilidades e áreas de interesse

Agora que você já sabe quais serão seus próximos passos, podemos focar em como escolher curso no SISU. Para isso, sua primeira atitude deve ser avaliar o seu próprio perfil: suas preferências, habilidades, facilidades, gostos e, de maneira prática, o seu resultado no ENEM.

1 – Como você se enxerga no mercado de trabalho?

O primeiro passo para escolher o curso é olhar para si mesmo. Quais são os seus gostos e vontades? Com o que você gostaria de trabalhar? Durante os anos de escola, quais eram suas disciplinas favoritas?

Essas perguntas vão te ajudar a entender quais são as suas afinidades, ou seja, do que você gosta e pelo que se interessa, e as suas vocações, que são as suas inclinações profissionais, levando em consideração suas habilidades e facilidades.

Com tantas possibilidades de graduação no SISU 2026, ter clareza sobre tais pontos é fundamental. Por isso é tão importante usar o autoconhecimento nessa etapa. Caso contrário, você corre o risco de se frustrar bastante.

Por exemplo, ainda é bastante comum que candidatos escolham o curso apenas com base no status e na reputação da profissão.

Sem levar em consideração se eles têm a afinidade necessária para o curso, essa é a receita para a frustração. Afinal de contas, você já imaginou como deve ser estudar, durante pelo menos dois anos, algo que você não gosta?

2 – Quais são as oportunidades de trabalho para essas possibilidades?

Depois de entender melhor suas vontades e desejos para o futuro, vale a pena olhar para o mercado de trabalho. Nessa etapa, você precisa pensar em duas questões essenciais: a empregabilidade e as oportunidades do momento.

inscrição Sisu
  • Empregabilidade: é a capacidade de conseguir um emprego. Ou seja, cursando uma determinada graduação, quais são as suas chances de se inserir no mercado de trabalho e ter sucesso na carreira? Com tantas mudanças no mundo, muitas profissões estão acabando ou sendo transformadas, e você precisa estar ciente deste cenário antes de tomar uma decisão.
  • Oportunidades do momento: quais são as profissões que estão em alta? De que profissionais as empresas precisam? Como você pode unir suas afinidades e vocações com as melhores possibilidades? E quais são as oportunidades “ocultas”, que talvez você não esteja vendo? Por exemplo, um candidato com gosto por matemática pode se beneficiar de novas profissões, como especialistas em Inteligência Artificial.

3 – Qual foi o seu desempenho no ENEM?

Ao acessar a sua nota do ENEM, você vai perceber que ela é divulgada pelas áreas do conhecimento da prova. Ou seja, você terá uma nota para cada uma delas, que são:

  • Redação
  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

A partir disso, você vai perceber em qual área você teve o melhor desempenho, o que é um ótimo indicador dos melhores cursos para você escolher. Isso porque as instituições de ensino aplicam pesos diferentes para cada área do conhecimento no SISU.

Assim, ao ver sua nota para um curso de Medicina, por exemplo, ela será diferente da nota para um curso de Direito. Como as graduações estão ligadas a habilidades diferentes, as instituições podem atribuir pesos distintos para encontrar os melhores candidatos.

Nesse exemplo, é provável que o curso de Medicina aplique um peso maior para a nota de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Enquanto o curso de Direito pode priorizar a nota de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Estratégias para escolher o curso ideal no SISU 2026

Entendeu melhor as primeiras etapas para definir o seu curso? Então vamos para o próximo passo, com estratégias para o SISU 2026.

1 – Curso dos sonhos X curso estratégico

No SISU, é possível selecionar duas opções de cursos, certo? Por isso, muitos candidatos usam a estratégia de equilibrar o curso dos sonhos com um curso mais estratégico.

A tática funciona tendo como base que o seu curso dos sonhos, aquele que você sempre quis fazer, é bastante competitivo, tem notas de corte altas e está acima da sua nota. Por mais que ele pareça impossível, você ainda tem esperanças e quer se candidatar.

Para isso, você vai selecioná-lo como primeira opção, mas deixará a segunda alternativa para um curso diferente. Aqui, você vai escolher uma graduação que você tem interesse em cursar, mas com notas de corte mais baixas e mais alinhadas com a sua própria nota.

Dessa maneira, caso você não consiga o curso dos sonhos, ainda terá chances reais de aprovação com o curso estratégico, garantindo a sua vaga na universidade em 2026. O objetivo é manter o curso dos sonhos como uma possibilidade, mantendo os pés no chão.

inscrição Sisu

2 – Acompanhamento constante da nota de corte

Contudo, para que qualquer estratégia funcione, você terá que acompanhar diariamente a atualização da nota de corte. Lembra que comentamos no começo do texto sobre a maneira como ela funciona?

A nota de corte é atualizada todos os dias durante o período de inscrição. Ela leva em conta a quantidade de vagas em cada curso, o número de inscritos e suas notas. Assim, chegando à nota mínima necessária para ser aprovado, que é a chamada nota de corte.

Por mais que seja impossível prever o comportamento das notas, porque elas dependem dos candidatos manterem ou trocarem suas opções de cursos, é possível notar algumas tendências.

Por exemplo, historicamente, as notas costumam ficar mais altas no primeiro dia em cursos mais concorridos. Isso acontece porque muitas pessoas usam esse primeiro momento para testar possibilidades e, ao longo dos próximos dias, percebem que a nota de corte está muito alta e trocam de curso.

Por outro lado, há a tendência das notas caírem no último dia. Dado que muitos concorrentes percebem que não terão mais chances e migram para outros cursos.

Então, sua estratégia precisa estar alinhada para que você consiga tomar boas decisões. No caso do curso dos sonhos, pode valer a pena manter a primeira opção mesmo com uma nota de corte mais alta, desde que com alguma proximidade com a sua nota.

3 – Plano A e Plano B

Além disso, participar do SISU envolve ter planos de vida bem estabelecidos. Vamos pensar neles como Plano A e Plano B.

O Plano A é aquilo que você mais deseja que aconteça. Ou seja, se tudo der certo, é como a sua vida vai seguir. Por exemplo, o seu Plano A é entrar na graduação de Engenharia Elétrica na UFMG.

Esse é o seu principal objetivo e, por isso, você sabe que talvez ele não se concretize necessariamente em 2026.

Sendo assim, pode ser que você escolha colocar Engenharia Elétrica na UFMG como primeira opção de curso, e outras graduação na mesma universidade como segunda opção: o seu Plano B.

Assim, caso você não passe na primeira, pode tentar transferências internas nos próximos anos.

Como analisar a concorrência e as notas de corte sem cometer erros

Você deve ter percebido que, na maioria dos casos, tudo gira em torno de saber avaliar a concorrência, certo?

Com as notas de corte, que você já sabe como funcionam, é possível entender o perfil dos outros candidatos. Contudo, uma boa análise é fundamental para saber, de fato, o que você deve fazer em seguida para atingir seus objetivos no SISU.

Veja alguns exemplos:

inscrição Sisu

Nota de corte alta no primeiro dia

Talvez você entre no sistema e perceba que a nota de corte está acima da sua e pense em desistir logo de cara. Porém, você já parou para pensar em todos os outros candidatos que podem fazer a mesma coisa? No caso de uma diferença não tão grande, vale a pena insistir por mais alguns dias e avaliar o comportamento da nota de corte. Até porque, historicamente, ela tende a cair no segundo dia.

Inviabilidade do curso

Contudo, nem sempre insistir é a melhor alternativa. No caso de cursos inviáveis, ou seja, com notas de corte muito acima da sua própria nota, é fundamental entender que as variações ao longo dos dias não costumam ser bruscas. Então, ser realista e começar a pensar em outras opções pode ser o melhor caminho, garantindo que você terá mais chances de ser aprovado.

Diferenças entre ampla concorrência e cotas

Outro ponto fundamental para não se prejudicar no SISU 2026 é entender as modalidades das vagas. Elas são divididas da seguinte maneira:

  • Ampla Concorrência: aberta para todos os participantes
  • Lei de Cotas: o SISU aplica as determinações da Lei 12.711/2012, a Lei de Cotas, que exige ao menos 50% das vagas de cada instituição para tal modalidade. Isso significa reservar pelo menos metade das vagas disponíveis para candidatos que se enquadrem nas seguintes categorias:
    • Pretos, pardos, indígenas e quilombolas;
    • Estudantes de escolas públicas;
    • Pessoas com deficiência;
    • Estudantes de baixa renda.
  • Ações afirmativas próprias: as universidades podem ter suas próprias ações afirmativas para grupos minoritários, além das regras da Política de Cotas. Dessa maneira, é possível que algumas instituições concedam bônus para os candidatos enquadrados, aumentando a nota de concorrência do ENEM, ou reservem vagas adicionais para grupos específicos. Lembrando que não há obrigatoriedade para ações afirmativas, e essa iniciativa pode variar de universidade para universidade.

De acordo com a Lei de Cotas, a primeira opção para todos os candidatos sempre será a ampla concorrência. Ou seja, em um primeiro momento, todos os inscritos no SISU vão concorrer às vagas da ampla concorrência.

Caso não sejam aprovados, passarão para a próxima etapa, que é a concorrência pela Política de Cotas. Aqui, você participará de todas as modalidades que se encaixarem nos seus dados pessoais.

Lembra que, no início do processo do SISU, você precisa preencher suas informações socioeconômicas? Elas serão a base para definir se você poderá ou não concorrer às vagas destinadas para cotas.

Contudo, tenha em mente que todas as informações deverão ser comprovadas no momento da matrícula.

inscrição Sisu

Escolher o curso certo vai além do SISU: pense na carreira

Na hora de se questionar “qual é o melhor curso para minha nota no ENEM?”, você também precisa pensar racionalmente na sua carreira e objetivos de longo prazo. Veja abaixo alguns pontos para levar em consideração:

Curso x mercado de trabalho

Atualmente, como está o mercado de trabalho para os graduados nesse curso? Quais são as opções e possibilidades de carreira? Quando estiver em busca de um estágio, o que vai encontrar? Isso tudo precisa ser levado em consideração para que você escolha o curso certo. Afinal de contas, muitas vezes, a profissão que você deseja seguir pode estar mais bem atrelada a outros cursos.

Salários médios por área

Outro ponto importante é a média salarial. Algumas áreas e cursos específicos contam com médias salariais mais altas ou mais baixas, e é fundamental saber disso antes de se inscrever. Apesar do sucesso financeiro estar atrelado a diversas questões, ter ciência dessa média vai te ajudar a planejar seu futuro e pensar nas opções disponíveis.

Empregabilidade

Por fim, qual é a empregabilidade da graduação? Ou seja, quais são as suas chances de conseguir e manter um emprego após o término do curso?

Erros mais comuns na inscrição do SISU e como evitá-los

Agora, vamos entender melhor quais são os erros mais comuns na escolha de graduações, para que a sua inscrição SISU 2026 passe longe de todos eles.

1 – Escolher curso sem conhecer a grade curricular

Por mais que a maioria das universidades do país ofereça os mesmos cursos, eles estão longe de serem todos iguais.

Existem inúmeras possibilidades profissionais para cada graduação, certo? Por exemplo, um candidato pode escolher Engenharia Elétrica para trabalhar no setor energético ou para entrar no mercado financeiro.

Sendo assim, cada universidade terá um foco diferente para os cursos. Por mais que todas elas tenham uma base generalista, os detalhes serão distintos, e isso você só vai descobrir avaliando a grade curricular.

Sendo assim, nunca escolha um curso no SISU antes de analisar com cuidado as disciplinas que você irá cursar.

2 – Ignorar peso das áreas no cálculo da nota

Lembram que comentamos que as notas do SISU variam de acordo com o peso das áreas do conhecimento? Cada instituição de ensino tem autonomia para definir quais serão os pesos de seus cursos.

Então, você precisa estar ciente disso para entender as variações na sua nota e fazer uma análise crítica das notas de corte. Ao pensar apenas na média dos seus resultados, você corre o risco de se prejudicar.

inscrição Sisu

3 – Não revisar dados antes de finalizar a inscrição

Muitas vezes, a ânsia para escolher logo os cursos faz com que candidatos passem correndo pelos dados da inscrição. Todavia, esse pode ser um erro grave, capaz de custar a sua vaga no ensino superior.

Por exemplo, vamos supor que você preenche errado o seu questionário de informações econômicas. Pode ser que isso tire a sua possibilidade de concorrer às vagas destinadas a estudantes de baixa renda, ou faça você ser aprovado em uma vaga que não era voltada ao seu perfil.

O que fazer se a nota não for suficiente: alternativas ao SISU

Pode ser que, no fim do processo, você não obtenha nota o suficiente para entrar em uma universidade pelo SISU. Porém, você não precisa se desesperar. Existem outras alternativas para conseguir a tão sonhada aprovação no ensino superior, inclusive usando a nota do ENEM.

Apesar da importância do SISU, ele não é a sua única chance, então, você não precisa se estressar e ficar ansioso. Quanto mais você se informar e montar suas estratégias de maneira racional, maiores serão as suas chances de se tornar um universitário em 2026.

Porque no fim das contas, a melhor escolha não é a mais concorrida, mas sim aquela que faz sentido para o seu futuro.

1 – Prouni

Outro programa do Ministério da Educação (MEC) é o Prouni. O Programa Universidade para Todos é focado em bolsas de estudo de 50% a 100%. O sistema é parecido com o SISU, ou seja, você terá que aplicar para vagas e ser aprovado.

Então, caso não consiga uma vaga em universidades públicas, você ainda poderá estudar sem pagar mensalidade, ou tendo ótimos descontos. As inscrições estarão abertas entre 26 e 29 de janeiro.

Aqui, é importante saber que o Prouni tem regras específicas de renda média e outros critérios que precisam se encaixar no seu perfil.

2 – Fies

Além do Prouni, o Ministério da Educação (MEC) oferece o Fies. Ele é um programa de financiamento, que facilita o acesso ao ensino superior mediante ao pagamento posterior das mensalidades da universidade privada.

Para participar, você precisa ter média aritmética das notas do ENEM igual ou superior a 450, e nota superior a zero na redação. Além de comprovar renda familiar mensal e bruta per capita de até três salários mínimos.

3 – Faculdades privadas

Diversas faculdades privadas também contam com processos seletivos e vestibulares nos primeiros meses do ano. Por isso, vale a pena mapear instituições que estão alinhadas com os seus objetivos e já se inscrever, caso elas sejam uma possibilidade para a sua realidade financeira.

Lembrando que muitas faculdades têm programas de bolsas de estudo, oferecem descontos de acordo com a nota do ENEM e têm condições facilitadas.

4 – Vestibulares próprios

Você sabia que algumas universidades públicas ainda contam com seus vestibulares próprios, e alguns deles acontecem no meio do ano?

Apesar do número de vagas ser reduzido e nem todos os cursos serem contemplados, essa pode ser mais uma possibilidade para entrar no ensino superior, em uma universidade pública, ainda em 2026.

Alguns exemplos são a Unesp e a UFSC.

inscrição Sisu

5 – Transferência e segunda graduação

Pensando no longo prazo, além de tentar o SISU e vestibulares próprios em outros anos, você também pode usar outras estratégias.

Por exemplo, é possível fazer uma graduação agora, usando uma boa estratégia no SISU 2026, e deixar o curso dos sonhos para a segunda graduação.

Outra alternativa é a transferência. Vamos supor que o seu sonho seja cursar Relações Internacionais da UFMG. Contudo, a sua nota só será o suficiente para entrar em Ciências Sociais na mesma instituição.

Você pode fazer a sua matrícula na segunda opção, começar o curso e, depois, pedir transferência para o curso de Relações Internacionais. Sempre tendo em mente que não há garantia de conseguir uma vaga nesse processo.

Em alguns casos, também é possível fazer transferências externas. Ou seja, entre universidades diferentes.

6 – Cursinhos pré-vestibular

Caso você esteja focado em universidades específicas, e seu sonho só possa ser alcançado pelo SISU, não conseguir uma aprovação imediata não será o fim do mundo. Você poderá usar o ano inteiro de 2026 para se preparar para o próximo ENEM, garantindo melhores estratégias para conseguir notas ainda mais altas.

Para isso, conte com o Curso Anglo para ter aulas focadas, atualizadas e capazes de entregar exatamente o que você precisa antes do ENEM. Assim, a sua próxima inscrição SISU será ainda mais tranquila.

Veja também! Saiba mais sobre o sistema de ensino que mais aprova no Brasil:

Play video Play video

O nosso Leão não quer te ver fora do time!

Não abandone sua aprovação! Garanta seu desconto de até 100% realizando a prova do nosso concurso de bolsas ou enviando o seu boletim de notas.