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5 dicas de como iniciar uma redação

Uma das partes mais importantes de qualquer vestibular é a produção textual, mas muitos vestibulandos acreditam que é um dom saber escrever bem, o que podemos adiantar é que eles estão errados. Com algumas dicas de redação, muito estudo e treino é possível elaborar uma redação com nível alto de qualidade e avaliação acima da média. 

Além disso, muitos vestibulandos, mesmo que tenham facilidade para que a escrita seja fluida depois do primeiro parágrafo, têm bastante dificuldade com como começar um texto. Pensando nisso, preparamos dicas de redação para que, se for o seu caso, você desenvolva mais habilidade quando precisar elaborar o início de uma redação dissertativa. 

Como não adianta receber dicas de introdução para redação e não compreender as etapas de uma redação, iniciaremos esclarecendo a estrutura de um texto dissertativo argumentativo. Confira nas linhas a seguir! 

 

Quais são as etapas de uma redação? 

Caso você pretenda prestar a FUVEST, será preciso ser capaz de elaborar um texto argumentativo que, geralmente, é articulado em 3 passos-chave: a apresentação da tese, o desenvolvimento argumentativo e a conclusão (ou fechamento), em que as duas partes anteriores são amarradas, ou seja, há uma construção clara de como tudo está relacionado e possui sentido para a defesa do seu ponto de vista. Vale ressaltar que a sua produção textual ficará mais organizada se cada um desses passos for elaborado em parágrafos diferentes, evidenciando a sua linha de raciocínio. 

Agora se seu foco for o Enem, a estrutura argumentativa é bastante similar; porém, além dos 3 passos-chave, é preciso que você elabore uma proposta de solução para o problema social em questão. Desse modo, a estrutura de ambas segue a mesma lógica: uma boa redação precisa ter uma introdução, ou seja, contextualização inicial e tese, desenvolvimento da argumentação e conclusão (que, no caso do Enem, conta também com uma proposta de intervenção). Para compreender melhor como elaborar a solução exigida pelo Enem, leia o texto “Proposta de intervenção: o que é e como aplicar na redação!”. 

Saber estruturar o seu texto é o primeiro passo para uma redação bem avaliada, esse aprendizado é o alicerce, significa que se trata do básico de qualquer produção textual elaborada em um exame de vestibular. Desse modo, para se destacar, será necessário investir em uma boa preparação, apenas assim você aumentará as suas chances de produzir uma redação com avaliação acima da média. 

No próximo tópico, destacamos como começar um texto, uma vez que sabemos o quanto pode ser difícil para os estudantes construir o início de uma redação. Leia e anote todas as dicas que preparamos para você! 

Como começar uma redação? 

O início de uma redação pode ser bem complicado para alguns estudantes, é como se faltasse clareza para construir um mapa de tudo que será desenvolvido ao longo do texto. Saber como começar um texto de maneira adequada pode fazer com que o vestibulando se destaque, isso porque mostrará ao avaliador que a sua argumentação segue um caminho lógico e bem estruturado.  

Dessa forma, ter em mente algumas dicas de introdução para redação e aplicá-las, sempre que for necessário escrever um texto dissertativo, pode ser um grande auxílio na hora de conquistar uma nota mais alta nas correções das provas de vestibular. Então, confira em seguida 5 dicas de como começar um texto. 

  1. Construa algumas frases padrão: possuir opções de frases que possam ser utilizadas em mais de um tema poderá tornar muito mais compreensível como começar um texto. Por exemplo: “O advento de… trouxe benefícios para…”, “Sob a perspectiva histórica…”, “Considerando o artigo X da Constituição Federal de 1988”, “Ao analisar os inúmeros motivos que levaram a… pode-se/podemos afirmar que…” etc. 
  2. Estude citações que possam ser utilizadas em mais de um eixo temático: utilizar citações no início de uma redação é uma das melhores dicas de introdução para redação. Isso porque muitos conceitos podem ser reaproveitados em mais de um eixo temático, porém fique atento, você precisará fazer sempre adaptações para que a citação fique bem alinhada com aquilo que irá desenvolver sobre o tema ao longo do seu texto. Assim, ela não pode ser apenas um trecho solto, mas precisa que seja bem evidente como de fato contribui para a construção da defesa do seu ponto de vista. 
  3. Elabore uma alusão histórica relacionada ao tema: a História pode ser uma ótima aliada para introdução a sua produção textual. Nesse sentido, saiba que muitos assuntos históricos possuem a possibilidade de uso em temas diferentes, ou seja, a mesma alusão histórica tem potencial para mais de um eixo temático desde que adaptações sejam feitas para garantir que tudo esteja relacionado aos objetivos da sua argumentação e daquilo que for proposto pelo tema.  
  4. Componha a introdução como um resumo do que irá abordar: para elaborar o início de uma redação, utilizando essa dica de redação, será necessário que esteja muito claro o que será desenvolvido na sua argumentação ao longo do texto. Assim, sugerimos dois caminhos: (1) olhar para os tópicos que organizou no seu planejamento do texto e pontuá-los na introdução, (2) deixar para escrever por último a introdução, podendo considerar o texto pronto na hora de construir o início de uma redação. Vale ressaltar que essas duas opções devem considerar a apresentação do tema, da tese e dos argumentos que serão utilizados para defesa do seu ponto de vista. 
  5. Instigue a curiosidade do leitor: saiba que as primeiras linhas de um texto são fundamentais para despertar o interesse de quem está lendo, por isso não deve ser elaborada sem estratégia. Logo, a nossa dica de redação é que você leia algumas redações que foram bem avaliadas a fim de entender as estratégias utilizadas pelos candidatos e que deram certo. Nada melhor do que estudar modelos para aprimorar a maneira como tem elaborado as suas introduções. 

Com essas dicas para redação dissertativa, temos certeza de que será muito mais fácil produzir o início de uma redação daqui para frente. Não deixe de praticar, considerando tudo que evidenciamos neste conteúdo e, para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre vestibular, leia outros textos no Blog Anglo. 

Até mais! 

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Enem 2019: as 5 questões mais difíceis da prova de Linguagens, resolvidas

Neste domingo (3), estudantes de todo o país fizeram a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Agora que essa primeira etapa já foi concluída, é importante fazer um diagnóstico do seu desempenho.

Sentiu dificuldade em alguma questão? Achou o nível da prova fácil, médio ou difícil?

Para ajudá-lo nessa análise, conversamos com Sérgio Paganim, coordenador do Curso Anglo, que indicou as cinco questões de Linguagens mais difíceis do exame.

Confira a matéria completa no site do Guia do Estudante:
https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/enem-2019-as-5-questoes-mais-dificeis-da-prova-de-linguagens-resolvidas/

Recursos argumentativos que fortalecem a dissertação

As redes sociais transformaram o cotidiano das sociedades modernas, promovendo, por exemplo, interação, (des)informação e oportunidades de negócios. Também elevaram a escrita a um novo patamar na história da humanidade: não será exagero algum afirmar que nunca tanta gente escreveu tanto! Mas não uma dissertação-argumentativa, gênero textual mais cobrado em diferentes exames vestibulares e no Enem.

Ela se fundamenta em uma estrutura mais complexa de composição do que a de mensagens que trocamos diariamente. Além disso, por ser um texto que será submetido a uma avaliação, espera-se que seu autor lance mão de recursos argumentativo capazes de, ao mesmo tempo, sustentar seu ponto de vista e revelar a riqueza do seu repertório sociocultural e as relações dele com o tema proposto.

Confira a matéria completa no blog Dicas de Vestibular:
https://dicasdevestibular.blogosfera.uol.com.br/2019/09/30/recursos-argumentativos-que-fortalecem-a-dissertacao/

Pilhas, baterias e nossa sociedade

Imagine nossa vida moderna se todos os equipamentos eletrônicos precisassem estar ligados constantemente às tomadas por meio de fios, incluindo computadores pessoais, tablets e celulares. Impossível, não é mesmo?

A invenção da pilha, no final do século XVIII, permitiu que dispositivos elétricos pudessem ser utilizados em ambientes externos, longe das tomadas. No início, foram rádios e pequenos equipamentos portáteis, de baixo consumo de energia; hoje, os modernos celulares ou notebooks de alta demanda energética cujas baterias não aguentem por, pelo menos, um dia não são bem-vistos pelos consumidores.

Baterias nada mais são do que associações de pilhas, que, por sua vez, são dispositivos que transformam a energia química presente em algumas substâncias em energia elétrica. Embora a engenharia de sua construção possa ser complexa, o princípio de funcionamento de uma pilha é muito simples, como veremos.

Confira a matéria completa no blog Dicas de Vestibular: https://dicasdevestibular.blogosfera.uol.com.br/2019/09/23/pilhas-baterias-e-nossa-sociedade/

“Consigo acertar questões sobre livros só lendo resumos das obras?”

Importantes instituições de ensino requerem em suas provas a leitura de um certo número de obras literárias consagradas em nosso idioma. É uma forma de garantir que o estudante de ensino superior tenha um repertório cultural básico, comprovado nas habilidades e competências envolvidas na apreensão de significados complexos, presentes em textos de diferentes épocas. As provas são cada vez mais sofisticadas, requerendo que se conheçam efeitos de sentido sutis, criados por uma infinidade de recursos estilísticos. Se o estudante quiser mesmo ingressar numa faculdade de ponta, já deve estar bem consciente de que isso está longe de ser uma tarefa fácil.

Não são raros os alunos e alunas que recorrem aos conhecidos “resumos” de obras literárias em sua preparação para o desafio dos vestibulares. Na internet, basta digitar o título de uma obra para que os algoritmos completem a digitação com a palavra “resumo”. Mas o que é exatamente isso?

Acompanhe a matéria completa no blog Dicas de Vestibular:
https://dicasdevestibular.blogosfera.uol.com.br/2019/09/16/consigo-acertar-questoes-sobre-livros-so-lendo-resumo-das-obras/

Atualidades Enem: A questão indígena no Brasil

Na maioria das escolas, os estudantes começaram a aprender sobre os povos indígenas nas aulas sobre o Descobrimento do Brasil, em 1500. Isso acontece porque a história estudada nos livros é contada a partir da visão europeia. 

Os diversos povos indígenas já viviam nessas terras milênios antes dos europeus chegarem. Até as denominações “índios” e “indígenas” são herança do colonizador, na verdade eles se chamavam Karajá, Suyá, Kamayurá, Xavante, etc. 

Hoje, quinhentos anos após a chegada dos portugueses, a realidade dos povos indígenas é bem diferente, com uma série de desafios. A questão indígena no Brasil é um tema pertinente nos dias atuais e muito presente nas provas do Enem

Entretanto, o professor de História, Vinícius Araújo, do Anglo Vestibulares acredita que, na prova desse ano, a questão indígena será tratada de forma mais direta e técnica, “analisando os processos históricos sem discussões mais aprofundadas sobre injustiças, necessidade de inclusão social e cidadania”.

Veja a matéria completa no site da revista Quero Bolsa: https://querobolsa.com.br/revista/atualidades-enem-a-questao-indigena-no-brasil

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