Vestibular UEL 2026: detalhes sobre a prova!

Se você está procurando uma vaga em uma das universidades mais desejadas do Paraná, é hora de ficar de olho no vestibular UEL 2026. A qualidade do ensino é alta na instituição e, por isso, a concorrência é sempre alta.

Quanto antes começar a se preparar, maiores são as chances de conseguir a sua aprovação. Para garantir a sua vaga, o primeiro passo é entender como o processo seletivo funciona. Nós preparamos um guia completo com todos os detalhes da prova, das inscrições e o que você precisa fazer para sair na frente. 

Vamos juntos nessa jornada?

Como funciona o vestibular da UEL?

O vestibular da Universidade Estadual de Londrina é considerado um dos mais tradicionais do Brasil e tem um formato próprio. Um dos pontos que mais chama atenção é a profundidade das questões elaboradas pela banca, além de ter um perfil de valorização da escrita.

Desde a edição de 2025, ele mudou: agora é aplicado em fase única, porém, acontece em dois dias consecutivos, com provas diferentes em cada um.

No primeiro dia, os candidatos fazem a prova de Conhecimentos Gerais, composta por 60 questões objetivas e a Redação, abordando todas as disciplinas do Ensino Médio. Já o segundo dia é dedicado ao exame de Conhecimento Específicos. As 9 questões discursivas, distribuídas entre disciplinas específicas, além da produção de um texto dissertativo-argumentativo.

Alguns cursos vão exigira prova de habilidades específicas, realizada antes das demais etapas. O objetivo é avaliar se você tem as aptidões práticas necessárias para fazer aquele curso.

O certame é produzido pela COPESE (Comissão Permanente de Seleção), órgão responsável por todo o processo seletivo da universidade. Ela produz as questões, corrige as redações e publica os resultados.

O modelo do exame valoriza o raciocínio, a clareza de ideias e a interpretação de texto. Por isso, mais do que decorar fórmulas, o segredo é dominar os conteúdos com compreensão e estratégia. Isso vai fazer toda a diferença na hora da prova.

O que levar e o que não levar no dia da prova?

Um dos maiores segredos para ir bem na prova é manter a calma. E se você sai preparado de casa, com todos os itens necessários e saber o que deixar em casa. Isso evita imprevistos e garante que você foque no que realmente importa: fazer bem as questões.

Jovem preparando mochila para o vestibular UEL.

O que levar?

No dia da prova da UEL, você deve levar:

  • Documento de identificação original com foto, como RG, carteira de habilitação, passaporte ou RNE. Não leve cópias, pois não serão aceitas;
  • Caneta esferográfica de tinta azul-escura ou preta, fabricada em material transparente;
  • Água em garrafa transparente e sem rótulo;
  • Cartão de inscrição impresso, pois ajudará a facilitar na hora de encontrar a sala

Fica a dica: prepare tudo na véspera! Isso evita aquela correria de última hora que só aumenta o nervosismo e diminui os riscos de esquecer algo.

O que não levar?

Outro ponto que vale a pena ter atenção é a lista de itens proibidos. Caso você leve porte algum deles durante a prova, poderá ser desclassificado:

  • Aparelhos eletrônicos, como celulares, relógios digitais, fones de ouvido, calculadoras ou smartwatches. Eles deverão ser guardados em uma embalagem embaixo da cadeira, que será fornecida pelo fiscal da sala;
  • Materiais de estudo, como livros, anotações, dicionários ou resumos;
  • Bonés, chapéus, gorros, óculos escuros e similares;
  • Lápis, lapiseira, borracha e corretivo (você pode deixar em cima da mesma, mas não são permitidos para o preenchimento do cartão de respostas);
  • Qualquer tipo de arma, mesmo que o candidato tenha porte;
  • Materiais não autorizados pela organização da prova.

Ah, e uma dica extra: antes da prova começar, o fiscal vai pedir para que todos desliguem o celular e o guardem lacrado em embalagem específica. Não tente burlar essa regra! Qualquer descuido pode levar à eliminação.

Como fazer a inscrição na UEL?

As inscrições para o vestibular da UEL 2026 são feitas exclusivamente online, no site oficial do vestibular, dentro do prazo divulgado no edital. O processo é simples e intuitivo, mas fique atento, pois erros podem eliminá-lo e custar a sua vaga.

Ao acessar o sistema, você deve preencher o formulário eletrônico com seus dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail ativo (é por ele que a universidade entra em contato).

Após terminar essa primeira etapa, você deverá responder ao questionário socioeconômico, se vai tentar fazer como treineiro, o curso desejado e confirmar se deseja concorrer pelas cotas ou pela ampla concorrência. 

Ao concluir a inscrição, o sistema vai gerar automaticamente o boleto da taxa de inscrição. Ele deve ser pago dentro do prazo determinado no edital. O valor do vestibular de 2026 é de R$ 181. Caso não pague, a sua inscrição não será confirmada.

Durante o processo de inscrição, você também poderá sinalizar se precisará de atendimento especializado, caso possua alguma deficiência ou necessidade específica para a realização da prova. 

Guarde o comprovante de pagamento e o protocolo de inscrição. Eles podem ser solicitados em etapas futuras do processo seletivo.

Mulher usando o computador para fazer a inscrição para o vestibular UEL.

Como solicitar a isenção da taxa de inscrição?

A Universidade Estadual de Londrina oferece a possibilidade de que candidatos de baixa renda possam ter isenção da taxa de inscrição do vestibular. Para isso, é preciso que você atenda aos requisitos exigidos para isso.

Podem fazer o pedido:

  • Estudantes que frequentaram o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio Completo na rede pública de ensino;
  • Pessoas que concluíram o Ensino Médio por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Bolsistas integrais da rede privada de ensino.

É possível se inscrever em uma das duas modalidades:

  • Isenção por meio do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Isenção por meio da análise socioeconômica do candidato de documentos enviados pelo candidato.

O pedido deve ser realizado pelo site do vestibular da UEL, preenchendo o formulário eletrônico e enviando os documentos solicitados. Entre eles, estão o comprovante de inscrição no CadÚnico, declaração de renda familiar e histórico escolar.

Depois do prazo, a UEL divulga a lista com os pedidos deferidos e indeferidos, também no site oficial. Quem tiver o pedido negado ainda pode pagar a taxa normalmente para garantir a participação na prova.

Nota de corte da UEL

Conhecer a nota de corte médio dos cursos mais concorridos ajuda você a se preparar para a prova. Com isso, é possível identificar quais são as médias e qual deve ser sua pontuação para conquistar a vaga dos sonhos.

No vestibular de 2025, as maiores notas de corte foram:

  • Medicina: 80.016;
  • Biomedicina: 53.344;
  • Psicologia: 51.677;
  • Ciência da Computação: 46.676;
  • Jornalismo: 46.676;
  • Medicina Veterinária: 46.676.

Os valores podem mudar a cada ano, dependendo da dificuldade da prova. Porém, a variação é pequena, então vale a pena se guiar sim por ela.

Prova da UEL

A prova do vestibular da UEL é conhecida por ser, tradicionalmente, bastante exigente. Além disso, é um exame com perfil de foco em interpretação de texto, desenvolvimento de escrita e aplicação do conhecimento. 

Desde a edição do vestibular 2025, ela é feita em uma fase, realizada em dias consecutivos. Por isso, ela passa a exigir ainda mais preparo e concentração dos candidatos.

Primeiro dia

O primeiro dia de aplicação das provas acontece no dia 26 de outubro de 2025. O exame é composto por 60 questões objetivas e a redação. Ela avalia o domínio das principais disciplinas do Ensino Médio, com perguntas de múltipla escolha que cobram raciocínio e leitura atenta. O gabarito sai no mesmo dia, às 21 horas.

Homem pensando enquanto faz o vestibular UEL.

Os conhecimentos cobrados são:

  • Artes;
  • Biologia;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês);
  • Matemática;
  • Química;
  • Sociologia.

Segundo dia

O segundo dia das provas é dedicado aos Conhecimentos Específicos. São 9 questões divididas em:

  • Sociologia;
  • Duas das seguintes disciplinas, de acordo com o curso escolhido: Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Matemática e Química.

Aqui, o estudante precisa desenvolver respostas completas, organizadas e bem fundamentadas e, por isso, essa é uma fase decisiva.

Prova de Habilidades Específicas (PHE)

Alguns cursos exigem a aplicação de habilidades específicas, para garantir que os candidatos podem realizar os cursos desejados. São eles:

  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Artes Visuais;
  • Design de Moda;
  • Design Gráfico;
  • Música.

Local de prova

Todos os candidatos devem fazer a prova na cidade de Londrina, no Paraná. Elas não serão aplicadas em outros locais. A escolha da cidade deve-se ao fato de ser a principal sede da UEL. 

Os endereços serão divulgados no cartão de confirmação das inscrições, e será divulgado no dia 20 de outubro de 2025. Vale a pena conferir com antecedência e, se possível, visitar o local.

Isso ajuda a definir o trajeto e identificar onde há gargalos do trânsito. Assim, você consegue pensar em planos B, caso aconteça algum problema no dia da prova. Isso ajuda a evitar atrasos e garante mais tranquilidade no dia do exame. Além disso, chegue com, pelo menos, uma hora de antecedência. 

Calendário do vestibular da UEL 2026

Fique de olho nas principais datas do vestibular da UEL 2026!

DataEvento
01 de julho de 2025Publicação do Manual do Candidato.
01 de julho de 2025 a 14 de agosto de 2025Inscrição no Vestibular da UEL 2026.
08 de setembro de 2025Emissão do cartão de inscrição para os candidatos que farão Provas de Habilidades Específicas.
14 de setembro de 2025Realização das Provas de Habilidades Específicas.
25 de setembro de 2025Publicação dos resultados da Prova de Habilidades Específicas.
20 de outubro de 2025Emissão do cartão de inscrição para as provas do Vestibular da UEL 2026.
26 de outubro de 2025Aplicação das Provas de Conhecimentos Gerais e Redação.
27 de outubro de 2025Aplicação de Provas de Conhecimentos Específicos.
07 de novembro de 2025Publicação do gabarito definitivo da Prova de Conhecimentos Gerais.
09 de dezembro de 2025Publicação do edital de classificados na 1ª convocação e divulgação dos aprovados no processo seletivo.

Você pode conferir o cronograma completo do vestibular da UEL 2026 no Manual do Candidato. Lá também terão todas as informações necessárias para chegar tranquilo no exame.

O que estudar para o vestibular da UEL?

Para preparar o plano perfeito para ser aprovado no vestibular da UEL, é importante saber quais são os temas que mais caem. O perfil do exame é a valorização da interdisciplinaridade. Por isso, foque menos em decorar e mais em interpretar, argumentar e aplicar os conhecimentos de forma crítica.

Vamos trazer mais detalhes que vão ajudá-lo nisso a seguir!

Menina estudando no computador para o vestibular UEL.

As disciplinas do vestibular da UEL

As provas da UEL cobram as principais disciplinas do Ensino Médio, mas com um perfil muito voltado à interpretação, contextualização e interdisciplinaridade. Veja os temas mais frequentes em cada área:

Língua Portuguesa e Literatura

Estão entre os temas que mais caem:

  • Interpretação de textos de diferentes gêneros;
  • Funções da linguagem e figuras de linguagem;
  • Análise sintática e semântica;
  • Produção textual e domínio da norma culta;
  • Literatura brasileira: escolas literárias, autores e obras clássicas (Machado de Assis, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, entre outros).

Matemática

Os temas que mais aparecem são:

  • Aritmética e proporções;
  • Álgebra (equações e funções do 1º e 2º grau, exponenciais e logarítmicas);
  • Geometria plana e espacial;
  • Trigonometria;
  • Estatística e probabilidade.

Física

Há um alto número de questões da prova que abordam sobre:

  • Leis de Newton e cinemática;
  • Termodinâmica e energia;
  • Óptica e ondulatória;
  • Eletricidade e magnetismo;
  • Conceitos de física moderna (radioatividade e relatividade).

Química

Entre os tópicos que mais aparecem nesta prova, estão:

  • Estrutura atômica e tabela periódica;
  • Ligações químicas;
  • Reações e cálculos estequiométricos;
  • Termoquímica e eletroquímica;
  • Química orgânica (funções e reações).

Biologia

Os assuntos mais frequentes são:

  • Genética e hereditariedade;
  • Ecologia e meio ambiente;
  • Citologia e histologia;
  • Evolução e biotecnologia;
  • Fisiologia humana e botânica.

História

Os temas que mais aparecem na prova de História são:

  • História do Brasil: colonização, independência, escravidão e ditadura militar;
  • História geral: Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea;
  • Movimentos sociais e transformações políticas;
  • Globalização e relações internacionais.

Geografia

A prova de Geografia geralmente cobra:

  • Geopolítica e atualidades;
  • Meio ambiente e sustentabilidade;
  • Climatologia, relevo e hidrografia;
  • Economia mundial e regionalização;
  • Urbanização e globalização.

Filosofia e Sociologia

Entre os temas que mais aparecem, estão:

  • Pensadores clássicos (Platão, Aristóteles, Kant, Marx, Nietzsche);
  • Ética, política e sociedade;
  • Cultura e ideologia;
  • Cidadania e direitos humanos.
Menino estudando para o vestibular UEL.

UEL: redação

A redação é uma das partes mais importantes do vestibular da UEL e, muitas vezes, o que define quem entra ou fica de fora da lista de aprovados, especialmente por ter um valor de multiplicação 4, além de ser critério de desempate. 

Ela é aplicada no primeiro dia de provas, junto com as questões objetivas e exige domínio da escrita, argumentação e leitura crítica. A UEL exige que seja produzido um modelo dissertativo-argumentativo, ou seja, o candidato deve defender um ponto de vista sobre um tema de relevância social, política, científica ou cultural. 

O texto precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão bem estruturados, com ideias coerentes e argumentos sólidos.

O estudante encontrará textos de apoio, que geralmente são trechos de artigos, notícias ou reflexões, que ajudam a contextualizar o assunto. Mas vale a dica: esses conteúdos servem como inspiração, e não devem ser copiados, ou você poderá ter sua redação zerada.

Na correção, os critérios avaliados serão:

  • Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  • Organização e coesão textual;
  • Capacidade de argumentação;
  • Clareza e objetividade na defesa do ponto de vista;
  • Adequação ao tema proposto.

Nos últimos anos, os temas da UEL mostraram forte conexão com debates sociais e culturais. Entre os temas cobrados nas últimas provas, estiveram:

  • 2025: “A importância do diálogo”
  • 2024: “Consumo de água no mundo”
  • 2023: “O futuro da inteligência artificial.”

Uma dica de ouro é: treine a escrita regularmente. Refaça redações de anos anteriores, leia editoriais e artigos de opinião, e amplie seu repertório cultural. Quanto mais você escrever, mais fácil será desenvolver argumentos consistentes e alcançar uma boa nota. Torne esse treino um hábito!

Essa é uma das nossas principais dicas! Conheça outras em nosso artigo e domine essa parte do vestibular.

Livros da prova da UEL

Ao contrário de outros vestibulares, como o da Unicamp ou o da Fuvest, a UEL não adota uma lista obrigatória de obras literárias para o vestibular. Isso significa que não há livros específicos exigidos na prova.

Mas isso não quer dizer que a literatura fique de fora! As questões de Língua Portuguesa e Literatura valorizam o conhecimento sobre movimentos literários, autores e estilos de época, além da interpretação de textos e trechos de obras clássicas e contemporâneas.

Por isso, é importante ler autores que frequentemente aparecem nas provas, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Manuel Bandeira e Guimarães Rosa. Eles representam diferentes fases da literatura brasileira e ajudam você a compreender as principais características de cada período.

Livros em uma biblioteca.

Cursos da UEL

Se você está pensando em fazer o vestibular da UEL, mas não sabe quais são os cursos de graduação que a instituição oferece, não se preocupe! Preparamos a lista com todas as opções:

  • Administração (diurno e noturno);
  • Agronomia (integral);
  • Arquitetura e Urbanismo (integral);
  • Arquivologia (noturno);
  • Artes Cênicas (diurno);
  • Artes Visuais (diurno e noturno);
  • Biblioteconomia (noturno);
  • Biomedicina (integral);
  • Biotecnologia (integral);
  • Ciência da Computação (integral);
  • Ciência de Dados e Inteligência Artificial (noturno);
  • Ciências Biológicas (integral e matutino – bacharelado e licenciatura);
  • Ciências Contábeis (diurno e noturno);
  • Ciências Econômicas (diurno e noturno);
  • Ciências Sociais (diurno e noturno – bacharelado e licenciatura);
  • Design de Moda (diurno);
  • Design Gráfico (diurno);
  • Direito (diurno, noturno e vespertino);
  • Educação Física (diurno e noturno – bacharelado e licenciatura);
  • Enfermagem (integral);
  • Engenharia Civil (integral);
  • Engenharia Elétrica (integral);
  • Farmácia (integral);
  • Física (integral e noturno – bacharelado e licenciatura);
  • Filosofia (noturno);
  • Fisioterapia (integral);
  • Geografia (diurno e noturno – bacharelado e licenciatura);
  • História (diurno e noturno – licenciatura);
  • Jornalismo (diurno e noturno);
  • Letras – Espanhol (noturno – licenciatura);
  • Letras – Francês (noturno – bacharelado);
  • Letras – Inglês (noturno  – licenciatura);
  • Letras – Português (diurno e noturno – licenciatura);
  • Matemática (diurno e noturno – bacharelado e licenciatura);
  • Medicina (integral);
  • Medicina Veterinária (integral);
  • Música (vespertino – licenciatura);
  • Nutrição (integral);
  • Odontologia (integral);
  • Pedagogia (diurno e noturno – licenciatura);
  • Psicologia (integral);
  • Química (integral e noturno – bacharelado e licenciatura);
  • Relações Públicas (diurno e noturno);
  • Secretariado Executivo (noturno);
  • Serviço Social (diurno e noturno);
  • Zootecnia (integral).

UEL: provas anteriores para você estudar

Uma das melhores estratégias para se preparar para o vestibular da UEL é resolver provas anteriores. Esse é o melhor jeito de entender o estilo das questões, nível de dificuldade e os temas que mais aparecem nas avaliações.

Ao refazer os exames antigos, é possível lidar com este tipo de cobrança, testar seu tempo de resposta e identifica em quais matérias precisa reforçar os estudos.

Na aba “Vestibulares Anteriores”, você encontra as edições anteriores e o gabarito, além de conhecer os temas de redação que já caíram. Faça esses exames como se fosse um simulado!

Escolha um local tranquilo, marque o tempo e tente responder como se estivesse no dia do exame. Depois, corrija com atenção e anote os erros mais recorrentes. Assim, você aprende com a prática e ganha mais segurança para o grande dia.

Gabarito de prova. vestibular UEL.

Prepare-se para ser aprovado na UEL com o Anglo

Agora que você já sabe tudo sobre o vestibular da UEL 2026, é hora de dar o próximo passo e se preparar com quem mais entende de aprovação. O Anglo tem uma metodologia reconhecida em todo o país, que combina material didático completo, professores experientes e estratégias que realmente funcionam.

Aqui, você estuda com o apoio de tutorias que ajudam a organizar sua rotina e acompanhar seu progresso. Além disso, conta com mais de 1.900 aulas gravadas e atualizadas, perfeitas para revisar os conteúdos no seu ritmo e com aulas ao vivo, para tirar dúvidas em tempo real com nossos professores.

Só o Anglo é Anglo. O resto, é cursinho!

Garanta sua vaga e venha se preparar com quem mais aprova no Brasil. Inscreva-se no Anglo e comece agora sua jornada rumo à UEL!

 Veja também! Saiba mais sobre o sistema de ensino que mais aprova em todo o Brasil:

Play video Play video