Fuvest 2023 — Tudo sobre o vestibular da USP - Curso Anglo

Fuvest 2023 — Tudo sobre o vestibular da USP

Postado 20 de maio de 2022

Em 1976, a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) foi criada a fim de garantir o ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Antes disso, a admissão era feita por entidades autônomas formadas por docentes da USP e de outras instituições de ensino superior. 

Hoje, a Fuvest não é a única maneira de você atravessar as portas dessa universidade, há em média 2.000 vagas reservadas todos os anos para as quais podem concorrer estudantes de todo Brasil que prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e se inscreverem pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Para ingresso na USP, é necessário compreender cada detalhe da avaliação aplicada pela Fuvest com intuito de selecionar os melhores candidatos para ocuparem as vagas que estarão disponíveis em 2023. Assim, ter domínio das suas fases e estudar todas as obras da lista de livros Fuvest 2023 são dois pontos fundamentais para conquistar a aprovação tão almejada. 

A boa notícia é que este texto irá o ajudar exatamente na tarefa de entender tudo que precisa sobre a Fuvest 2023. Por esse motivo, pegue lápis e papel para anotar os aspectos mais importantes sobre o vestibular da USP!  

Como funciona o vestibular da Fuvest? 

A Fuvest 2023 funcionará de maneira semelhante a outros vestibulares. Ela possui primeira e segunda fases, algo que abordaremos de maneira mais aprofundada mais adiante, mas podemos adiantar que por existirem esses dois momentos, torna-se imprescindível muita organização e foco para que o estudante consiga avanços no processo seletivo de ingresso na USP

Para começo de conversa, você só fará a segunda fase caso seja classificado na primeira. Apesar disso, não significa que os estudos dessa etapa deverão se restringir ao período pós-divulgação dos aprovados. O seu planejamento para treinar necessita estar pronto logo depois de da primeira fase e é importante garantir um estudo antecipado do estilo de prova da segunda fase para ter mais tempo de melhorar o seu desempenho. 

Após a realização da primeira fase será divulgada uma lista com os mais bem colocados, nela haverá um número de classificados para a segunda fase correspondente a 4 vezes o número de vagas da carreira escolhida dentro da sua modalidade de concorrência. Importante deixar claro que quem obtiver menos de 30% de acertos na prova da primeira fase será eliminado. Isso significa que com menos que 27 acertos o processo seletivo se encerrará para você.  

Depois de realizar a segunda fase é aguardar a publicação dos aprovados e consultar novamente o manual do candidato no site da Fuvest, nele haverá as informações sobre matrícula e as instruções complementares para que ela seja efetivada. Uma dica: se você não for convocado nas 3 primeiras chamadas, não desista, demonstre interesse na lista de espera para as próximas chamadas e fique atento para não perder os prazos. 

Quer saber mais sobre as fases da Fuvest 2023? Então, segue a leitura que para não perder nada sobre isso. Vamos lá! 

Como são as fases do vestibular da Fuvest? 

1ª fase 

No primeiro momento da Fuvest 2023, teremos uma avaliação com 90 questões objetivas de múltipla escolha com cinco itens cada, havendo apenas uma opção correta. Esse número é dividido nas áreas do conhecimento estudadas durante o ensino médio: 

  • Biologia; 
  • Química; 
  • Física; 
  • Matemática; 
  • Português e Literatura; 
  • Inglês; 
  • História;
  • Geografia. 

2ª fase 

Na segunda fase, teremos uma prova dividida em dois dias. No primeiro dia, haverá 10 questões discursivas de português (interpretação de texto, literatura e gramática) e uma redação, a pontuação é distribuída igualmente entre as perguntas e a produção de texto.  

No segundo dia, haverá 12 questões discursivas de áreas do conhecimento relacionadas ao curso escolhido por você. Para conhecer exatamente o que será cobrado, o manual do candidato deve ser consultado. Mas já podemos adiantar que as questões podem ser divididas em duas, três ou quatro disciplinas. Dessa forma, teremos: 

  • 2 disciplinas: 6 questões em cada;  
  • 3 disciplinas: 4 questões em cada; 
  • 4 disciplinas: 3 questões em cada. 

Além disso, os cursos que têm prova de habilidades específicas na segunda fase são: 

  • Artes Cênicas; 
  • Artes Visuais; 
  • Música. 

Agora que você já tem uma noção de como são as fases do vestibular da Fuvest, precisa começar a se organizar para a leitura das obras obrigatórias, uma vez que as questões de português das duas fases se relacionam a esses livros. Se o seu objetivo é se destacar e estar muito preparado para o dia das avaliações, venha com a gente para o próximo tópico! 

Quais são as obras literárias para o vestibular da Fuvest 2023? 

Algo que você já sabe é que o ingresso na USP depende de planejamento, estudo e dedicação, porém o resultado não será o esperado se as obras literárias obrigatórias foram esquecidas na hora dos estudos. Desse modo, é muito significativo consultar a lista de livros Fuvest 2023 e separá-las para leitura ao longo do ano, não caia na cilada de acreditar que resumos e/ou resenhas encontrados na internet serão suficientes para atingir o melhor desempenho nos dias de prova. Não vacila, viu!? 

Para a Fuvest 2023, será mantida a mesma lista da Fuvest 2022. 

  • Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos. 
  • Quincas Borba, de Machado de Assis. 
  • Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade. 
  • Angústia, de Graciliano Ramos. 
  • Mensagem, de Fernando Pessoa.
  • Terra Sonâmbula, de Mia Couto.
  • Campo Geral, de Guimarães Rosa.
  • Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. 
  • Nove Noites, de Bernardo Carvalho. 

Não se assuste com o número de obras da lista de livros Fuvest 2023, há alguns que possuem uma escrita mais fácil de entender e isso o ajudará a conseguir estudá-los até o dia das provas. Como dica, indicamos que sejam estudados de 2 a 3 livros por mês, pesquise sobre a densidade de cada leitura para começar pelo livro que demandará mais tempo e não se preocupe caso se prolongue a leitura e o estudo avance de maneira mais lenta, você pode intercalar com um livro de escrita mais fluida a fim de facilitar o hábito de ler todos os dias.  

Esperamos que não tenham restado dúvidas e que você esteja mais seguro para seguir estudando. Volte para ler outros textos aqui no Blog Anglo, temos certeza de que encontrará dicas preciosas para esse momento de preparação para o vestibular! 

Até mais! 

]]>

Assine nossa newsletter

Newsletter