Você sabe quais são as melhores universidades da América Latina?

Pode não parecer importante considerar rankings na hora de optar pela instituição em que irá cursar a sua graduação, entretanto podemos afirmar com convicção que isso não é besteira. Consultar um bom ranking das universidades brasileiras e de outros países ajudará você não só a tomar uma decisão mais assertiva e consciente, mas também a encontrar as melhores faculdades de São Paulo, de outros estados brasileiros e, até mesmo, da América Latina ampliando a sua lista de possibilidades. 

Com certeza, você já deve ter escutado que a Universidade de São Paulo (USP) é a sua melhor escolha e provavelmente concordou sem parar para refletir muito sobre isso. Por outro lado, em quais critérios se baseou para chegar a essa conclusão? Será que a USP no ranking mundial realmente confirma essa fama?  

Calma que nas próximas linhas vamos esclarecer essas e outras questões sobre as universidades da América Latina. Acompanhe! 

Quais as instituições brasileiras que estão entre as melhores? 

No ranking latino-americano do Times Higher Education (THE), de 2021, 7 das 10 universidades mais bem avaliadas são brasileiras. Além do Brasil, destacam-se no top 10, 2 instituições chilenas e 1 mexicana. Veja: 

  1. Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile
  2. Universidade de São Paulo (USP
  3. Universidade de Campinas (Unicamp
  4. Instituto de Tecnologia Monterrey – México (TEC-Monterrey
  5. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG
  6. Universidade do Chile (U.Chile
  7. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  9. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp
  10. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ

Se estiver pensando em estudar fora do Brasil, mas gostaria de escolher uma universidade latina, o Chile ou o México podem entrar na sua lista de melhores opções. Por outro lado, queremos chamar a sua atenção para o fato de que as brasileiras não têm deixado a desejar quando avaliadas em pesquisas renomadas. Além disso, Times Higher Education (THE) é um parceiro global de dados britânico que possui confiabilidade mundial. Ele não avalia apenas as instituições latino-americanas, mas diversas universidades pelo mundo. Você pode buscar outros rankings caso tenha interesse em expandir a sua lista de opções além das fronteiras da América Latina.  

No Brasil, também há um ranking que se destaca. O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma ótima fonte de pesquisa caso o seu foco sejam as faculdades nacionais. Em 2019, a sua edição mais recente, ficou evidente quais são as melhores faculdades de São Paulo: USP e Unicamp. Elas estão no Top 5 da avaliação geral: 

  1. Universidade de São Paulo (USP) 
  2. Universidade de Campinas (Unicamp) 
  3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 

Os critérios utilizados para construir esse tipo de ranking geral são ensino, pesquisa, mercado de trabalho, internacionalização e inovação. As posições são determinadas pela média da soma do resultado de cada uma das categorias avaliadas. 

Também há como saber os rankings por curso. Uma das carreiras mais desejadas pelos vestibulandos é Medicina, por isso achamos importante destacar as 10 melhores segundo o ranking das faculdades de Medicina do RUF. 

  1. Universidade de São Paulo (USP) 
  2. Universidade de Campinas (Unicamp) 
  3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 
  4. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  7. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ
  8. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  9. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  10. Universidade Federal Fluminense (UFF)

USP no ranking mundial, de acordo com o QS World University Ranking, é a universidade brasileira mais bem classificada, ela está na 121ª posição, a próxima do Brasil a aparecer é a Unicamp na 219ª colocação. O resultado dessa pesquisa saiu em junho de 2021 e a notícia foi publicada pela USP no Jornal da USP para divulgar a análise do seu desempenho entre 1.300 universidades do mundo todo. 

Então, podemos constatar que a USP, a partir dos pontos investigados, pode ser considerada a melhor instituição de ensino superior do Brasil tanto pela análise internacional quanto pela nacional. Ainda não se convenceu da importância desse tipo de análise? Continue a leitura para entender o porquê de valer a pena estudar em uma universidade que está nos rankings. 

Por que estudar em uma faculdade que está nos rankings? 

Ao pesquisar sobre qualquer faculdade, possivelmente, você irá se deparar com um ranking. Isso ocorre porque esse instrumento sintetiza aquilo que faz uma universidade ser considerada boa, avaliam-se aspectos em comum entre diversas instituições e as ordenam conforme a sua média.  

Estudar em uma universidade que costuma ser bem qualificada nacional e internacionalmente pode fazer diferença em sua formação. O ranking das universidades brasileiras de qualquer centro de pesquisa sério e renomado não é feito de qualquer maneira, como já dissemos são considerados critérios desde a qualidade do ensino até a forma como a instituição é vista pelas empresas. E você não precisa olhar apenas para a nota geral, pode acessar o ranking e analisar em quais parâmetros a faculdade teve destaque. 

Vale ressaltar que as melhores faculdades de São Paulo, ou de qualquer outro estado, são descobertas não só por meio de rankings gerais ou específicos por curso, como o ranking das faculdades de Medicina, mas também por aquilo que elas oferecem e se enquadra nas suas necessidades. O recurso de “rankeamento” serve como um norte para que, assim, você possa investigar outros aspectos que têm valor para a sua formação e que nem sempre são contemplados nesse tipo de análise, como programas de estágio consolidados, convênios com empresas ou outros programas interessantes que não são utilizados para a formação dos índices mais famosos. 

Portanto, separe as instituições mais bem colocadas nos rankings renomados e siga para o próximo passo. A sua escolha deve ser entre as que são consideradas as melhores nas pesquisas, junto a isso considere a que se encaixar melhor naquilo que é esperado por você quando pensa em ter uma formação de excelência.  

Agora corre para montar o seu top 10! 

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

5 motivos para fazer simulados

Podemos afirmar que para ser aprovado nos maiores vestibulares do país é necessário praticar muito. E nada melhor para essa tarefa do que realizar avaliações anteriores.

Leia mais

8 dicas para manter o foco nos estudos

Focar nos estudos para o vestibular nem sempre é fácil, principalmente, quando não foi construída uma rotina adequada. Assim, muitos vestibulandos têm dificuldades para manter....

Leia mais

5 dicas para ir bem no Enem 2022

O ano do Enem 2022 chegou e, junto a isso, cresce a preocupação com a preparação que precisa ser feita até o dia da prova. Alguns vestibulandos analisam as suas possibilidades de aprovação...

Leia mais

Como as fake news podem afetar os estudos?

Fake news tem relação com os estudos? Sim, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural e apoiar-se em fake news, pode prejudicar significativamente

Leia mais

Como ingressar na Unesp?

As opções de ingresso para a Unesp são por meio da realização das provas do seu vestibular tradicional e pelo processo seletivo Unesp-Enem.

Leia mais

Como ingressar na Unicamp?

A UNICAMP é considerada uma das melhores universidades da América Latina, segundo o resultado publicado pelo ranking latino-americano do THE.

Leia mais

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais