O que é MME Einstein?

Postado 20 de janeiro de 2022

 

MME é a sigla utilizada para as Múltiplas Minientrevistas (em inglês multiple mini interviews — MMI) realizadas durante o processo seletivo do vestibular de Medicina do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Esse modelo de avaliação foi inspirado de muitas faculdades de medicina no Canadá, Reino Unido, e de mais de 30 cursos nos Estados Unidos.  

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente, pensamento crítico, trabalho em equipe, capacidade de liderar etc. Esse tipo de avaliação foi escolhido porque o curso dessa faculdade possui características que tornam essenciais essas habilidades, a graduação é centrada na metodologia ativa de ensino, a qual coloca o estudante como protagonista e responsável por todo o seu processo de aprendizado. Um outro ponto que justifica essa escolha é que conhecimentos técnicos não são suficientes para formar um bom médico, possuir competências socioemocionais é fundamental nessa carreira.  

Antes de entender um pouco mais as MME do Albert Einstein, veja como funciona a prova do vestibular da instituição. Siga com a leitura! 

Como é o vestibular do Einstein? 

vestibular de medicina do Albert Einstein, na edição para ingresso em 2022, está ofertando 120 vagas, sendo 60 para o primeiro semestre de 2022 e 60 para o segundo. Esse processo seletivo está organizado em duas fases. 

Na primeira fase, foi aplicada uma prova que avaliou o conhecimento acadêmico do candidato em relação aos conteúdos do ensino médio. O vestibulando precisou responder 50 questões objetivas, 5 questões dissertativas e produzir 1 redação em língua portuguesa. O seu desempenho nessa primeira prova determinará se o estudante realizará a próxima etapa. 

Na segunda fase, que ocorrerá em fevereiro de 2022, serão realizadas as MME, que no início do texto explicamos que são múltiplas minientrevistas. Esse momento servirá para analisar as características pessoais dos interessados em ingressar no curso de medicina e equivale a 25% da nota final obtida ao final do processo. 

Para lhe ajudar a se preparar para a segunda fase, detalharemos melhor como são as MME do Albert Einstein no próximo tópico. Acompanhe! 

Como funciona a segunda fase do vestibular? 

segunda fase do vestibular de medicina é bem diferente daquilo que estamos acostumados a encontrar nos exames de outras instituições, como já começamos a evidenciar anteriormente. O Albert Einstein procura analisar o candidato de maneira global, ou seja, a instituição busca pessoas que se destaquem academicamente e em competências socioemocionais que colaboram para um atendimento médico mais humanizado. Isso significa que há uma preocupação com a maneira que, futuramente, o estudante, ao se tornar profissional, irá lidar com cada ser humano que for atendido por ele, assim oferecendo não só a medicalização e encaminhamento para exames, mas também o acolhimento e a dignidade essenciais nas consultas médicas. 

Então, chegamos ao funcionamento da segunda fase. As MME se estruturam como uma série de 8 estações de avaliações, nelas há tempo controlado e cada minientrevista tem como base “cenários” que proporcionam aos candidatos uma oportunidade de exporem suas impressões e habilidades. 

Algumas das competências que podem ser avaliadas são: 

  • Compaixão: vontade de ajudar ou de confortar alguém que está em uma situação difícil. 
  • Empatia: capacidade de se colocar no lugar de outro indivíduo. 
  • Comunicação efetiva: passar as informações de maneira que o outro possa compreender por completo. 
  • Ética: valor moral que está ligado a quaisquer regras, preceitos, normas sociais e, até mesmo, convicções pessoais. 
  • Liderança: conseguir ter domínio das situações e conseguir direcionar da melhor maneira as próximas ações de um grupo ou de uma equipe. 
  • Motivação: demonstrar interesse por algo ou por melhorar alguma situação que nem sempre é simples. 
  • Pensamento crítico: habilidades de análise, de reflexão, de comunicação capazes de levar a busca de informações antes de tomar uma decisão ou elaborar uma conclusão. 
  • Trabalho em equipe: entender que cada pessoa possui um papel importante durante a execução de alguma tarefa, mas que a ação coletiva está em primeiro lugar, por isso conseguir compartilhar e ouvir opiniões, organizando o trabalho de maneira mais eficiente. 

No dia da prova, a realização de cada minientrevista é em uma sala diferente e nas portas há instruções sobre o cenário que será discutido com o avaliador. Esse direcionamento pode ser dado por meio de texto, vídeo ou foto. O candidato tem 2 minutos para se familiarizar com a situação e refletir um pouco sobre o que fazer, um aviso sonoro é acionado, indicando que o vestibulando já pode entrar na sala para discutir com o entrevistador ou interagir com um ator.  

Na sala, haverá uma cópia do cenário, por isso não se preocupe em memorizá-lo, apenas procure entendê-lo bem durante o tempo disponibilizado antes do sinal tocar. A entrevista durará 6 minutos e, após esse período, novamente será acionado o aviso sonoro para que o candidato saiba que precisa se encaminhar para próxima sala, onde o processo será reiniciado. 

Nas MME do Albert Einstein, não existem respostas certas ou erradas. O que de fato está sendo avaliado é a sua capacidade de argumentação, postura, coerência no discurso e desempenho nas competências avaliadas nos cenários das minientrevistas. 

Na chegada à instituição, você deve entregar relógio, celular, tablet, notebook etc. para os organizadores e, ao término, os seus pertences serão devolvidos. Não precisa se vestir formalmente (gravatas, ternos, vestidos sociais), porém o vestibulando deve considerar o fato de estar participando de um processo seletivo ao escolher a sua vestimenta. 

E como se preparar para uma avaliação tão específica e diferenciada? 

Albert Einstein disponibilizou em seu site um vídeo, simulando a segunda fase do seu vestibular de medicina, para que os candidatos fiquem mais tranquilos. E a melhor forma de se preparar é praticando a argumentação oral com colegas e familiares, buscando ampliar as suas competências socioemocionais. No dia das MME, apenas seja você, se atente ao que está ocorrendo na sala, fale com calma e use todo o seu raciocínio para tornar evidente o seu potencial. 

Agora pratique e dê o seu melhor. Até mais! 

 

Assine nossa newsletter

Newsletter