O que é MME Einstein?

MME é a sigla utilizada para as Múltiplas Minientrevistas (em inglês multiple mini interviews — MMI) realizadas durante o processo seletivo do vestibular de Medicina do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Esse modelo de avaliação foi inspirado de muitas faculdades de medicina no Canadá, Reino Unido, e de mais de 30 cursos nos Estados Unidos.  

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente, pensamento crítico, trabalho em equipe, capacidade de liderar etc. Esse tipo de avaliação foi escolhido porque o curso dessa faculdade possui características que tornam essenciais essas habilidades, a graduação é centrada na metodologia ativa de ensino, a qual coloca o estudante como protagonista e responsável por todo o seu processo de aprendizado. Um outro ponto que justifica essa escolha é que conhecimentos técnicos não são suficientes para formar um bom médico, possuir competências socioemocionais é fundamental nessa carreira.  

Antes de entender um pouco mais as MME do Albert Einstein, veja como funciona a prova do vestibular da instituição. Siga com a leitura! 

Como é o vestibular do Einstein? 

vestibular de medicina do Albert Einstein, na edição para ingresso em 2022, está ofertando 120 vagas, sendo 60 para o primeiro semestre de 2022 e 60 para o segundo. Esse processo seletivo está organizado em duas fases. 

Na primeira fase, foi aplicada uma prova que avaliou o conhecimento acadêmico do candidato em relação aos conteúdos do ensino médio. O vestibulando precisou responder 50 questões objetivas, 5 questões dissertativas e produzir 1 redação em língua portuguesa. O seu desempenho nessa primeira prova determinará se o estudante realizará a próxima etapa. 

Na segunda fase, que ocorrerá em fevereiro de 2022, serão realizadas as MME, que no início do texto explicamos que são múltiplas minientrevistas. Esse momento servirá para analisar as características pessoais dos interessados em ingressar no curso de medicina e equivale a 25% da nota final obtida ao final do processo. 

Para lhe ajudar a se preparar para a segunda fase, detalharemos melhor como são as MME do Albert Einstein no próximo tópico. Acompanhe! 

Como funciona a segunda fase do vestibular? 

segunda fase do vestibular de medicina é bem diferente daquilo que estamos acostumados a encontrar nos exames de outras instituições, como já começamos a evidenciar anteriormente. O Albert Einstein procura analisar o candidato de maneira global, ou seja, a instituição busca pessoas que se destaquem academicamente e em competências socioemocionais que colaboram para um atendimento médico mais humanizado. Isso significa que há uma preocupação com a maneira que, futuramente, o estudante, ao se tornar profissional, irá lidar com cada ser humano que for atendido por ele, assim oferecendo não só a medicalização e encaminhamento para exames, mas também o acolhimento e a dignidade essenciais nas consultas médicas. 

Então, chegamos ao funcionamento da segunda fase. As MME se estruturam como uma série de 8 estações de avaliações, nelas há tempo controlado e cada minientrevista tem como base “cenários” que proporcionam aos candidatos uma oportunidade de exporem suas impressões e habilidades. 

Algumas das competências que podem ser avaliadas são: 

  • Compaixão: vontade de ajudar ou de confortar alguém que está em uma situação difícil. 
  • Empatia: capacidade de se colocar no lugar de outro indivíduo. 
  • Comunicação efetiva: passar as informações de maneira que o outro possa compreender por completo. 
  • Ética: valor moral que está ligado a quaisquer regras, preceitos, normas sociais e, até mesmo, convicções pessoais. 
  • Liderança: conseguir ter domínio das situações e conseguir direcionar da melhor maneira as próximas ações de um grupo ou de uma equipe. 
  • Motivação: demonstrar interesse por algo ou por melhorar alguma situação que nem sempre é simples. 
  • Pensamento crítico: habilidades de análise, de reflexão, de comunicação capazes de levar a busca de informações antes de tomar uma decisão ou elaborar uma conclusão. 
  • Trabalho em equipe: entender que cada pessoa possui um papel importante durante a execução de alguma tarefa, mas que a ação coletiva está em primeiro lugar, por isso conseguir compartilhar e ouvir opiniões, organizando o trabalho de maneira mais eficiente. 

No dia da prova, a realização de cada minientrevista é em uma sala diferente e nas portas há instruções sobre o cenário que será discutido com o avaliador. Esse direcionamento pode ser dado por meio de texto, vídeo ou foto. O candidato tem 2 minutos para se familiarizar com a situação e refletir um pouco sobre o que fazer, um aviso sonoro é acionado, indicando que o vestibulando já pode entrar na sala para discutir com o entrevistador ou interagir com um ator.  

Na sala, haverá uma cópia do cenário, por isso não se preocupe em memorizá-lo, apenas procure entendê-lo bem durante o tempo disponibilizado antes do sinal tocar. A entrevista durará 6 minutos e, após esse período, novamente será acionado o aviso sonoro para que o candidato saiba que precisa se encaminhar para próxima sala, onde o processo será reiniciado. 

Nas MME do Albert Einstein, não existem respostas certas ou erradas. O que de fato está sendo avaliado é a sua capacidade de argumentação, postura, coerência no discurso e desempenho nas competências avaliadas nos cenários das minientrevistas. 

Na chegada à instituição, você deve entregar relógio, celular, tablet, notebook etc. para os organizadores e, ao término, os seus pertences serão devolvidos. Não precisa se vestir formalmente (gravatas, ternos, vestidos sociais), porém o vestibulando deve considerar o fato de estar participando de um processo seletivo ao escolher a sua vestimenta. 

E como se preparar para uma avaliação tão específica e diferenciada? 

Albert Einstein disponibilizou em seu site um vídeo, simulando a segunda fase do seu vestibular de medicina, para que os candidatos fiquem mais tranquilos. E a melhor forma de se preparar é praticando a argumentação oral com colegas e familiares, buscando ampliar as suas competências socioemocionais. No dia das MME, apenas seja você, se atente ao que está ocorrendo na sala, fale com calma e use todo o seu raciocínio para tornar evidente o seu potencial. 

Agora pratique e dê o seu melhor. Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

5 motivos para fazer simulados

Podemos afirmar que para ser aprovado nos maiores vestibulares do país é necessário praticar muito. E nada melhor para essa tarefa do que realizar avaliações anteriores.

Leia mais

8 dicas para manter o foco nos estudos

Focar nos estudos para o vestibular nem sempre é fácil, principalmente, quando não foi construída uma rotina adequada. Assim, muitos vestibulandos têm dificuldades para manter....

Leia mais

5 dicas para ir bem no Enem 2022

O ano do Enem 2022 chegou e, junto a isso, cresce a preocupação com a preparação que precisa ser feita até o dia da prova. Alguns vestibulandos analisam as suas possibilidades de aprovação...

Leia mais

Como as fake news podem afetar os estudos?

Fake news tem relação com os estudos? Sim, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural e apoiar-se em fake news, pode prejudicar significativamente

Leia mais

Como ingressar na Unesp?

As opções de ingresso para a Unesp são por meio da realização das provas do seu vestibular tradicional e pelo processo seletivo Unesp-Enem.

Leia mais

Como ingressar na Unicamp?

A UNICAMP é considerada uma das melhores universidades da América Latina, segundo o resultado publicado pelo ranking latino-americano do THE.

Leia mais

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais