Quais são os cursos mais concorridos da USP?

Todas as pessoas que prestam o vestibular da Fundação Universitária para o vestibular (Fuvest) se preocupam com os cursos mais concorridos da USP, uma vez que querem entender as suas chances de aprovação na carreira escolhida por eles. A relação candidato/vaga interfere diretamente na classificação dos vestibulandos; e, muitas vezes, a diferença de pontuação entre cada um dos candidatos classificados nem é tão grande, justamente, pelo fato de muitos estarem concorrendo a mesma vaga.

Para ingresso em 2022, a Fuvest registrou um menor número de inscritos em relação às inscrições de 2021, algo que colaborou de maneira definitiva para queda da concorrência na primeira fase. Em 2021, houve 130.525 pessoas inscritas para realizar as provas que permitem cursar a graduação na USP, já em 2022 foram 110.383 inscritos, uma diferença de mais de 20.000 pessoas. Vale ressaltar que estamos mencionando as inscrições no geral, mas, em alguns cursos a relação candidato vaga aumentou, exemplo: no curso de veterinária (São Paulo) foi de 43,8. em 2022, de 33,9.  
Para conferir a relação candidato vaga 2022, acesse o site da Fuvest
 

O que já adiantamos é que fazer um cursinho pré-vestibular aumenta de maneira significativa a possibilidade de encontrar seu nome na lista de aprovados. Por esse motivo, ao descobrir com quantas pessoas poderá disputar uma vaga na Fuvest, será necessário organizar uma estratégia a fim de garantir um bom desempenho nas provas.  

A seguir, separamos um ranking dos 10 cursos mais disputados no vestibular da USP. Continue a leitura para ver essa lista! 

Qual o ranking dos cursos mais concorridos? 

No cursinho pré-vestibular, os estudantes que querem ingressar em medicina já sabem que é uma das carreiras que estão sempre no topo das listas de graduações mais concorridas no Brasil. Nesse sentido, não é surpreendente que nas provas da Fuvest o topo do ranking dos cursos mais concorridos USP, esteja esse curso. Veja, a seguir, as 10 carreiras com a maior relação candidato/vaga em 2022. 

  1. Medicina (São Paulo): 124,8 candidatos por vaga; 
  2. Medicina (Ribeirão Preto): 100,8 candidatos por vaga; 
  3. Medicina (Bauru): 96,1 candidatos por vaga; 
  4. Psicologia (São Paulo): 62,2 candidatos por vaga; 
  5. Relações Internacionais (São Paulo): 47,2 candidatos por vaga;
  6. Ciências Biomédicas (São Paulo): 45 candidatos por vaga; 
  7. Curso Superior do Audiovisual (São Paulo): 43,3 candidatos por vaga; 
  8. Psicologia (Ribeirão Preto): 39,2 candidatos por vaga;
  9. Design (São Paulo): 34,7 candidatos por vaga; 
  10. Medicina Veterinária (São Paulo): 33,9 candidatos por vaga. 

Em medicina (São Paulo), foram 15.224 inscritos que concorreram a 122 vagas. Há muitos cursos que possuem um número bem menor de vagas, como ciências biomédicas, para essa carreira foram oferecidas 28 vagas e se inscreveram 1.260 estudantes. Assim, é possível perceber que quanto mais o curso tem um número significativo de vagas maior pode ser a sua concorrência se for uma carreira vista como de prestígio pela sociedade, como é o caso de medicina, seja pela possibilidade de altos salários, seja pelo status social que ser médico pode construir. 

Observe quantas vagas foram oferecidas para os 10 cursos presentes no ranking de relação candidato/vaga. 

  1. Medicina (São Paulo): 122 vagas; 
  2. Medicina (Ribeirão Preto): 75 vagas;
  3. Medicina (Bauru): 42 vagas;
  4. Psicologia (São Paulo): 49 vagas; 
  5. Relações Internacionais (São Paulo): 42 vagas; 
  6. Ciências Biomédicas (São Paulo): 28 vagas;
  7. Curso Superior do Audiovisual (São Paulo): 24 vagas;
  8. Psicologia (Ribeirão Preto): 28 vagas; 
  9. Design (São Paulo): 28 vagas; 
  10. Medicina Veterinária (São Paulo): 56 vagas. 

Agora olhe o número de inscritos. 

  1. Medicina (São Paulo): 15.224 inscritos; 
  2. Medicina (Ribeirão Preto): 7.560 inscritos; 
  3. Medicina (Bauru): 4.035 inscritos;
  4. Psicologia (São Paulo): 3.048 inscritos;
  5. Relações Internacionais (São Paulo): 1.982 inscritos;
  6. Ciências Biomédicas (São Paulo): 1.260 inscritos; 
  7. Curso Superior do Audiovisual (São Paulo): 1039 inscritos;
  8. Psicologia (Ribeirão Preto): 1.098 inscritos;
  9. Design (São Paulo): 972 inscritos; 
  10. Medicina Veterinária (São Paulo): 1.896 inscritos. 

Então, analisando as duas últimas listas ficará mais fácil de entender como o ranking da relação candidato/vaga é formado. Para facilitar, vamos explicar a conta que é feita com o intuito de visualizar os cursos mais concorridos USP

  • Número de inscritos divido pelo número de vagas à No caso de Psicologia (São Paulo), teremos: 3048/49 = 62,2

O mais interessante de saber realizar essa conta é que será possível descobrir a relação candidato/vaga de cursos de outras instituições que tenha prestado vestibular ou deseja ingressar em 2023. A Fuvest sempre publica uma lista com as primeiras carreiras mais concorridas, assim, você já pode fazer para o seu curso caso ele não seja uma das graduações nas primeiras posições do ranking. 

Percebeu que o número de candidatos por vaga está muito alto? É bom não perder tempo e se matricular no cursinho pré-vestibular Anglo que o ajudará a organizar os seus estudos e a passar na frente dos seus concorrentes.  

O mais importante é não se desesperar e começar a se preparar o quanto antes, pois ter um bom desempenho dependerá de sua dedicação e organização. No texto “Como criar uma rotina produtiva de estudos?”, você vai encontrar algumas dicas que podem facilitar todo esse processo antes das provas dos vestibulares que for prestar. 

Até mais! 

COMPARTILHE

MATÉRIAS RELACIONADAS

5 motivos para fazer simulados

Podemos afirmar que para ser aprovado nos maiores vestibulares do país é necessário praticar muito. E nada melhor para essa tarefa do que realizar avaliações anteriores.

Leia mais

8 dicas para manter o foco nos estudos

Focar nos estudos para o vestibular nem sempre é fácil, principalmente, quando não foi construída uma rotina adequada. Assim, muitos vestibulandos têm dificuldades para manter....

Leia mais

5 dicas para ir bem no Enem 2022

O ano do Enem 2022 chegou e, junto a isso, cresce a preocupação com a preparação que precisa ser feita até o dia da prova. Alguns vestibulandos analisam as suas possibilidades de aprovação...

Leia mais

Como as fake news podem afetar os estudos?

Fake news tem relação com os estudos? Sim, considerando que você prestará vestibular e precisará de um amplo repertório sociocultural e apoiar-se em fake news, pode prejudicar significativamente

Leia mais

Como ingressar na Unesp?

As opções de ingresso para a Unesp são por meio da realização das provas do seu vestibular tradicional e pelo processo seletivo Unesp-Enem.

Leia mais

Como ingressar na Unicamp?

A UNICAMP é considerada uma das melhores universidades da América Latina, segundo o resultado publicado pelo ranking latino-americano do THE.

Leia mais

O que é e como funciona o SiSU?

Por meio dele, as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas para os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreverem.

Leia mais

O que é MME Einstein?

As MME do Albert Einstein avaliam as competências socioemocionais que a instituição enxerga como necessárias para o aluno de medicina, por exemplo, princípios éticos, comunicação eficiente.

Leia mais

Como é estudar na Unicamp?

Além de ser bem avaliada pelos centros de pesquisa dos rankings nacionais e internacionais, a universidade possui uma excelente reputação entre os alunos.

Leia mais

Como ingressar na USP?

A Universidade de São Paulo (USP) está em 2º lugar no ranking latino-americano do Times Higher Education (THE) de 2021, um dos principais indicadores de qualidade da educação superior no mundo.

Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com certeza, se você quer usar a sua nota do Enem 2021 para entrar em alguma universidade pública ou privada, precisa conhecer quais as suas opções após o resultado da prova.

Leia mais

Como se preparar para Fuvest?

Dependendo da opção de curso, você pode se deparar com uma grande concorrência. Então, para vencer esse obstáculo, é essencial que você se destaque.

Leia mais

5 dicas para fazer uma boa redação!

Você já parou para pensar o porquê de a redação em qualquer vestibular ser tão valorizada e, em muitos casos, possuir grande potencial para eliminar o candidato da disputa pela vaga dos sonhos?

Leia mais

Saiba como ir bem no ENEM!

O ENEM é uma das avaliações mais importantes do Brasil, por ser uma das principais formas de ingresso às universidades nacionais e uma das alternativas para instituições portuguesas

Leia mais

5 dicas para não reprovar no vestibular

Você sabia que desde 1911 que os exames para ingressar em universidades é obrigatório? A partir dessa mudança que as avaliações foram estruturadas e aperfeiçoadas a cada ano com o intuito de

Leia mais

Por que fazer curso pré-vestibular?

Para quem tem o objetivo de prestar vestibular com o intuito de ser aprovado em uma universidade na sua primeira opção de curso, ter disciplina e organização durante todo o processo de

Leia mais