Quais são os cursos mais concorridos da USP?

Postado 28 de março de 2022

Todas as pessoas que prestam o vestibular da Fundação Universitária para o vestibular (Fuvest) se preocupam com os cursos mais concorridos da USP, uma vez que querem entender as suas chances de aprovação na carreira escolhida por eles. A relação candidato/vaga interfere diretamente na classificação dos vestibulandos; e, muitas vezes, a diferença de pontuação entre cada um dos candidatos classificados nem é tão grande, justamente, pelo fato de muitos estarem concorrendo a mesma vaga.

Para ingresso em 2022, a Fuvest registrou um menor número de inscritos em relação às inscrições de 2021, algo que colaborou de maneira definitiva para queda da concorrência na primeira fase. Em 2021, houve 130.525 pessoas inscritas para realizar as provas que permitem cursar a graduação na USP, já em 2022 foram 110.383 inscritos, uma diferença de mais de 20.000 pessoas. Vale ressaltar que estamos mencionando as inscrições no geral, mas, em alguns cursos a relação candidato vaga aumentou, exemplo: no curso de veterinária (São Paulo) foi de 43,8. em 2022, de 33,9.  
Para conferir a relação candidato vaga 2022, acesse o site da Fuvest
 

O que já adiantamos é que fazer um cursinho pré-vestibular aumenta de maneira significativa a possibilidade de encontrar seu nome na lista de aprovados. Por esse motivo, ao descobrir com quantas pessoas poderá disputar uma vaga na Fuvest, será necessário organizar uma estratégia a fim de garantir um bom desempenho nas provas.  

A seguir, separamos um ranking dos 10 cursos mais disputados no vestibular da USP. Continue a leitura para ver essa lista! 

Qual o ranking dos cursos mais concorridos? 

No cursinho pré-vestibular, os estudantes que querem ingressar em medicina já sabem que é uma das carreiras que estão sempre no topo das listas de graduações mais concorridas no Brasil. Nesse sentido, não é surpreendente que nas provas da Fuvest o topo do ranking dos cursos mais concorridos USP, esteja esse curso. Veja, a seguir, as 10 carreiras com a maior relação candidato/vaga em 2022. 

  1. Medicina (São Paulo): 124,8 candidatos por vaga; 
  2. Medicina (Ribeirão Preto): 100,8 candidatos por vaga; 
  3. Medicina (Bauru): 96,1 candidatos por vaga; 
  4. Psicologia (São Paulo): 62,2 candidatos por vaga; 
  5. Relações Internacionais (São Paulo): 47,2 candidatos por vaga;
  6. Ciências Biomédicas (São Paulo): 45 candidatos por vaga; 
  7. Curso Superior do Audiovisual (São Paulo): 43,3 candidatos por vaga; 
  8. Psicologia (Ribeirão Preto): 39,2 candidatos por vaga;
  9. Design (São Paulo): 34,7 candidatos por vaga; 
  10. Medicina Veterinária (São Paulo): 33,9 candidatos por vaga. 

Em medicina (São Paulo), foram 15.224 inscritos que concorreram a 122 vagas. Há muitos cursos que possuem um número bem menor de vagas, como ciências biomédicas, para essa carreira foram oferecidas 28 vagas e se inscreveram 1.260 estudantes. Assim, é possível perceber que quanto mais o curso tem um número significativo de vagas maior pode ser a sua concorrência se for uma carreira vista como de prestígio pela sociedade, como é o caso de medicina, seja pela possibilidade de altos salários, seja pelo status social que ser médico pode construir. 

Observe quantas vagas foram oferecidas para os 10 cursos presentes no ranking de relação candidato/vaga. 

  1. Medicina (São Paulo): 122 vagas; 
  2. Medicina (Ribeirão Preto): 75 vagas;
  3. Medicina (Bauru): 42 vagas;
  4. Psicologia (São Paulo): 49 vagas; 
  5. Relações Internacionais (São Paulo): 42 vagas; 
  6. Ciências Biomédicas (São Paulo): 28 vagas;
  7. Curso Superior do Audiovisual (São Paulo): 24 vagas;
  8. Psicologia (Ribeirão Preto): 28 vagas; 
  9. Design (São Paulo): 28 vagas; 
  10. Medicina Veterinária (São Paulo): 56 vagas. 

Agora olhe o número de inscritos. 

  1. Medicina (São Paulo): 15.224 inscritos; 
  2. Medicina (Ribeirão Preto): 7.560 inscritos; 
  3. Medicina (Bauru): 4.035 inscritos;
  4. Psicologia (São Paulo): 3.048 inscritos;
  5. Relações Internacionais (São Paulo): 1.982 inscritos;
  6. Ciências Biomédicas (São Paulo): 1.260 inscritos; 
  7. Curso Superior do Audiovisual (São Paulo): 1039 inscritos;
  8. Psicologia (Ribeirão Preto): 1.098 inscritos;
  9. Design (São Paulo): 972 inscritos; 
  10. Medicina Veterinária (São Paulo): 1.896 inscritos. 

Então, analisando as duas últimas listas ficará mais fácil de entender como o ranking da relação candidato/vaga é formado. Para facilitar, vamos explicar a conta que é feita com o intuito de visualizar os cursos mais concorridos USP

  • Número de inscritos divido pelo número de vagas à No caso de Psicologia (São Paulo), teremos: 3048/49 = 62,2

O mais interessante de saber realizar essa conta é que será possível descobrir a relação candidato/vaga de cursos de outras instituições que tenha prestado vestibular ou deseja ingressar em 2023. A Fuvest sempre publica uma lista com as primeiras carreiras mais concorridas, assim, você já pode fazer para o seu curso caso ele não seja uma das graduações nas primeiras posições do ranking. 

Percebeu que o número de candidatos por vaga está muito alto? É bom não perder tempo e se matricular no cursinho pré-vestibular Anglo que o ajudará a organizar os seus estudos e a passar na frente dos seus concorrentes.  

O mais importante é não se desesperar e começar a se preparar o quanto antes, pois ter um bom desempenho dependerá de sua dedicação e organização. No texto “Como criar uma rotina produtiva de estudos?”, você vai encontrar algumas dicas que podem facilitar todo esse processo antes das provas dos vestibulares que for prestar. 

Até mais! 

]]>

Assine nossa newsletter

Newsletter